Marketing de afiliados: Os 09 maiores erros de todo iniciante (o sétimo é o mais frequente)

Uma das coisas mais fabulosas da vida é poder errar. Isso mesmo, errar é sensacional. Pois isso indica que você está tentando, se arriscando e principalmente, aprendendo com os seus erros. No marketing de afiliados não é diferente, é preciso errar para aprender como a roda gira.

Mas isso não significa que você precisa errar tudo também né?

Por isso, resolvi compilar essa lista com os 09 maiores erros de todo iniciante no marketing de afiliados.

Só para constar, alguns erros citados nesse artigo, foram cometidos por mim também, o que evidencia de fato que é errando que se aprende.

erros-do-marketing-de-afiliados

O marketing de afiliados não é um esquema de enriquecimento rápido.

Antes de listarmos os erros propriamente ditos, é preciso entender que o marketing de afiliados é uma ótima maneira de ganhar dinheiro online, mas não é necessariamente tão fácil como parece.

Muitos afiliados aspirantes estão realmente cometendo erros enormes, que na maioria das vezes, custa tempo, dedicação, esforço e principalmente dinheiro investido.

O que eu aprendi ao realizar esse curso, é que o mercado de afiliados é de fato um mercado muito lucrativo, porém, se você almeja resultados e principalmente enriquecimento rápido, por favor, esse artigo e nem esse mercado é para você!

Dito isso, vamos aos erros que podem estar limitando os seus resultados como afiliado na internet…

Erro #01 – Focar somente na venda

Poxa Wilker, mas o objetivo do marketing de afiliados não é vender? 

Sim. Com certeza.

Mas você nunca pode e nem deve se concentrar em apenas “Vender”.

Em vez disso, seu foco principal deve ser em ajudar as pessoas. Não importa qual seja o seu nicho de mercado, você deve estar focado em ajudar as mesmas.

O efeito disso é surreal.

Fazendo isso, você estará adicionando valor as suas ofertas e fazendo com que o seu público confie em você e lhe veja como uma possível autoridade no seu mercado.

Não importa o mercado, o seu principal objetivo deve ser ajudar as pessoas!

Tome o meu blog como exemplo, eu não viso somente a venda, eu procuro sempre oferecer o melhor conteúdo para meus seguidores, a fim de ajuda-los a escalarem os seus negócios e assim obterem ótimos resultados no marketing digital.

Lembre-se dessa frase: “O dinheiro é apenas consequência de um trabalho bem feito“.

Erro #02 – Não testar

O teste é algo que todo mundo sabe que é pra fazer, mas poucas pessoas realmente fazem.

Mas por que testar é tão importante afinal?

Bom, vamos supor que sua taxa de conversão seja de 2,5% para um produto que você está promovendo.

Não é uma taxa tão ruim, afinal, você tem uma considerável competição, e você não está entre os top afiliados do mercado.

Mas e se você realizar um simples ajuste, algo como a troca da cor do CTA ou da imagem que você está utilizando para divulgar o produto e etc?

Esse número pode aumentar para 5% ou pode diminuir, correto? Mas como posso saber isso com 100% de certeza?

TESTANDO!

Ou seja, você nunca saberá se algo pode dar certo ou não, se não testar. Por isso, arrisque e teste!

Pausa para a história…

Acredito que você saiba que trabalho na divulgação do curso Formula Negócio Online do Alex Vargas.

Esse curso foi um divisor de águas para o meu negócio e por isso quero compartilhar um pouco da minha experiência em relação aos testes que eu fiz ao divulgar esse produto.

A minha taxa de conversão por mês com esse produto beirava os 4%, isso com poucos cliques, pouca audiência e pouca autoridade, isso me comparando aos top players do mercado.

No intuito de melhorar essa situação, comecei a testar algumas coisas. A primeira delas foi em relação a criação de mais artigos de qualidade e redirecionamentos para um artigo resenha. Os resultados melhoraram, e a taxa de conversão agora beira os 4,9%. Porém eu queria melhorar ainda mais…

…Pensei então na gravação de um vídeo mostrando meu depoimento sobre o curso e de minha história com o mesmo. Coloquei esse vídeo no Youtube e no artigo resenha e novamente minha taxa de conversão aumentou, agora beirando os 6%.

Logicamente que todos os meses essa métrica pode e vai oscilar.

Por que estou falando isso? Justamente para mostrar para você que o erro de número 02 é algo perigoso e que pode estar limitando os seus resultados. Por isso, sempre teste as possibilidades e vá mensurando os resultados obtidos.

>>Veja o artigo resenha do qual falei mais acima<<

Está gostando do artigo? Então se inscreva em nosso blog e saiba como ganhar seus primeiros R$ 1.000 no Hotmart.

Erro #03 – Divulgar vários produtos ao mesmo tempo

Um erro clássico dos iniciantes é divulgar vários produtos ao mesmo tempo. Esse erro só é perdoável caso você atue em vários nichos distintos, ou seja, nunca divulgue vários produtos ao mesmo tempo para um único nicho.

erros dos afiliados iniciantes

Tomando o nicho de marketing digital como exemplo, sempre vejo afiliados divulgando vários produtos do mesmo tipo para a mesma audiência. Isso acaba prejudicando a sua imagem e principalmente sua credibilidade como afiliado.

Veja no artigo abaixo como escolher o produto correto para divulgar e faturar 10X mais:

>> Clique Aqui Para Ler o Artigo antes de Todo Mundo <<

Erro #04 – Querer abraçar o mundo com as pernas

Outro grande erro dos afiliados iniciantes é justamente querer abraçar o mundo com as pernas, quando falo isso me refiro a tentação do mesmo em querer participar de todos os nichos possíveis.

Isso é algo impraticável, principalmente para os iniciantes. O meu conselho é: concentre-se em um ou dois nichos importantes, e só parta para outros nichos quando conseguir desenvolver o seu trabalho nos nichos que você escolheu inicialmente.

Resumindo: Escolha alguns mercados inicialmente, e apenas diversifique quando realmente estiver obtendo resultados com esses nichos que você escolheu.

Erro #05 – Utilizar muitos programas de afiliados ao mesmo tempo

Outra grande tentação dos afiliados iniciantes é utilizar todos os programas de afiliados existentes na internet. O principal motivo pra isso acontecer, é justamente a incerteza que os mesmos têm de qual desses programas irá funcionar realmente para o seu negócio.

Para ajudar nesse erro eu tenho um artigo com mais de 30 opções consideradas por mim, como as melhores no quesito programa de afiliados. Leia esse artigo com atenção e veja quais os melhores programas para você iniciar.

>>Clique Aqui Para Ler o Artigo<<

Lembre-se: “Quantidade é diferente de qualidade”. 

Erro #06 – Não rastrear as vendas realizadas

Quando você começar a gerar um bom número de vendas, em breve você estará se perguntando: “Qual das minhas estratégias realmente está se mostrando eficaz?”

Caso você não trabalhe com a questão do rastreio das vendas, você não terá a resposta concreta para essa pergunta. E aqui mora o perigo, sabe por quê? Por que você está dando tiros no escuro e acertando o alvo na pura sorte.

tiro no escuro no empreendedorismo digital

E não queremos e nem pretendemos viver da sorte nesse mercado não é mesmo? Pra isso é importante demais você saber de fato de onde as suas vendas estão vindo e quais estratégias estão dando certo ou não em seu negócio.

Está gostando do artigo? Então se inscreva em nosso blog e saiba como ganhar seus primeiros R$ 1.000 no Hotmart.

Pra quem não sabe o que é isso, vou mostrar um pequeno exemplo usando o link que a Hotmart nos disponibiliza para divulgar algum produto.

O link padrão que a Hotmart nos oferece é algo nesse estilo: http://hotmart.net.br/show.html?a=A2702747w&ap=0d34

Depois que eu aplico o rastreio ele ficará assim: http://hotmart.net.br/show.html?a=A2702747w&ap=0d34&src=sidebar

Esse pequeno trecho de código: “&src=sidebar” está me indicando que toda e qualquer venda que venha através desse link, advém da sidebar do meu blog. Ou seja, nos relatórios do Hotmart, estará lá a indicação de onde a venda veio precisamente.

rastreio hotmart

Na imagem acima podemos ver que a origem informa que a venda veio do Youtube, portanto no final do link disponibilizado pela Hotmart havia algo parecido com: “&src=you“. Isso é o famoso rastreio de comissões.

Fazendo isso, você saberá exatamente quais estratégias estão dando certo e quais precisam melhorar. Por isso, não cometa esse erro e sempre coloque o rastreio em suas divulgações.

Erro #07 – Desistir rapidamente

Esse é o erro mais frequente de todo o mercado, a desistência prematura.

Ao longo de toda minha jornada já vi dezenas de afiliados que até tinham potencial, porém desistiram prematuramente.

Mas quais são os motivos dessas desistências?

  • Não ganhar dinheiro rapidamente;
  • Não obter tráfego rapidamente;
  • Não ser aceito em algumas redes de afiliados;
  • Muito trabalho e pouco resultado;
  • Falta de foco e motivação.

Esses são apenas alguns motivos listados pela maioria das pessoas que desistem desse mercado de afiliados. Se você reparou bem, a única coisa em comum entre esses motivos é justamente a velocidade com a qual as coisas acontecem.

Eu quero que você entenda o seguinte: O marketing de afiliados não é uma farsa, funciona sim.

Eu trabalho e vivo disso há seis anos. Porém, o que você precisa entender é que os resultados não irão aparecer na primeira semana, mês ou até ano.

Se você desistir muito rapidamente, você nunca saberá o que poderia ter conquistado no futuro. Você nunca sabe, você pode ser o próximo milionário da internet ou quem sabe até o próximo top afiliado de algum produto famoso, mas pra isso acontecer, você não pode desistir tão facilmente.

Erro #08 – Medo da concorrência

Muitas pessoas desistem ou até mesmo não arriscam entrar em determinado mercado com medo da possível concorrência.

Eu afirmo pra você que isso é pura besteira. Em todo lugar, seja na internet ou não, existirá concorrentes. Às vezes a concorrência é maior, as vezes não.

Você pode competir em qualquer nicho! Porém, o meu conselho é sempre avaliar aqueles nichos com pouca concorrência, principalmente se você for um iniciante.

Depois de certa experiência no mercado de afiliados, você pode alçar voos maiores e competir em nichos mais concorridos.

Erro #09 – Ignorar a concorrência

Esse erro está muito ligado com o anterior, pois apesar de não temermos a concorrência, não podemos ignora-la.

É preciso sempre avaliar os seus principais concorrentes, afim de se manter ativo e informado sobre os mesmos.

Está gostando do artigo? Então se inscreva em nosso blog e saiba como ganhar seus primeiros R$ 1.000 no Hotmart.

Veja um resumo em vídeo desse artigo

Conclusão…

Eu costumo falar que o marketing de afiliados não é para os fracos ou para aquelas pessoas que tendem a desistir rapidamente das coisas.

Na verdade, é muito trabalho duro, noites de sono perdidas e finais de semana em casa para fazer acontecer.

Não existem atalhos, a não ser que você tenha muito dinheiro para investir e terceirizar todos os serviços (nesse caso eu me calo).

Mantenha esses erros em sua mente e tente evita-los ao máximo.

Lembre-se, errar é bom, persistir no erro é tolice.

Enquanto você estiver trabalhando duro e consciente de que os erros irão surgir para somar, com certeza você estará pronto para ganhar dinheiro online, tudo é questão de tempo.

Se você acompanhou esse artigo até aqui, é sinal de que você gostou do mesmo. Portanto, deixa o seu comentário aqui abaixo. Sua opinião é muito importante.

Abraço e até a próxima!