O que é E-mail Marketing e Como Funciona Essa Poderosa Estratégia? O Guia Mais Completo da Atualidade!

Aprender o que é e-mail marketing é a forma mais eficaz e inteligente de usar essa estratégia para alavancar seu negócio, seja físico ou digital.

Para quem está começando no marketing digital, ou para quem já tem uma certa experiência, existe uma máxima que nunca muda:

O dinheiro está na lista!

Com certeza você leu essa frase em algum blog, ou até mesmo ouviu em algum vídeo no Youtube.

Mas, o que a maioria dos gurus não ensina é COMO construir essa lista, e nesse artigo eu pretendo desmistificar isso e mostrar os passos necessários para criar sua lista de e-mails.

Talvez também tenha escutado em algum lugar, principalmente nos últimos anos que o e-mail marketing MORREU, que NÃO FUNCIONA MAIS e outras baboseiras por ai.

Alguns ditos “gurus” afirmam que o e-mail marketing não funciona, que não é mais utilizado e etc.

O fato é que realmente a taxa de abertura diminuiu com o passar dos anos, porém, afirmo para você que o e-mail marketing ainda continua MUITO VIVO e que a maior parte da minha renda é oriunda dessa estratégia.

Portanto, deixem que pensem dessa maneira, afinal, sobra mais espaço para mim e para você que está lendo este artigo, não é mesmo?

Neste artigo vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre e-mail marketing, bem como, ferramentas, técnicas e ideias para você implementar agora mesmo em seu negócio.

Vamos entender inicialmente o que realmente é e-mail marketing!

e-mail marketing descomplicado

O que é e-mail marketing

Como o próprio nome diz, trata-se do marketing (propaganda) realizado através de mensagens enviadas no e-mail.

Com certeza você deve receber dezenas de mensagens com ofertas de produtos e serviços.

Inclusive muitas dessas mensagens que recebe são feitas por afiliados que trabalham do jeito errado, ou seja, fazendo spam.

Mas, basicamente a lista de e-mail é composta pelos endereços eletrônicos de pessoas que se cadastraram voluntariamente para receber o conteúdo que você tem para oferecer.

Durante sua jornada pelo marketing digital, ou até mesmo em outros assuntos que tenha interesse, acabará se cadastrando em várias listas, e esse é um bom exercício para ver como a prática é realizada por outros profissionais.

No vídeo abaixo explico em detalhes o que é e-mai marketing, veja:

Mas, para trabalhar bem com o conceito de o que é e-mail marketing é preciso conhecer o mecanismo por trás da estratégia, entender porquê as pessoas colocariam o e-mail para participar de uma lista.

Vejamos como tudo funciona?

O que é e-mail marketing – Isca digital

A primeira coisa que você precisa ter para começar uma lista, é a chamada isca digital.

Esse conceito vem da prática de “pescar” pessoas interessadas no seu produto/serviço e que fazem parte de um nicho de mercado específico.

Para criar uma isca digital que realmente dê vontade do público baixar, terá que resolver (parcialmente) um problema específico dessas pessoas.

Falo para oferecer uma solução parcial, porque assim despertará interesse dessas pessoas quererem investir para adquirir o produto que estiver vendendo.

Por exemplo: Você é afiliado e está promovendo um curso de marketing digital que ensina trabalhar com blog.

Uma boa isca digital seria um e-book com “X passos para escrever artigos mais rapidamente”, ou “X lugares gratuitos para promover os artigos do blog”.

Veja, escrever artigos e divulgar conteúdo são dores fortes de quem trabalha com blog, e com certeza as pessoas colocariam o e-mail para baixar um conteúdo como esses exemplos.

O fundamento principal da sua isca digital é que ela PRECISA estar relacionada com o produto que está promovendo.

Veja o exemplo aqui do blog, na lateral esquerda você encontra um curso gratuito sobre a Sendinblue que ofereço como isca para meus leitores.

Ter uma isca digital é muito importante para você conseguir pessoas para sua lista de e-mail. Você não pode deixar esse item de lado.

No vídeo abaixo explico em detalhes o que é uma Isca Digital:

O que é e-mail marketing – Engajamento do público

engajamento lista de e-mail

Se você promove um curso que ensina trabalhar com blog, acabará atraindo pessoas que querem trabalhar dessa forma.

Então, algumas estratégias acabam ficando desinteressantes para quem está focado(a) no blog, como por exemplo, fazer anúncios no face ads.

Se sua isca digital resolver um tipo de dor/problema que não tenha haver com o produto que está promovendo, as pessoas não terão interesse em comprar esse produto.

Isso porque elas estão interessadas em OUTRA coisa.

Da mesma forma, se você fizer uma isca digital ensinando TUDO, elas não vão querer comprar o produto porque já resolveram o problema com a oferta gratuita.

Faz sentido não? Porque pagar por uma coisa que você já conseguiu de graça?

E é aqui que muitos empreendedores falham. Criam iscas digitais que não são interessantes, ou que entregam demais, fazendo o público perder o interesse.

O engajamento do público está relacionado com os seguintes conceitos que serão vistos mais adiante: taxa de abertura de e-mails e taxa de cliques.

Conclusão: Você PRECISA ter uma isca digital que ATRAIA as pessoas e deixem elas com vontade de baixar o conteúdo gratuito!

Agora que você entendeu a relação entre público e isca digital, está na hora de conhecer o mecanismo para criar sua lista de e-mails.

>> 15 Dicas Para Criar Sua Lista de E-mails em Tempo Recorde <<

O que é e-mail marketing – 5 passos para construir sua lista de e-mails

De posse da sua isca digital que pode ser um e-book, uma vídeo-aula, ou até um podcast, você precisará seguir os seguintes passos:

1 – Contratar um autoresponder

Autoresponder é o local onde ficarão guardados os e-mails das pessoas que entrarem na sua lista.

Também é dentro do autoresponder que você criará os e-mails, fazendo uma sequência que também é chamada de funil de vendas.

Por que você precisa de um autoresponder?

Porque nos endereços normais de e-mail não é possível mandar a mesma mensagem para várias pessoas diferentes, ou será caracterizado spam.

Quando um serviço de e-mail caracteriza spam ele não envia, ou entrega diretamente na quarentena.

Existem muitos serviços de autoresponder, a maioria é americana e cobram em dólar, mas possuem um plano gratuito para um determinado número de e-mails.

Aqui mesmo no blog você encontra um artigo completo mostrando as melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado, clica no link abaixo:

>> 14 Melhores Ferramentas de E-mail Marketing de Todos os Tempos <<

Em português o mais conhecido é o E-goi que tem um plano gratuito para até 5001 e-mails cadastrados.

OBS: Caso tenha interesse, tenho um cupom de desconto de 50% na primeira mensalidade do E-goi. Basta me enviar um e-mail ou me procurar no zap para conseguir o mesmo.

2 – Página de Captura

O ponto crucial da sua estratégia é a criação de uma página de captura que seja chamativa e que faça as pessoas quererem se cadastrar.

Existem plugins que criam essas páginas e, para ter uma dessas é preciso ter um domínio para deixa-la hospedada.

Alguns serviços de autoresponder também possuem a opção de criar a página dentro deles, o que facilita bastante o trabalho.

Um exemplo é o E-goi que possibilita você criar uma página de captura totalmente gratuita, veja como:

Quanto mais sua página for persuasiva maiores as chances de conseguir muitos cadastros.

3 – Sequência de e-mails

O que realmente vai deixar seu público interessado no produto que está oferecendo é o assunto da sequência de e-mails.

Essa sequência precisa ter uma ordem específica, começando com criação de empatia com o problema/dor do público.

Quanto mais você conseguir fazer essas pessoas sentirem segurança dentro da sua lista, mais elas terão disposição para comprar sua oferta.

Assim, para criar uma boa sequência de e-mails é preciso conhecer bem público e trabalhar bem os gatilhos mentais relativos ao nicho de mercado em questão.

Se você não conseguir despertar o interesse do público durante esses e-mails é bem provável que eles se descadastrem da lista sem comprar nada.

No artigo abaixo mostro como elaborar uma sequência de e-mails que vende mais 6 modelos que você poderá usar para iniciar a sua sequência:

>> Como Elaborar uma Sequência de E-mails que Vende + 06 Modelos de Brinde que Poderá Usar em Seu Negócio <<

4 – Engajamento com o público

Para as pessoas ficarem interessadas nos assuntos dos e-mails é importante interagir com elas.

Por isso, faça perguntas que sejam impossíveis de serem ignoradas, mostre que você está mesmo querendo ajudar essas pessoas, e com certeza elas retribuirão.

É o engajamento com o público que definirá sua taxa de abertura e também a taxa de cliques. Lembra que falei um pouco sobre isso lá em cima?

5 – Métricas do e-mail marketing

Depois de lançar uma campanha de e-mails é primordial fazer o acompanhamento para ver os resultados.

Todo autoresponder possui relatórios detalhados das atividades das campanhas, então dá para saber tudo que acontece com sua lista.

A primeira coisa a analisar é a taxa de abertura de e-mails.

Essa taxa é a quantidade de pessoas que abriram a mensagem do total de pessoas da sua lista.

Acredite que essa taxa normalmente não passa dos 20%, mas mesmo assim os termos de o que é e-mail marketing ainda são bem efetivos como estratégia.

Uma coisa que muitos gurus não falam é que a taxa de abertura não significa que as pessoas leram sua mensagem, elas apenas abriram.

O que vai mostrar se elas leram é a taxa de cliques nos links que você colocar no e-mail.

Por isso é importante colocar links no começo, no meio e no final da mensagem, assim mesmo quem ler só o início terá como clicar e ir para sua oferta.

Depois da taxa de cliques nos links é hora de analisar desses cliques quantos realmente resultaram em vendas.

É aqui que os gurus fazem um alarde grande, mostram várias vendas feitas com e-mail marketing, mas não revelam o tamanho de suas listas nem o nível de engajamento do público.

Normalmente os nomes mais notórios do mercado possuem milhares de pessoas em suas listas, e é por isso que se torna até fácil vender alguns milhares de reais em apenas uma campanha.

Mas, não se iluda, mesmo que sua lista seja grande, se as pessoas não estiverem interessadas no assunto, você não conseguirá vender nada.

Aqui no blog temos um checklist completo mostrando alguns itens que você não pode deixar de fazer em seu e-mail marketing, veja:

>> E-mail Marketing Checklist: 10 Coisas que Você Não Pode Deixar de Fazer <<

O que é e-mail marketing – Práticas que você não deve fazer

email-spam

Lembra que falei lá em cima que provavelmente você recebe dezenas de e-mails com propaganda de produtos e serviços?

Já reparou se você realmente se cadastrou nessas listas? Provavelmente não, não é mesmo?

Então, existe uma prática muito ruim no marketing digital que é a venda de listas de e-mails “prontas e segmentadas”.

Na verdade, esses e-mails que são vendidos foram colhidos de forma clandestina, sem as pessoas saberem que estavam tendo seus dados coletados.

Existem muitas práticas para fazer isso, e depois esses dados são vendidos para quem quer fazer propaganda de produtos e serviços.

O melhor conselho é que você NÃO compre nenhuma lista de e-mails, porque em 99,9% dos casos as pessoas desses e-mails não estarão interessadas na sua oferta.

Assim, enviar e-mails para elas é fazer spam, e ninguém tem sucesso praticando esse tipo de estratégia.

Outra coisa que você NÃO deve fazer com sua lista é enviar apenas ofertas, é preciso entregar conteúdo relevante também, para criar confiabilidade.

Quando as pessoas confiam costumam ter menor resistência para adquirir um produto pago.

Sempre responda as pessoas que comentarem seus e-mails, essa é uma maneira de criar empatia e estabelecer autoridade com o público.

De tempos em tempos pode ser interessante criar uma nova isca digital e até segmentar o público por interesse, assim você fica com uma lista responsiva e que tem mesmo interesse nas coisas que está oferecendo.

Vantagens do E-mail Marketing

e-mail marketing dinheiro

Apesar de muita gente disseminar que o e-mail marketing não funciona mais, o mesmo ainda é muito utilizado e carrega consigo diversas vantagens poderosas para qualquer negócio.

Vejamos:

  • Todas as pessoas possuem pelo menos uma conta de e-mail. Mesmo que a pessoa acesse somente as redes sociais, ela precisa de uma conta de e-mail. Isso aumenta as possibilidades de você capturar o e-mail dessas pessoas e fortalecer a sua lista.
  • A lista é sua! Um dos problemas que encontramos na internet é trabalhar com plataformas de terceiros e corrermos o risco dessas plataformas sumirem ou reduzirem o seu potencial. Um exemplo claro seria o alcance das suas postagens no Facebook, você não tem o controle sobre isso. Com o e-mail marketing é diferente. A lista é sua para sempre!
  • Automatização. Com uma boa ferramenta de e-mail marketing você consegue automatizar todo o seu funil de vendas de uma forma que você não precisará se esforçar tanto no futuro. É algo surreal.

Essas são as vantagens principais dessa estratégia, ainda podemos citar:

  • Grande alcance;
  • Formato flexível;
  • Alto retorno financeiro;
  • Facilidade de combinação com outros mídias e muito mais.

Tipos de e-mail marketing

Como já sabemos, o e-mail marketing é uma excelente estratégia de marketing digital.

Com ele, é possível utilizar vários formatos de comunicação, ofertas, newsletters, nutrição de leads, datas comemorativas, avisos úteis e muito mais.

Vamos entender resumidamente os tipos mais comuns de e-mail marketing.

Newsletter

Newsletter é um e-mail informativo de novos conteúdos que você irá produzir.

As pessoas se inscrevem para receber este tipo de e-mail pelo simples fato de terem gostado do seu material, conteúdo e artigos.

Geralmente é utilizada para nutrir os assinantes com informações de qualidade e consequentemente melhorar o engajamento do seu público.

E-mail Promocional

Ao contrário da Newsletter, este tipo de e-mail visa divulgar alguma oferta, seja ela gratuita ou não.

O foco deste tipo de e-mail é gerar uma conversão, seja em downloads de materiais ou compra dos seus produtos.

E-mail Sazonal

Este tipo de e-mail é aquele enviado em datas específicas. Como, por exemplo, datas comemorativas, feriados, black friday e aniversários de assinantes.

Algumas ferramentas de e-mail marketing já oferecem modelos prontos para você enviar para sua audiência.

Já pensou na possibilidade de enviar um e-mail customizado dando feliz aniversário para aquele lead em particular? Isso é totalmente possível e melhora e muito o engajamento da sua lista.

E-mail marketing de boas-vindas

Este tipo de e-mail é aquele que você vai enviar logo após o usuário ter se inscrito na sua lista.

Esse e-mail é muito importante para um engajamento inicial. No artigo abaixo você encontra dicas completas mais um infográfico atrativo sobre como criar o e-mail de boas-vindas ideal, veja:

>> [Infográfico] Como Escrever o E-mail de Boas-vindas Ideal <<

Conclusão

Desejo que esse artigo tenha clareado sua mente sobre o que é e-mail marketing, e que você consiga criar uma lista de e-mail com mais facilidade utilizando essas informações.

A partir de agora você precisa definir um plano de ação e começar o quanto antes a aplicabilidade da estratégia de e-mail marketing.

Não caia no papo de falsos gurus que afirmam que esta estratégia não vale mais a pena. Aplique, teste e veja na prática o funcionamento da mesma.

Qualquer dúvida deixe o seu comentário aqui abaixo, e se gostou do artigo, deixa um comentário também, afinal, sua opinião é o meu principal combustível neste projeto.

Grande abraço e até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...