15 Dicas Para Criar Sua Lista de E-mail Marketing Em Tempo Recorde

Talvez você esteja passando por algo que passei bem no meu inicio: a dificuldade para construir uma lista de e-mail marketing decente.

Esse é um problema comum para os iniciantes e acaba se tornando mais uma barreira a ser quebrada ao longo da jornada do empreendedorismo digital.

Eu te asseguro que se eu tivesse encontrado um material como este que estou compartilhando aqui hoje, muito provavelmente a minha vida teria sido bem mais fácil no que tange a estratégia de e-mail marketing.

As dicas que irei compartilhar aqui não possuem uma ordem específica de execução e não é um guia passo a passo para seguir do início ao fim. Em vez disso, este guia é exatamente o que você precisa quando estiver pensando: “Eu quero construir uma lista de e-mail marketing, mas não sei o que fazer“.

Percorra esta lista e você encontrará rapidamente uma ou mais coisas que muito provavelmente você ainda não havia pensando. Além disso, a maioria dessas dicas podem ser implementadas em questão de minutos ou, no máximo, horas.

Então, aproveite o conteúdo e no final deixe o seu feedback acerca do material e sua qualidade, ok?

Vamos lá…

criar lista de email banner

Dica #01 – Adicionar um formulário de captura à sua página “Sobre”

Eu acredito que você tenha em seu blog uma página que fala exclusivamente da sua história e de como chegou até aqui, certo?

Esta página que é conhecida como “página sobre“, provavelmente receberá um alto volume de tráfego, até por que os visitantes querem conhecer a pessoa responsável pelo blog.

Partindo desta premissa, você deve colocar um formulário de captura em dois locais específicos desta página:

  • Logo após os parágrafos de abertura (isto é para os leitores que tendem a sair rápido da página);
  • No final da página (isto é para aqueles que leem a página inteira).

Veja um exemplo:

box captura sobre-min

Dica #02 – Utilizando os Popups

Não tem como fugir: os popups são irritantes sim e muito!

Eles são irritantes porque eles interrompem seu visitante no meio de algo importante, como a leitura de uma postagem ou na visualização de um vídeo.

Porém, isso não impede que os popups sejam altamente efetivos. Antes de descartar este tipo de captura de contatos, teste-o no seu site e veja quais os resultados que obtém com ele.

Para te ajudar quero compartilhar uma ferramenta que utilizo aqui no blog que facilita o processo de criação de popups, veja:

>>Clique Aqui e conheça o plugin Thrive Leads<<

Dica #03 – Utilize o Exit Intent (intenção de saída)

Uma alternativa menos irritante para o habitual popup é aquela que não interrompe o visitante até que ele esteja prestes a deixar o seu site.

Isso é conhecido em nosso mercado como intenção de saída: uma vez que o visitante está prestes a fechar a página ou clicar no botão de voltar, um popup se abre na tela oferecendo uma isca digital.

Porém, é válido avisar que enquanto este tipo de captura é menos irritante, geralmente também é bem menos efetivo.

Aqui no blog eu utilizo com frequência esse tipo de captura e determino um tempo de 07 dias para que visitantes antigos não sejam bombardeados frequentemente com a mesma proposta.

optin em duas etapas

Minha vida ficou bem mais simples com a utilização do Thrive Leads que me proporciona todas essas funcionalidades!

Dica #04 – Adicione uma porta de captura no seu blog

O que seria uma porta de captura?

É basicamente apenas um formulário de captura que preenche toda a tela do usuário na sua primeira visita ao blog.

Essa forma de captura deve ser mostrada uma única vez para todo visitante novato do seu blog.

Logicamente esta é uma maneira ruim de ferir a experiência do usuário, afinal, ninguém gosta de ser redirecionado para outra página diferente daquela que é aguardada. Por isso, é importante a porta de captura como uma página de sobreposição, que pode ser fechada instantaneamente.

No plugin Thrive Leads existe um recurso chamado “Scroll Mat” que nos remete ao funcionamento da porta de captura. Veja:

recurso scroll mat thrive leads

Assista ao vídeo abaixo que fala um pouco mais sobre esse recurso:

Quando os novos visitantes chegam ao meu site se deparam com a porta de captura, sendo essa totalmente maleável.

O usuário tem a opção de se cadastrar ou clicar no botão “não preciso” ou apenas rolar o scroll do mouse para fechar a porta e continuar a leitura no blog.

Dica #05 – Coloque seu formulário de captura na sidebar e faça-o deslizar juntamente com a página.

Uma localização típica para o seu formulário de captura é na barra lateral. Infelizmente, coisas na barra lateral de um blog tendem a atrair poucos cliques. Porém, temos uma solução para isso.

Faça com que o seu Box de captura deslize juntamente com a página. Tome como exemplo o formulário na sidebar aqui do blog, enquanto você está lendo este artigo, o mesmo acompanha o scroll do mouse, ou seja, desliza juntamente com a página.

Para fazer isto, você pode e deve utilizar o plugin Q2W3 Fixed Widget.

Dica #06 – Se você ainda não tem uma isca digital, crie uma agora mesmo!

Uma isca digital é algo que você vai dar em troca do e-mail do visitante. Muitos sites ainda não oferecem nada além de “subscreva minha newsletter” e isso é um grande erro.

Se você ainda não possui uma isca digital, comece criando uma simples que atenda as necessidades dos seus visitantes. Pergunte a si mesmo: qual seria uma dica realmente legal que você poderia compartilhar com as pessoas?  Sua isca não precisa ser enorme ou complicada demais. Só tem que ser útil.

Para saber mais sobre isso, confira essa postagem no blog com 20 tipos de iscas digitais que você pode utilizar em seus projetos e assista ao vídeo abaixo para aprender a criar uma isca digital de alta conversão:

Dica #07 – Encontre 05 maneiras de enquadrar sua oferta existente

Uma vez que você criou pelo menos uma isca digital, encontre 05 maneiras diferentes de enquadrá-la. Por exemplo, eu ofereço um curso gratuito para iniciantes em marketing digital no meu blog que pode ser anunciado dessa maneira:

  1. Aprenda como ganhar dinheiro na internet, mesmo sem experiência e começando passo a passo do zero!
  2. Como um novato que saiu do absoluto zero construiu um negócio de sucesso na internet.
  3. A verdade surpreendente por trás da criação do meu blog e dos meus negócios online.
  4. Veja como construir um negócio digital do zero mesmo sendo um completo iniciante.
  5. Curso Gratuito: Como criar um negócio rentável na internet mesmo sendo um completo leigo no assunto!

Todos esses títulos podem ser aplicados ao curso que criei, eles apenas destacam diferentes aspectos do mesmo.

Por que fazer isso?

Ao fazer isso você não precisará criar várias iscas digitais diferentes para capturar os contatos. Em vez disso, crie uma isca digital geral em seu nicho, anuncie-a usando quadros diferentes e depois se for o caso, modifique o produto para combinar mais de perto com o quadro que possui a maior taxa de conversão.

Dica #08 – Crie uma página de captura para cada isca digital.

Sempre que criar uma isca digital, você deve também criar uma página de captura para potencializar a divulgação da sua isca.

“Mas Wilker, eu irei utilizar apenas o blog como forma de divulgação da minha isca”.

Mesmo que o objetivo principal seja anunciá-la em seu blog, você deve ter uma página com a qual você possa se conectar facilmente.

Veja nos exemplos aqui do blog:

Dica #09 – Peça aos seus assinantes para deixar depoimentos acerca da isca digital

Sempre que possível peça aos seus assinantes (aqueles que baixaram a isca digital) para deixarem depoimentos acerca da qualidade da isca digital compartilhada.

Esses comentários / depoimentos irão te ajudar a aumentar a conversão das suas páginas, uma vez que, você vai adicionar os mesmos nessas páginas para servir como prova social.

Um exemplo disso é na página de captura do meu curso gratuito para iniciantes, na parte inferior eu compartilho vídeos com depoimentos de alunos que fizeram o curso e que gostaram do conteúdo. Isso comprova que o curso funciona e aumenta a taxa de conversão para novos assinantes.

Dica #10 – Altere o texto do CTA do seu formulário de captura

Se você não sabe o que é um CTA, basicamente é o botão de “enviar” do seu formulário de captura.

Para os mais íntimos, CTA significa Call-To-Action ou chamada para a ação para nós mortais.

É importante frisar que o texto contido dentro do seu botão é muito importante e pode impactar no número de conversões da sua lista. Não utilize como texto o velho clichê: “Enviar” ou “Assinar”.

Tente usar algo parecido com: “obter acesso gratuito” ou “garantir minha vaga agora mesmo“. Faça os testes e veja sua conversão aumentar drasticamente.

Dica #11 – Teste diferentes imagens

A sua página de captura deve possuir imagens que representem ou pelo menos tentem tangibilizar a isca digital. Além do mais, sabemos que ao inserir imagens em suas páginas, as mesmas tendem a ficarem mais ricas visualmente.

Imagens pode ser um poderoso elemento de persuasão, por isso vale a pena testar várias imagens diferentes para ver qual funciona melhor.

Dica #12 – Remova coisas do seu formulário de captura

Às vezes, um formulário de captura ou página de captura funciona melhor quando há menos conteúdo embutido.

Muitas vezes, a grande quantidade de informações simplesmente faz com que as pessoas pensem demais e acabem por desistir ou esquecer-se de realizar a subscrição na lista.

Como tudo é baseado em testes, tente remover parágrafos desnecessários, imagens e listas encadeadas e veja se a conversão melhora ou não.

Na imagem abaixo você tem um exemplo de página de captura com pouca distração:

exemplo de página de captura-min

Dica #13 – Crie uma isca digital simples e pequena

A dica acima também se aplica à isca digital que você cria para sua página: os intervalos de atenção das pessoas são curtos e talvez elas não desejem baixar um e-book de 500 páginas que levará quase o ano todo para ler.

Talvez uma única dica (mas valiosa) ou um vídeo curto de 3 minutos fará com que mais pessoas se inscrevam em sua lista.

Dica #14 – Use sua página de agradecimento para obter mais tráfego social

Aqui está um truque simples, mas eficaz que você pode usar em sua página de agradecimento (também a página de download), para obter mais tráfego e mais assinantes:

  • Ofereça algum tipo de bônus surpresa para os assinantes (algo que eles não esperam).
  • Adicione botões de compartilhamento social e certifique-se de que esses botões compartilhem sua página de captura e não sua página de agradecimento.

Com o primeiro passo, você está gerando boa vontade, o que leva a um maior número de ações. Essas pessoas que receberam o bônus e clicaram nos botões de compartilhamento social estão enviando mais tráfego para a sua página de captura, que automaticamente coloca mais gente na lista, o que significa que mais pessoas visualizam o bônus surpresa… e por ai vai.

Dica #15 – Adicione um link de inscrição em seus e-mails

Você envia e-mails excelentes, ricos em conteúdos, úteis e divertidos? Então você deve adicionar um link “subscrever” em algum lugar em seu e-mail.

Seus leitores podem estar encaminhando e compartilhando seus e-mails com familiares, amigos e pessoas em comum.

Ao adicionar um link de inscrição nesses e-mails você aumenta as chances de trazer novas pessoas para sua lista. Este link deve apontar para uma página de captura.

Conclusão…

Acredito que você tenha notado que a maior parte destas dicas são sugestões para testar uma coisa ou outra.

A razão pela qual inclui muitas dessas dicas é que, infelizmente, não há regras duras e rápidas sobre o processo de aumento das conversões, ou seja, tudo é baseado em testes.

A verdade é que coisas diferentes levam a resultados diferentes em sites diferentes. Testar e ver o que funciona para si mesmo (com base em dados confiáveis) é absolutamente necessário para tornar um site mais eficaz e consequentemente gerir um negócio sustentável.

Como exemplo posso citar o estudo de caso de como aumentei em mais de 300% a quantidade de assinantes da minha lista de e-mails, tudo isso feito com testes precisos e métricas bem apuradas.

>>Clique Para Ler Meu Estudo de Caso<<

A boa notícia é que testes A / B pode ser muito divertido de fazer e não precisa ser uma tarefa árdua e complicada.

Para isso eu gostaria de indicar o plugin Thrive Leads, uma ferramenta profissional para criação de formulários de captura que possui em sua essência uma excelente forma de criar testes A / B precisos para suas estratégias de conversão.

Veja como funciona neste vídeo:

No link abaixo você poderá conhecer o mesmo de forma mais aprofundada:

>>Clique Aqui Para Conhecer o Thrive Leads<<

Para finalizar, gostaria de saber se você conhece mais alguma estratégia poderosa para geração de listas de e-mails. Em caso positivo, deixa o teu feedback aqui nos comentários para ajudar a comunidade, ok?

Grande abraço e até a próxima!