07 ideias de negócios digitais promissores para 2018

Cresce a cada dia o número de pessoas interessadas em negócios digitais, e isso naturalmente não se deve ao acaso. A internet tem movimentado bilhões de reais todos os anos e assim permitido ganhos excelentes até mesmo a quem trabalha a partir de casa.

negócios digitais 02

O problema, é que para aqueles que ainda estão dando os primeiros passos neste cenário, muitas dúvidas acabam surgindo. Uma delas, por exemplo, diz respeito a qual seria o melhor tipo de investimento para começar neste universo online.

Quanto a isso, existe uma boa e uma má notícia. A má é que não existe uma resposta definitiva a respeito do “empreendimento ideal”, isso varia de acordo com o perfil e dedicação do interessado.

A boa notícia, por sua vez, é que conseguimos identificar uma série de boas ideias de negócios digitais promissores que você pode começar ainda esse ano. A partir de agora falaremos sobre elas.

1 – Fintechs

Fintech é um nome usado para as empresas do setor financeiro e que é visto como uma forma revolucionária de administrar finanças. Mesmo se tratando de algo novo para muita gente, a verdade é que as fintechs estão no mercado digital como uma forma de ganhar dinheiro online.

A oportunidade é importante principalmente para empresas que pretendem oferecer aos seus clientes uma forma mais simples de trabalhar com dinheiro.

Isso porque o conceito foge do teor tradicional e minimiza a necessidade de se submeter a inúmeras burocracias comuns no modelo financeiro tradicional.

2 – Plataforma como serviço (PaaS)

As plataformas como serviços (PaaS – Platform-a-as-Service) acabaram se tornando uma grande vertente do empreendedorismo digital.

Com o aumento de números de pessoas usando smartphones no dia a dia, os negócios digitais acabaram migrando para a palma da mão dos consumidores.

Daí surgiu essa nova ideia, onde a partir de um ambiente baseado em nuvem, é possível desenvolver, fazer testes e até executar aplicativos. O resultado disso é que é possível acelerar os processos e lançar novos aplicativos no mercado em tempo recorde.

Para quem possui espírito inovador e conhecimento na área, portanto, essa é uma boa ideia para investir. O motivo é que cada vez mais as empresas estão interessadas em plataformas que possam trazer serviços inovadores para suas marcas.

3 – Insurtechs

Mesmo não sendo algo ainda popular entre os negócios digitais, as insurtechs possuem um enorme potencial para se consolidar nesse cenário. Trata-se de uma inovação tecnológica que visa o mercado de seguros e está crescendo rapidamente a cada dia.

Na prática, é uma espécie de revolução do mercado digital, pois muda completamente a forma de fazer seguros, deixando tudo mais acessível e personalizado para o cliente.

4 – E-commerces

Por mais que não seja algo completamente novo, o e-commerce ainda é um dos melhores negócios digitais para quem busca ganhar dinheiro online. O que comprova isso é o constante crescimento no faturamento do setor ao longo dos últimos anos.

Vale destacar aqui, no entanto, que para se destacar nesse setor existem dois caminhos distintos. O primeiro, e talvez menos interessante, é concorrer diretamente com as grandes redes já estabelecidas no varejo online.

Nesse caso, um alto investimento se faz necessário, ao passo que as possibilidades de sucesso são grandes somente após a consolidação da marca.

O outro caminho é explorar nichos de mercado ainda pouco explorados, ou seja, trabalhar com produtos de baixa concorrência. Para isso é importante escolher bem o nicho de mercado, mas o investimento tende a ser menor e o potencial de consolidação da marca maior.

O que comprova isso é o constante crescimento no faturamento do setor ao longo dos últimos anos.

5 – Infoprodutos

O mercado de produtos digitais ainda é muito novo no Brasil, mas já é um dos negócios digitais que mais crescem atualmente.

O mais interessante é que o investimento é baixo em comparação a outros ramos de atividade. Não por acaso, aumenta a cada dia o número de pessoas trabalhando nesse cenário.

Mas o que são infoprodutos? Você pode estar se perguntando. Na prática podemos dizer que se tratam de informações catalogadas e transformadas em produtos virtuais.

Esse é basicamente o conceito que define o gênero. Todavia, os formatos que o produto em si ganha podem ser diversos. A lista inclui desde aulas online, até consultoria por Skype, por exemplo. Mas pode incluir também e-books, cursos completos e até conferências online.

6 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se tornou um dos negócios digitais mais lucrativos do mercado. O motivo? Todos os empreendimentos baseados na internet podem se valer do seu potencial para solidificar o projeto na web.

Ele se baseia em trabalhar relacionamentos entre as marcas e o consumidor. Como todas as iniciativas dependem de um bom marketing para fazer sucesso, significa que há um grande mercado a ser explorado por quem deseja se especializar na área.

marketing de conteudo
Montar uma empresa de marketing de conteúdo é, portanto, uma grande sacada para faturar nos próximos anos. Até porque cresce diariamente o volume de buscas pela implementação de estratégias como essas para empresas.

A lista de clientes inclui desde e-commerces até quem trabalha com infoprodutos, seja como produtor ou afiliado.

7 – Criação de blog

Pode até parecer algo do passado, mas a verdade é que a criação de blogs ainda é um dos negócios digitais mais promissores no Brasil. Isso porque ainda é grande o volume de buscas por conhecimento e informação no âmbito digital.

Apesar disso, há uma mudança clara em relação ao que acontecia no passado. Isso porque a ideia de blog anteriormente era pautada no compartilhamento de informações de teor pessoal, diferente da atualidade.

Hoje em dia os blogs são encarados como um aliado dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo. Seu conteúdo, portanto, está mais direcionado a solucionar problemas dos leitores, ou seja, oferecer conteúdo útil no dia a dia.

Não por acaso, muitas empresas estão abrindo os olhos para o potencial de um blog corporativo, e é justamente aí que está a oportunidade. Você pode trabalhar marketing de conteúdo como um todo ou oferecer apenas a consultoria sobre blogs corporativos.

Como se não bastasse, há ainda outra possibilidade de criar bons negócios digitais aqui. Ela consiste em criar blogs de nichos e gerar audiência para lucrar posteriormente.

>> 14 Maneiras de Monetizar o Seu Blog e Ganhar Dinheiro <<

As possibilidades nesse caso, vão desde a exibição de anúncios de parceiros como o Google Adsense, até a indicação de produtos, quer sejam ou não digitais. 

Este conteúdo foi produzido pelo blog “Vire o Seu Chefe”. Por lá falamos sobre ganhar dinheiro, seja na internet ou fora dela. Se você gostou do que apresentamos aqui, portanto, faça-nos uma visita e conheça todo nosso material.