O marketing de relacionamento tem se mostrado como a melhor estratégia para atrair e fidelizar clientes em qualquer tipo de negócio.

Vários especialistas afirmam que conseguir vender para o mesmo cliente várias e várias vezes, é muito mais lucrativo do que apenas vender uma única vez.

Isso se chama retenção de clientes e, é conquistado a partir de um bom marketing de relacionamento.

No artigo de hoje vamos entender o poder dessa estratégia e como você pode aplicar no seu negócio.

o que é marketing de relacionamento

O que é marketing de relacionamento?

Como o próprio nome diz, é a forma de propaganda/oferta que está completamente baseada no relacionamento estreito com os clientes.

É um conjunto de estratégias aplicadas no intuito de manter ou efetivar uma relação de proximidade com o cliente, de tal modo que este confie de olhos fechados nos seus produtos.

O grande objetivo do marketing de relacionamento é fazer com que seus clientes se tornem verdadeiros fãs do seu trabalho.

Para que serve o marketing de relacionamento?

Como já falado, o Marketing de Relacionamento visa muito mais do que apenas dinheiro. Estamos falando aqui de disseminar sua marca no mercado e associar seu trabalho a qualidade, bom suporte e a algo único que seu cliente não encontrará em nenhum outro lugar.

Conforme o tempo vai passando, os modelos de propaganda que conhecemos vão mudando e se adequando às necessidades do público.

Atualmente, o que está em voga, e pretende se intensificar nos próximos anos é a atenção que é dada ao público.

Nem precisamos pensar muito sobre isso, pois afinal de contas, é ele que permite que o negócio continue funcionando e você tendo lucro, certo?

E, não precisamos nem dizer que essa regra vale para qualquer tipo e tamanho de negócio.

Desde o grande empresário, até o blogueiro afiliado, TODOS precisam focar no público, ou não irão muito longe com seu empreendimento.

Não é à toa que uma das aulas mais importantes dos cursos de marketing digital é o “estudo da persona, ou avatar”.

Sem essa aula, provavelmente todos os novos empreendedores estariam dando cabeçada tentando adivinhar como se comunicar com o público certo.

Pois bem, se você tem um negócio, físico ou digital, precisa começar a se relacionar melhor com ele, pois assim terá que fazer menos captação de clientes no futuro.

Ou seja, quanto mais você presta atenção no público, ajudando, atendendo bem, mais chance tem dessas pessoas indicarem seu produto/serviço para outros consumirem.

Eu mesmo vivencio isso todos os dias com o bom atendimento e suporte que ofereço, qualidade na entrega dos produtos, me colocando sempre no lugar do cliente e tentando lhe ajudar da melhor forma possível.

Hoje, minha empresa conta com vários clientes que preferem vim até a mim e pagar mais caro pela experiência passada que tiveram, do que se arriscar numa concorrência que não tem um pós-compra tão bom.

Então posso considerar que tenho alguns fãs que foram conquistados a partir do marketing de relacionamento.

Como usar o marketing de relacionamento dentro do seu negócio

Para quem trabalha sozinho, a primeira coisa a fazer é ter uma estrutura profissional que inclua redes sociais e e-mail marketing que são os principais canais de comunicação com o público.

marketing de relacionamento

Veja abaixo 6 passos práticos para aplicar uma estratégia de relacionamento em seu negócio:

1 – Conheça seu público 

Falei lá em cima, que como hoje o foco está sendo as pessoas que são seus clientes potenciais, é necessário investir tempo e fazer um estudo completo sobre elas.

Será necessário ir muito além do gênero e idade, porque o que importa de verdade é o que elas precisam resolver para ficarem mais felizes, e como o seu produto/serviço pode colaborar com isso.

Percebe? Quando você sabe o que as pessoas precisam, acaba se antecipando e criando produtos/serviços que a concorrência ainda não tem.

Isso só é possível, conhecendo seu público a fundo.

2 – Receba-o bem

O marketing de relacionamento começa na hora que o público entra em contato pela primeira vez com sua oferta.

Enviar um e-mail agradecendo a consulta, ou ter uma página de agradecimento bem bonita para quem baixou sua isca digital é a melhor forma de causar a famosa “primeira boa impressão”.

E isso vai pelo resto da vida, desde que você não decepcione as pessoas.

Se alguém é bem recebido em um local, mesmo que não tenha interesse (ainda) de comprar, e for tratado bem, quando decidir pela compra, pode ter certeza, voltará onde teve tratamento vip.

Por isso, crie uma recepção de clientes que seja cordial, pois isso renderá frutos com o passar do tempo.

3 – Incentive a voltar

É importante que você dê motivos para as pessoas voltarem ao seu negócio, principalmente aquelas que mostraram interesse, mas ainda não se decidiram pela compra.

Uma forma de fazer isso utilizando o marketing de relacionamento é utilizar o famoso recurso da “lista de e-mails” para enviar mensagens sobre promoções, ou ações que sua empresa esteja realizando.

Outra maneira prática de trazer um cliente de volta é criar programas de fidelização que podem envolver descontos progressivos conforme a pessoa compra.

Enviar uma mensagem/brinde em datas de aniversário dos clientes também é uma forma prática de se manter lembrado na cabeça deles.

É fundamental que não deixe de se relacionar com eles, pois o famoso ditado “quem não é visto, não é lembrado” é bem válido.

Para quem trabalha como afiliado, uma boa maneira de incentivar as pessoas voltarem é oferecer bônus para quem comprar pela sua indicação.

Outra forma também é deixar um canal aberto, para ajudar as pessoas com possíveis dúvidas que tenham no processo de compra.

4 – Deixe que ele também fale

Você fala com seus clientes a hora que quiser, através do e-mail e das postagens nas redes sociais.

Então é preciso deixar que ele tenha o mesmo acesso ao seu negócio, pois isso indicará transparência e passará segurança.

Tenha um formulário de contato funcional no seu blog, leia e responda os comentários e perguntas das redes sociais. Disponibilize se possível o seu Whatsapp para ele falar diretamente com você.

Faça uma interação pessoal, pois muitos empreendedores colocam chatbots para as redes sociais, e gravam uma mensagem que às vezes não está relacionada com o que foi perguntado.

Isso irrita o cliente e invés de trazê-lo para perto, levará para longe e ainda trará uma propaganda negativa para seu negócio.

5 – Na alegria e na tristeza   

Se você precisa receber bem o cliente, é importantíssimo que o atendimento pós venda seja também preciso e impecável.

Pode prestar atenção que as maiores reclamações no site Reclame Aqui estão relacionadas com problemas pós venda que não foram resolvidos.

Inclusive, esse site foi desenvolvido justamente para dar voz às pessoas que precisam reportar problemas com produtos e serviços e não encontram acolhida no local onde compraram.

Aí as pessoas falam: “Na hora de vender atendem até de madrugada, mas na hora de resolver, somem como fumaça”.

Essa é uma propaganda terrível para qualquer negócio, pois significa que não existe um compromisso com o cliente depois da venda realizada.

No marketing de relacionamento o público precisa ser bem atendido em todas as etapas da negociação.

6 – Analise

E CLARO que depois de tanta dedicação é primordial fazer uma análise das ações.

Use formulários de pesquisa e peça para os clientes responderem.

Faça perguntas sobre como chegaram até sua oferta, o que acharam do produto/serviço, e se recomendariam para algum amigo.

Quando a satisfação do público é excelente, ele não hesita em indicar para amigos e parentes, e é aí que você começa a precisar fazer menos propaganda, menos prospecção.

Vantagens do marketing de relacionamento

Se você ainda não ficou convencido da importância dessa estratégia no seu negócio, veja as principais vantagens ao implementar no seu negócio.

1 – Reduzir custos com anúncios

Como falei no inicio deste artigo, investir em retenção de clientes sai mais barato do que conquistar novos clientes.

Uma vez que você adquiriu a confiança do potencial cliente, ele não precisará ser convencido de que você é bom.

Então essa objeção já não existirá, o que facilitará o processo de conversão e consequentemente reduzirá os custos com marketing e anúncios.

2 – Melhorar produtos e serviços

Uma das maiores vantagens do marketing de relacionamento é poder ouvir o seu cliente e entender as falhas que o seu produto/serviço possui e, com isso, melhorar o mesmo.

Aqui na empresa colhemos o feedback dos nossos clientes e sempre melhoramos nossos produtos em relançamentos que fazemos a partir desses feedbacks.

3 – Fidelização dos clientes

O principal objetivo do marketing de relacionamento é exatamente esse, fidelizar o cliente.

O que você acharia ao saber que seus clientes estão recomendando sua marca, produto e serviço? De tal modo que enchem a boca para falar sobre a tal? Eu acharia um máximo!

Então, fidelizar um cliente é isso. Tornar esse mesmo cliente um fã do seu trabalho.

Erros para evitar no Marketing de Relacionamento

Apesar de você já ter entendido o objetivo central do marketing de relacionamento e saber que o foco tem que ser no cliente e sua experiência com seu produto, existem alguns erros que merecem destaque e que você pode acabar cometendo sem perceber.

Vamos aos mesmos:

1 – Não ajudar o cliente nas dúvidas

Esse é o pior erro de todos.

Por mais simples que seja a dúvida do cliente tire um tempo e ajude-o.

Ofereça um canal direto de suporte para que o mesmo tenha acesso a você ou sua equipe e seja ágil na entrega da resposta.

Lógico, que existem ressalvas como o horário de atendimento da sua empresa, porém, faça de tudo para atender o cliente o mais rápido possível.

2 – Se preocupar só com o lado da empresa

Outro erro clássico é se preocupar só com os interesses da empresa.

Sempre se coloque no lugar do cliente e obtenha um angulo diferente para que você ofereça a melhor opção possível, que seja realmente benéfica ao cliente.

Em outras palavras, não pense só no seu bolso, pense no bolso do cliente também. Ele vai institivamente perceber suas intenções com ele. Não se engane.

3 – Não conhecer o cliente e a necessidade do mesmo

Não conhecer bem o seu cliente pode acarretar em uma comunicação errada da sua parte, o que pode acarretar no afastamento do mesmo para com seu produto.

Por isso é altamente recomendável que você desenvolva a persona ideal para sua empresa.

Assim você saberá exatamente o perfil dos clientes que deseja trabalhar ao longo do tempo.

fidelização de clientes

Conclusão

O Marketing de Relacionamento é nos tempos atuais a melhor estratégia para você alavancar seus resultados gastando pouco.

Lembre-se sempre disso: “É mais lucrativo vender para o mesmo cliente várias vezes do que conquistar novos clientes todos os dias“.

Vender para quem já confia em você é muito mais fácil, por isso, essa estratégia costuma funcionar tão bem.

Espero que esse artigo sobre marketing de relacionamento ajude você a implantar uma boa estratégia de relação com seu público, para ter mais lucro e sucesso em pouco tempo!

E você? Já está implementando essa estratégia no seu negócio? Já obteve resultados? Fala pra gente nos comentários.

Grande abraço e até a próxima!

Sobre o Autor

Wilker Costa
Wilker Costa

Formado em computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

>
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Chamar o Wilker
1
Precisa de Ajuda?
Olá, aqui Wilker Costa

Posso ajudar?

Não fique com dúvidas. Me chama no Whatsapp que te ajudo agora mesmo!

Basta clicar no botão verde logo abaixo: