Guia Da Motivação no Trabalho: 16 Dicas Para Você Ser mais POSITIVO!

Identidade da tarefa, lembrar das oportunidades futuras, ganhar feedback, são 3 das 16 dicas para te ajudar a ter motivação no trabalho.

Motivação em alguns momentos chega até ser um ponto de ilusão, né?! Tem dias que você se sente motivado, consegue sentir a energia passando por você, mas em outros dias você até tenta, mas percebe que está sem a mesma e não consegue produzir quase nada!

Isso acontece por alguns fatores.

Exemplo: uma noite mal dormida, falta de energia, estresse do dia anterior, e um deles pode até mesmo ser o trabalho.

Ter um trabalho que realmente gostamos, não é fácil, e muitas vezes acontece que perdemos a motivação naquele serviço, chegando ao ponto de perder o foco por completo.

Mas neste artigo eu vou te mostrar 16 dicas para você começar hoje mesmo a ser mais positivo e produtivo com sua motivação.

motivacao no trabalho

As 16 Dicas sobre Motivação no trabalho são:

Tenha uma ótima leitura! 

Dica 01: Encontre um trabalho que lhe interessa!

imagem 1A primeira coisa que você tem que fazer para ter motivação no trabalho é revisar se você realmente gosta do que faz.

A principal razão pela qual você não sente vontade de se esforçar 100% no trabalho, talvez seja por não estar fazendo algo que seja satisfatório o suficiente.

A maioria das pessoas não gosta exatamente do seu serviço por ser algo chato e que estão muito longe de seus padrões. Mas são “obrigadas” a fazer isso, por não ter opção.

A nova geração tem muito mais oportunidade do que imagina com o avanço da internet, tudo ficou mais facilitado!

Para você encontrar um novo trabalho é simples!

Faça um Flashback da sua vida. Observe no que você é bom e se aproxime mais dessa habilidade com a intenção de encontrar um serviço envolvido com aquilo. Ou se não, você pode abrir um negócio físico ou até mesmo online que gera resultado mais rápido.

Agora se você me falar que não tem uma habilidade específica… Eu te falo que você está errado!

Você sabe muita coisa que alguém gostaria de aprender ou ter facilidade com aquela prática, e você é um dos únicos que sabe fazer! Basta olhar para dentro de si e ter ideia do que você sabe e que gosta.

Vale a pena você tentar!

Dica 02: Foque como um raio laser, faça apenas isso!

imagem 2Outra coisa que pode fazer total diferença em sua motivação no trabalho é você ter foco no que está fazendo. Quanto mais você tem foco, mais resultado você tem e consequentemente mais motivado você fica.

Evite estar fazendo 15 tarefas ao mesmo tempo, busque realizar uma de cada vez e depois que conseguir finaliza-la, ai sim você pula para a próxima.

Motivação às vezes é causada por muitos aspectos. Cada vez que você elimina um deles, você fica mais próximo em ser produtivo.

Assim que você terminar uma tarefa completa e achar que algo precisa ser feito, pule nele e já faça imediatamente (claro, de acordo com suas condições, que sejam viáveis).

A minha melhor opinião sobre foco é você fazer! Quando você faz mesmo sem a motivação, você entra no ciclo de resultado, você ficará feliz e com a felicidade advinha o que vai aparecer?

Isso mesmo, a motivação!

Dica 03: Comemore cada tarefa concluída. Mais uma vitória!

imagem 3Como já iniciei sobre o assunto acima, quando você pratica o hábito de comemorar mais uma tarefa, você simplesmente fala para seu cérebro que você está feliz.

P.s: Falo sobre felicidade nesse artigo aqui, confira! Ficou muito bom.

Quando se está feliz e positivo, mais motivação ou melhor… Mais motivação no trabalho você tem.

Uma dica extra que tenho pra você é fazer sua lista de tarefas e quando realizar cada uma, você vai riscando as que já foram concluídas.

Você precisa de mais vitórias em sua vida. Isso irá te motivar e irá ajudá-lo a ver quão brilhante você realmente é.

Dica 04: Não pense nisso como um trabalho árduo!

imagem 4Sabe aquele tipo de inimigo em um jogo, que quanto mais errado você bate nele, maior ele fica?

Da mesma forma é a tarefa ou o trabalho. Quanto mais você pensa que ele é um monstro, mais ele fica agressivo em seus pensamentos.

Isso te desmotiva completamente. Ao engrandecer tanto a tarefa, você acha que não é capaz de derruba-la…

Só há uma maneira de você ter motivação no trabalho duro: não pense nisso como um trabalho árduo!

Faça o difícil parecer fácil!

Para você se tornar alguém que tanto quer, chegar ao seu auge, você tem que pensar assim!

Não veja esse trabalho como um desafio tão grande, mas sim como um pedaço de quebra-cabeça que está ajudando você ao longo de sua carreira, talvez seja mais fácil obter a energia necessária para cumpri-lo.

Dica 05: Procure Ganhar Feedback pelo seu trabalho.

imagem 5Se você é uma pessoa que tem Ego elevado, essa dica pode te ajudar muito em obter motivação no trabalho

Um dos fatores mais motivadores que você pode ter é receber feedback sobre seu trabalho.

Não só pelo impulso do ego que você tem quando faz um bom trabalho, mas porque o feedback pode ajudá-lo a aprimorar ainda mais suas habilidades.

Uma vez que você não sabe como está se saindo nas suas atividades, você perde força de vontade, positividade e sua motivação.

O feedback é uma forma de elogio pelo que você faz. É como se alguém falasse que você está bonita(o) ou que a roupa que você está usando, te caiu bem.

A próxima coisa que você vai fazer é se vestir com aquele tom semelhante de roupa. Igualmente no trabalho, você vai  procurar ganhar mais feedback como esses.

Caso você se sinta nessa situação de carência por feedback’s, você deve conversar com um colega de trabalho e pedir para verificar seus projetos e que adoraria um feedback honesto sobre onde poderia melhorar, para se tornar mais visível no seu trabalho.

Vai por mim, essa é uma das melhores formas que você pode ganhar motivação no trabalho. 

Dica 06: Identidade da Tarefa!

imagem 6Quando você sabe detalhadamente o que deve fazer, fica muito mais fácil ter motivação! E na maioria das vezes se você é a pessoa específica que faz aquela tarefa, você a cumpre automaticamente.

Acredito que essa seja a melhor estratégia. Você deve criar o hábito! Igual andar de bicicleta ou de carro. No começo é tanta coisa para fazer ao mesmo tempo, parece até ser impossível executar, mas com o tempo, você só pega e vai! 

Da mesma forma funciona a identidade da tarefa. Muitas vezes chega a um ponto que nem de motivação você precisa. Precisa apenas executar!

Uma técnica muito boa que você pode fazer é anotar todas as tarefas que você fez poucas vezes e guardar em algum lugar visível, e quando você tiver que fazer ela de novo, lembre-se das “manhas” que você usou da última vez para concluí-la.

Faz a técnica e me fale no que deu, tá bom?!

Dica 07: Divida uma tarefa Grande em Pequenas atividades.imagem 7

Se você é responsável por um trabalho muito longo, e sabe que vai perder o ânimo no meio dele, você deve dividi-lo em pequenas tarefas para sentir uma maior motivação e comemorar vitórias.

Por mais que ele seja grande, você concluir cada porcentagem dele e riscar aquela parte, você já se sente motivado por saber que tá fazendo e que não falta muito.

Dica 08: Sair da zona de conforto?

imagem 8“Saia da sua zona de conforto”. Um termo bastante usado pelo pessoal, mas igual já tinha falado em um artigo…

Me refiro a você usar novos modos para cumprir seus desafios e não sair exatamente. Você deve adaptar os modos em sua zona e não retirar o que você já sabe apenas para dizer que saiu da zona de conforto.

Encontrar maneiras de experimentar coisas novas pode ser o truque para acabar com a sua falta de motivação no trabalho.

O artigo que eu cito sobre sair da zona de conforto, é esse aqui: Desenvolvimento pessoal em 7 Passos

Dica 09: Lembre-se das Oportunidades futuras.

imagem 9Se manter motivado além de ser essencial, você só tem benefícios a receber. Um desses benefícios pode ser até mesmo uma oportunidade futura de uma promoção.

Faça um serviço competente por mais que você tenha seus momentos difíceis. Mostre que você está ali para crescer naquela empresa; trabalho.

Lembrar-se de seus objetivos principais, pode ser o gatilho para te trazer motivação não só dentro da empresa, mas sim em qualquer momento.

Dica 10: Mantenha-se saudável.

imagem 10Este pode ser um dos motivos que você está sem motivação no trabalho, sabia?

Talvez você não esteja se alimentando e se hidratando direito.

Se você passa um longo dia dentro de um escritório ou em um galpão, você precisa obrigatoriamente fortalecer suas energias.

Você só vai conseguir fazer isso se estiver se mantendo saudável, se alimentando e  se hidratando corretamente.

Leve um lanche contigo em sua mochila e também uma garrafa de água.

Lembre-se que você não é o Goku de Dragon Ball para receber uma energia poderosa do além. Previne-se para manter sua motivação no trabalho!

Dica 11: Defina o objetivo do seu trabalho!

imagem 11Eu comecei citar sobre objetivos em uma das dicas acima.

Reforçando a dica, você deve saber o porquê está fazendo isso, deve saber quais são seus objetivos.

Se você não tem objetivos, você está vulnerável a qualquer problema e desmotivação que aparecer em sua frente.

Crie motivação através dos objetivos! Quando você tem um propósito, você só pensa em chegar até lá e fica muito mais blindado contra os imprevistos (como a própria falta de motivação no trabalho) que aparecem.

Ninguém gosta de trabalhar sem motivo. Se o fizessem, não seria chamado “trabalho”, seria chamado jogo! Mas seria um jogo monótono e, eventualmente, todos se cansariam disso.

Anote seus Objetivos!

Dica 12: Cerque-se de pessoas motivadas em seu trabalho!

imagem 12Se você está constantemente cercado por um monte de pessoas irritantes que estão reclamando do trabalho, não há nenhuma maneira de você ser feliz nesse trabalho.

Isso atrapalha até mesmo o desenvolvimento da sua motivação.

O que você tem que fazer é se cercar de pessoas que trazem felicidade, se aproxime delas e seja contagiado(a) pela energia delas. Tem uma grande chance de você ficar na mesma #vibe e se motivar.

Agora se você trabalha sozinho (autônomo), você deve lembrar que seu melhor amigo é você mesmo e colocar outros aspectos na sua frente para ajudar a manter a sua motivação.

Dica 13: Libere Dopamina comendo um chocolate ou com alguma outra recompensa.

imagem 13Talvez você não soubesse dessa. Mas isso é tipo de hack para colocar sua motivação lá em cima.

Tem que ter moderação no doce, pois é chocolate né, e para cuidar da saúde não é uma boa exagerar nas barrinhas.

Pode usar qualquer outra coisa que te traga satisfação como recompensa também, caso você não queira ou se não pode com chocolate.

Liberar dopamina sempre tem uma tarefa importante de participar na sensação de “prazer e recompensa” para o cérebro.

Ps: Acione uma liberação de dopamina, que elevará sua frequência cardíaca e vai aumentar significativamente a sua motivação.

Dica 14: Veja um pouco de cores verdes para te motivar!

imagem 14Certas cores nos fazem pensar em certas coisas. Você já se perguntou por que todos os sinais de vendas são vermelhos, por exemplo? …

É porque as pessoas reagem mais rápido e com mais força quando visualizam a cor. As pessoas tendem a associar a cor vermelha a uma sugestão de perigo, e isso atrai a atenção.

Adivinhe qual cor fornece o maior impulso na motivação e energia?

A cor verde.

Pesquisadores descobriram em dois estudos que cercar-se de um pouco de verde fornece um impulso na motivação; e também que um vislumbre da cor verde desperta a criatividade.

Coloque algum objeto perto de você com a cor verde para te trazer mais motivação e esperança também.

Dica 15: Priorize suas tarefas de acordo!

imagem 15Observe em seu dia a dia qual é o seu momento mais produtivo, conecte ele com as tarefas mais importantes.

Inclusive se você usar essa dica aqui com a Dica 06, você consegue da um UP em quase todas as suas atividades.

Faz assim, veja qual é o seu horário de produtividade, pegue e faça as tarefas maiores nesse momento.

Depois que seu horário de produtividade passar, pegue e faça as que você tem hábitos e faça quase automaticamente. Basta você ter esforço com as atividades que você já tem domínio.

Isso vale muito para empreendedores, mas segue a ideia e adapte em seu trabalho também.

Dica 16: Defina metas pequenas e fáceis de medir!

imagem 16Para finalizar reveja suas metas! Uma vez que você tem consciência de onde quer chegar, você precisa estabelecer prazos! As metas se encaixam nesse momento.

Faça metas que esteja a sua altura, divida ela em pequenas conquistas (igual nas atividades grandes), e ao decorrer do tempo você vai batendo as porcentagens.

Tudo o que você fizer, você pode estabelecer metas e ter um resultado maior!

Quando você da lugar a metas e objetivos, você acaba esquecendo que existe a falta de motivação no trabalho, pois você sabe que tem que cumprir algo até determinado tempo.

Conclusão

Talvez nem todas se encaixem com você, mas o que você pode fazer é pegar essas dicas de exemplo e encaixa-las em seus padrões. Reflita com esse texto e aplique de verdade!

Caso você queira avaliar o texto, logo abaixo terá uma caixa de comentários. Deixe o seu feedback sobre o que achou?! Será de grande importância para mim!

Um Grande Abraço

Resumo sobre falta de Motivação no Trabalho

Dica 01: Encontre trabalho que lhe interessa!

Para você conseguir se esforçar 100% você precisa conectar suas habilidades com o trabalho.

Dica 02: Foque como um raio laser, faça apenas isso!

Foque para realizar as tarefas e então você terá resultados. Resultados trás motivações.

Dica 03: Comemore cada tarefa concluída, cada vitória!

Comemorando suas tarefas concluídas, você mostrará ao cérebro que está feliz. A autoestima sobe e sua motivação no trabalho também.

Dica 04: Não pense nisso como um trabalho árduo.

Se você engrandece o suposto inimigo, você mostra que ele tem autoridade sobre você. Trabalho é a mesma coisa!

Dica 05: Ganhe Feedback!

Um dos fatores mais motivadores que você pode ter é receber feedback sobre seu trabalho.

Dica 06: Identidade da tarefa

Quando você tem detalhes da tarefa, você cria o hábito de fazê-la automaticamente.

Dica 07: Divida uma tarefa Grande em Pequenas atividades.

Divida e veja o processo sendo concluído. Faça uso da terceira dica aqui, quando concluir as porcentagens da tarefa.

Dica 08: Sair da zona de conforto? 

Encontre maneiras de experimentar coisas novas pode ser o truque para acabar com a sua falta de motivação no trabalho.

Dica 09: Lembre-se das Oportunidades futuras.

Se manter motivado além de ser essencial, você só tem benefícios a receber, recompensas como uma promoção…

Dica 10: Mantenha-se saudável.

Leve contigo pelo menos um lanche e uma garrafa com água para manter a energia ativa.

Dica 11: Defina o objetivo do seu trabalho!

Ninguém gosta de trabalhar sem motivo. Se o fizessem, não seria chamado “trabalho”, seria chamado de jogo!

Dica 12: Cerque-se de pessoas motivadas em seu trabalho!

Se você está constantemente cercado por um monte de pessoas irritantes que estão reclamando do trabalho, não há nenhuma maneira de você está feliz nesse trabalho.

Dica 13: Libere Dopamina comendo uma barrinha de chocolate ou com alguma outra recompensa.

Talvez você não sabia dessa. Mas isso é tipo um hack para voltar sua motivação para cima. Libere dopamina!

Dica 14: Veja um pouco de cores verde para te motivar!

Coloque algo verde em seu local de trabalho, se possível uma planta pra ajudar o ambiente.

Dica 15: Priorize suas tarefas de acordo!

É essencial que você faça as tarefas de grande prioridades em seu momento produtivo. Use a terceira e sexta dica aqui!

Dica 16: Defina metas pequenas e fáceis de medir!

Quando você da lugar a metas e objetivos, você acaba esquecendo que existe a falta de motivação no trabalho.

Deixe seu #comentário abaixo!