18 Técnicas para Ajudá-lo a ter mais CONHECIMENTO [Sob Sigilo]

Já imaginou se existisse uma forma de você conseguir mais conhecimento sem precisar estar na escola ou na faculdade, apenas com o que você tem hoje a seu favor?

A todo momento estamos buscando conhecimento de algo.

Bom, nesse artigo quero lhe apresentar algumas técnicas que você pode usar e ter muito resultado em expandir seu conhecimento.

Antes de tudo, talvez você não saiba, mas o conhecimento pode ser conquistado através de 3 métodos. O primeiro método é pelos sentidos, o segundo é o da razão, e o terceiro é pelo entendimento por tradição.

Sentidos: Tudo o que você vê, sente, ouve e gosta. Com esse primeiro método você aprende quase tudo, pois é a função do seu corpo fazer isso.

Razão: Esse é o método dos filósofos. Eles provaram as coisas pela razão e mantiveram firmemente as provas lógicas; todos os seus argumentos são argumentos da razão. Entendido quê, por mais que você chute uma incerteza sobre algo e mesmo assim você acerte na sorte, você obterá o conhecimento daquilo por meio da razão.

Entendimento por Tradição: Você já deve ter ouvido:  “Filho(a), desvira o chinelo, pois você tem pai e mãe!”, “Não pode cortar unha a noite” “Varrendo casa, uma hora dessas? Já está escuro!”, “Não toma leite com manga não menino, faz mal!”.
Não é dizendo que não funciona, mas tem muita coisa que as pessoas antigas criaram e até hoje são passadas como conhecimento, mas não tem sentido.

Mas fique tranquila(o) esse assunto não é o principal, só foi para você saber como funcionam os métodos, sempre utilizados.

O que você tem que aprender são as 18 técnicas abaixo, para usar todos esses métodos com eficiência e claro, conquistando mais conhecimento!

Confira: 

Logo abaixo das 18 técnicas tem um resumo muito mais compreensivo e um infográfico também, Veja!

1ª Técnica: Fazer na Prática!

imagem 1Não é sendo clichê nessa primeira técnica, mas tenho logo que te avisar que se você fica apenas no que “vê” ou tem experiências de outras pessoas, mas também não aplica… Nada funcionará!

“Fazer na prática” se refere a você APLICAR suas experiências ou pegar o exemplo de terceiros para praticar também.

Você se torna mais capaz quando aplica seu conhecimento adquirido.

Ou também, qualquer conhecimento que você deseja aprender, o que tem que ser feito é praticar e torna-lo um hábito!

Essa é uma das formas de você ter mais conhecimento. Aplique o que já sabe e através disso descubra coisas novas. Pegue os exemplos de outras pessoas e pratique também e tenha mais conhecimento!

2ª Pessoas próximas também ensinam.

conhecimento

Aqui já entra aquela questão da tradição que eu citei acima.

Quando pequenos, quem cuida de nós são nossos pais ou responsáveis, e nessa fase de crescimento, quem mais ensinam sobre a vida e te ajuda a conhecer as coisas são eles.

Passa um tempo e uma boa parte dessa tarefa é passada para os professores escolares e de faculdades, e depois com o dia a dia do seu trabalho.

Pelo conhecimento ser infinito, você não para por ai…

Já parou para pensar o que você está aprendendo com as pessoas em sua volta? Comece a verificar tudo de novo que você tem aprendido, especialmente com os exemplos e comportamentos das pessoas próximas a você.

3ª Seja interessado.

Se você quer ou precisa ter conhecimento, você precisa ser interessado! Eu mesmo nunca vi dizer que alguém aprende uma atividade sem o interesse. Bom, não mesmo se querer bem feito.

É meio impossível ser bom em algo que não lhe interessa. .

Uma forma de você ter interesse em algo é:

  • Ter em mente o que você quer ter conhecimento;
  • Se recompensar ao longo do processo de interesse;
  • Se automotivar durante as atividades;
  • Tenha em mente que as coisas podem dar erradas, recomece!

A grande vantagem de você ser interessado é você conseguir conhecer uma atividade ou uma experiência com muito mais rapidez.

Esforce-se para atiçar a curiosidade, lembrando que é através dela que você poderá ampliar seus horizontes e tornar-se mais inteligente.

4ª Seja Consistente.

Se você quer continuar melhorando, você terá que ser consistente em todos os pontos acima e nos que mostrarei abaixo. Não desista facilmente com os imprevistos que aparecem.

Para você ser mais consistente você precisa:

  • Ser realista;
  • Desenvolver a força de vontade;
  • Agir de acordo com o que fala;
  • Eliminar pensamentos negativos;
  • Ser grato todos os dias.

Ser consistente é decidir fazer algo por um dia e refazer essa decisão todos os dias, incansavelmente, até conseguir alcançar o objetivo desejado.

Aprender como ser mais consistente é sem dúvida, o diferencial que faltava para você transformar o que quer aprender em conhecimento.

5ª Ser Ambicioso em aprender. 

imagem 2A definição de ambição é um desejo, movido pela emoção mais do que pela razão, pelo sucesso, pela fortuna, pela glória, pelo poder ou qualquer coisa que traga o sentimento de vitória e reconhecimento.

O benefício de ser ambicioso por algum aprendizado, é que na maioria das vezes você realiza seu desejo de conhecer algo sem perder a sua motivação, pois você está sendo movido pela sua emoção.

Quando você faz a atividade sem vontade, essa tarefa se tornará cansativa e o aprendizado não será realmente eficaz.

Mas, cuidado, por que por trás de benefícios pode haver malefícios. Ser muito ambicioso em aprender qualquer tipo de coisa, pode te atrapalhar na sua vida por fora.

Ambição não é algo tão extremo como o pessoal fala que é. O que você não deve fazer para se afogar em um mar infinito é não ligar ambição com ganância. “Talkei?”

6ª Aprenda a ser eficiente.

A multitarefa eficiente permite que você dedique tempo limitado, ao realizar várias tarefas de uma só vez.

Por falar em multitarefa eficiente, não me refiro a fazer duas ou mais coisas exatamente ao mesmo tempo – não é possível.

No entanto, multitarefa com a abordagem correta e preparar sua mente para isso é o que pode torná-la uma técnica eficiente. Por exemplo, um escritor freelancer de sucesso aprende a gerenciar vários artigos ao mesmo tempo.

Meus artigos são eu (Wilker) que escrevo, e algo que eu aprendi a fazer com eficiência foi planejar uma pesquisa antes para depois começar a escrever.

Recomendo usar a técnica para qualquer tipo de conhecimento que você vai tomar.

Veja como você pode fazer:

  • Registre todas as coisas que você precisa resolver, no caso aprender.
  • Defina as ações necessárias.
  • Estabeleça suas prioridades.
  • Estime o tempo que as tarefas levarão.
  • Organize suas ações em um planejamento semanal ou quinzenal.
  • Seja constante.
  • Saiba quando parar.

Faça exatamente isso e me fala sobre seu resultado POSITIVO depois.

7ª Use Sites de Perguntas e Respostas.

Se tem uma forma de você conhecer e aprender mais, é em sites de perguntas e respostas. Quando falo sobre esse assunto, você deve imaginar o mais famoso (Yahoo Respostas), mas tem alguns outros que você também pode usar e vou listar para você.

Quora:

Quora é o mais famoso site de perguntas e respostas. Fundado em 2009 e aberto para o público em 2010, o site traz perguntas que os próprios usuários fazem e respondem, além de sugerir edições em perguntas e respostas já compartilhadas. Eu particularmente gosto muito de usar ele, pois não está tão difamado com repostas irrelevantes.

Reddit:

O Reddit é outro site com bastante usuários, muita vezes é um dos principais para ser utilizado nas criações de memes para Facebook e Twitter. Além de ter essa característica de chamar a atenção, o Reddit também tem sistema de inscritos — que são algo como categorias de discussão — específicos para perguntas.

Yahoo! Respostas

O Yahoo respostas é o mais utilizado pelos BR, sem dúvidas é o maior site de perguntas e respostas em Português. Por mais que hoje em dia tem muita gente sem interesse nenhum apenas passando algumas respostas irrelevantes… Ainda sim é uma ferramenta muito útil para muitas pessoas.

Ask Metafilter

O Ask Metafilter é uma comunidade menor do que o Reddit e Quora, mas leva vantagem em relação à qualidade das respostas e é um site completo em inglês, mas pode ser traduzido uma vez que você utilize o Google Chrome como navegador de pesquisa.

Todos esses sites de perguntas e repostas podem te ajudar a buscar mais aprendizado, basta você perguntar ou procurar coisas de seus interesses.

O que você não deve fazer é se perder em futilidades que haverão lá. Mas fora isso, são ótimos sites para expandir seus conhecimentos!

8ª Use a internet ao seu favor!

Não é de ontem que você sabe que perder muito tempo na internet é muito fácil. Só é questão de chegar uma notificação em seu celular, ou no computador, que você já fica ansioso para interagir.

Mas para se relacionar com seus conhecimentos você deve manter o foco aberto a pesquisa. e não interação social a qualquer momento. Lembra o que falei sobre aprender com eficiência na 6ª técnica? Pois então, faça uso para estabelecer suas prioridades.

Outra dica sobre usar a internet a seu favor… Depois de um tempo, busque por sites que fazem Competições e Quiz para se Autoavaliar em conhecimentos.

Querendo ou não é importante para sua evolução.

9ª Use técnicas visuais de aprendizado

Vou te explicar a ideia… Seguinte, você precisa de tempo para fazer todas as atividades do seu dia como as de faculdade, trabalho e etc… Precisa ou quer também aprimorar seus conhecimentos.

O que deve ser feito nesses casos é você mapear suas tarefas, assim você gasta muito menos tempo e ainda consegue praticar novas habilidades.

Tem alguns programas e aplicativos para você fazer isso.

Olhe essa lista:

Aplicativos – Smartphones

  • Evernote
  • Microsoft OneNote
  • Wunderlist
  • Optimized
  • HabitBull

Para Computador – PC:

  • Evernote (Utilizo)
  • Mindmeinster (Utilizo)
  • MindFree (Utilizo)
  • Trello
  • Asana
  • Slack

São algumas ideias para você administrar seu tempo e aprender muito mais sobre seus interesses.

Igual eu citei – utilizo aqueles 3 para computador. São muito bons, pois além de administrar minhas tarefas, consigo facilmente ser muito mais produtivo!

10ª Prepare-se para aprender.

Uma técnica parecida com a 6ª e que faz tamanha diferença é essa!

Não adianta nada você querer sair deste artigo impulsionado para aprender o que quer como conhecimento, mas antes não fazer a preparação.

Você tem que se preparar! Toda hora somos bombardeados com distrações.

O pensamento positivo sozinho nem sempre pode nos ajudar a atingir nossos objetivos como o conhecimento, e é por isso que é especialmente importante se você é um adulto com muitas distrações em torno de sua vida diária para implementar maneiras de reduzir essas distrações, pelo menos algumas horas em cada dia.

Busque entender quais são os horários que você está mais tranquilo, ou quais dias da semana.

Se você acha que não tem tempo para fazer isso, mas acorda 7:00 da manhã para lutar em mais um dia… Recomendo levantar mais cedo ainda. Que tal as 05:00? Seria uma boa.  O que? Não falei que seria fácil!

Para conseguir chegar ao objetivo tem que pagar um preço, e o preço é organizar seu momento. Mas claro, só se você não tiver tempo nenhum depois das suas atividades diárias.

Quer uma ajuda com desenvolvimento pessoal? Clique e leia o Artigo: 7 Passo Para Uma Vida Melhor

11ª Definir!

Chegou a hora de você entender que para conhecer algumas coisas novas, você vai ter que retirar atividades irrelevantes da sua vida.

Igual te falei em um das técnicas acima, você tem que pagar o preço, e alterar sua zona de conforto vai ser o pagamento.

Semelhante a mim, eu sei que você tem algumas atividades que são irrelevantes que você pode trocar por algo relevante.

Eu sei que não será fácil, na verdade não é! Mas se você está interessado o suficiente, você consegue atravessar a ponte.

Uma definição é uma declaração sobre uma coisa que inclui tudo o que é relevante e exclui tudo o que não é.

12ª Use o tipo certo de repetição a seu favor.

Para você aprender ou absorver um tipo de conhecimento, você precisa utilizar o processo de repetição.

Para algumas pessoas, isso pode levar meses ou até anos. Repetição de conceitos e teorias, incluindo exemplos concretos, melhora a absorção e acelera o processo de aprendizagem.

Um exemplo com inglês, mas que vale para vários conceitos:

Suponhamos que você está aprendendo um novo idioma, e para decorar mais fácil, você precisa de sinais e notificações sobre esse termo.

O que você pode fazer para não esquecer é:

  • Colocar um Lembrete em seu celular com algumas frases em inglês;
  • Usar fotos como papel de parede em seu celular ou computador;
  • Colocar lembretes em lugares que você fica.

E não é só isso, você deve imaginar algumas ideias de lembretes que pode fazer você lembrar dessa atividade no seu dia a dia.

13ª Escreva sobre as informações e não as digite.

Digitar é 100x melhor que escrever. Afinal, estamos na era digital, inclusive qualquer coisa é só Copiar e Colar. Mas quando se trata de aprender ou ter conhecimento sobre algo, é bom tirar o cavalinho da chuva.

Quando você pega uma caneta ou um lápis para escrever… Você aumenta muito a sua taxa de memorização daquela atividade – conhecimento.

Tente escrever mais, deixe um pouco de lado as tecnologias quando você precisa memorizar algo.

Se possível leve seu caderno de anotações contigo para todo lugar, nunca se sabe quando é preciso.

Fique tranquila(o), você não vai parecer um idiota escrevendo conteúdo ou mesmo levando seu caderno contigo mesmo.

A dica é: Se de repente as ideias vierem até você através da “caminhada”, registre-as imediatamente ou você pode se arrepender.

14ª Use pirâmides de informação

O seu aprendizado acontece em camadas.

Construa uma base sólida de conhecimento sobre a qual você pode continuar adicionando conceitos avançados, migrando no assunto que você tanto busca aprender.

Um exemplo: Inglês básico> Inglês Médio> Inglês Avançado.

Você entrando a fundo no assunto, você seleciona o que você precisa e faz um resumão sobre aquilo.

15ª Aplique a regra do 80/20.

imagem 4Esta regra é frequentemente interpretada de formas diferentes, mas neste caso, a regra 80/20 significa você aplicar; focar; tomar ação 80% e estudar 20%

88% do sucesso em alguns estágios da vida acontece por você tomar uma ação, os outros 12 servem para preparação!

A regra dos 80/20 funciona quase da mesma forma, você deve escutar, aprender e fortemente aplicar, tomar a ação. 80% Ação que você faz e 20% é seu estudo para ter conhecimento

Você só sai do zero quando aplica uma ação. Para obter conhecimento é a mesma coisa. Aplique!

Ps. Qualquer coisa caso não entendeu comente abaixo.

16ª Assista documentários!

Busque conhecimentos através de histórias e documentários. Você conseguindo aprender as experiências de outras pessoas também está valendo. Tem até um tópico acima que relato sobre isso.

Eu sei, isso soa chato, mas se você encontrar a coisa certa para assistir, pode transformar na melhor hora que você passou assistindo TV!

Se você odeia ler, esta é uma excelente alternativa para obter sua dose diária de conhecimento enquanto ainda relaxa em seu sofá!

17ª Escute Audiobooks – Podcasts!

Já tentou usar Audiolivros ou podcast’s? Poderia ser uma boa para você conseguir aprender muito mais quando estiver off dos livros.

Você pode ouvir em um momento em que você está fazendo alguma coisa tranquila em casa ou no trabalho.

Embora os audiolivros não sejam substitutos para a leitura, mesmo assim eles permitem que o ouvinte tenha acesso a uma ampla gama de conhecimentos gerais enquanto realiza outras tarefas, como ir ao trabalho ou se exercitar.

Os audiolivros também ajudarão a aumentar seu vocabulário, uma maneira diferente de processar informações e a capacidade de alcançar um nível mais alto de compreensão que já se transforma em mais uma opção de conhecimento.

18ª Leia diariamente. 

imagem 5A melhor maneira, na minha opinião, para aumentar o seu conhecimento diário é, definitivamente lendo!

Se você lê ficção, a leitura permite que você veja as coisas de uma perspectiva totalmente nova.

Além disso, os livros de não ficção poderiam ser uma oportunidade de desenvolvimento e crescimento pessoal.

Com a leitura você só tem vantagens, veja algumas:

  • Você obtém conhecimentos em várias áreas da vida;
  • Expansão do vocabulário;
  • Melhoria de Memória;
  • Habilidades de pensamento analítico mais fortes;
  • Melhor Foco e Concentração;
  • Melhores habilidades de escrita;
  • Ter mais tranquilidade.

E não é só isso não, você ganha diversos benefícios quando adquire o hábito da leitura.

Conclusão do Conhecimento.

Entender e aplicar tudo isso é uma grande tarefa. Conhecimento sempre é bom, mas temos que ter o interesse no assunto para conseguir atingir o objetivo final.

Eu fico feliz por você ter chegado até aqui. Isso mostra que você realmente é interessado no assunto…

Por falar nisso, um comentário seu seria uma honra para mim! Eu gostaria de saber o que você achou do texto? Ficou mais claro, ou ainda lhe resta dúvidas?

#Deixe seu comentário

Resumindo…

01 Fazer na prática – Não leve apenas na conversa, ao sair desse artigo, busque entender por onde começar e assim conquiste seu conhecimento!

02 Pessoas próximas também ensinam – Não fiquei só no ciclo que a tradição passa para nós, além dos estudos em casa, escola, faculdade e trabalho, procure aprender com pessoas próximas a ti que são mais inteligentes.

03 Seja interessado – Quando você não tem interesse, dificilmente você consegue aprender. Você pode até mesmo aprender, mas não será tão eficaz como se você tivesse interessado.

04 Seja Consistente – As coisas pode dar errado, provavelmente vão. Esteja preparado!

05 Ser Ambicioso em aprender – Sem problema algum em ser ambicioso, só cuidado para não levar isso para outros aspectos da vida e misturar com a ganância. Isso pode causar uma grande bomba em sua vida!

06 Aprenda com eficiência – Seja esperto na hora de aprender. Veja os detalhes do que pode fazer em multitarefas, mas cuidado para não prejudicar sua produtividade do dia. Faça multitarefas se você tiver certeza do que ta fazendo, Seja esperto!

07 Use Sites de Perguntas e Respostas – Expanda seu conhecimento com a ajuda de sites de perguntas e repostas. Utilize aqueles sites que citei para você!

08 Use a internet ao seu favor – Teste seus conhecimentos em provas autoavaliativas como Quiz’s e Competição, só tome cuidado com a utilidade da internet. Quando tiver nas mídias esteja nas mídias, quando estiver se avaliando esteja se avaliando.

09 Use técnicas visuais de aprendizado – Use guias e mapas para você entender melhor o conceito do que está fazendo. Tem a listagem de programas e aplicativos neste tópico.

10 Prepare-se para aprender – Não adianta nada você querer sair deste artigo impulsionado para aprender o que quer como conhecimento, mas antes não fazer um preparamento.

11 Definir! – Chegou a hora de você entender que para conhecer coisas novas, você vai ter que retirar atividades irrelevantes da sua vida. Pagando certo preço, alterando sua zona de conforto como forma de pagamento.

12 Use o tipo certo de repetição a seu favor. – Para você aprender um tipo de conhecimento, você precisa utilizar o processo de repetição. Só em uma vez você não consegue aprender, tem que ser várias, aplique e repita!

13 Escreva sobre as informações e não as digite. – Quando você escreve mais e digita menos sobre o assunto que você quer aprender, você tem mais facilidade de captar o conhecimento. Leve seu caderno ou se você achar muito cafona, tente anotar no celular só o assunto e quando chegar repassa a limpo.

14 Use pirâmides de informação – Se aprofunda no assunto fazendo certa pirâmide, quanto mais você descobre, mais você resume e absorve o conteúdo para se tornar um conhecimento.

15 Aplique a regra do 80/20 – Faça a regra de aprender 20% e aplicar 80%, quanto mais você aplica ação, mais resultado você tem!

16 Assista documentários! – Talvez você ache chato, mas se você tem interesse no assunto… Você acaba focando na história que está passando ali.

17 Escute Audiolivros – Podcasts – Se tem uma coisa que você pode fazer, é escutar podcast’s e audiolivros enquanto toma um banho, lava a louça ou fazendo tarefas leves. Você consegue absorver muito conhecimento fazendo isso!

18 Leia diariamente – Você entendeu os benefícios da leitura quando listei acima, correto? Como você viu, você não tem a perder. Se for de seu interesse, você consegue ler sobre seu assunto diariamente.

Acabamos? 

Ainda não! Tenho um infográfico no formato de checklist abaixo que você pode tirar umas ideias mais simples para você aprender a buscar mais e mais sobre conhecimentos.

Vou ficando por aqui e até o próximo artigo.

Um grande abraço!

Infográfico – Conhecimento 

infográfico sobre conhecimento