Funil de vendas parte 06 – Via de retorno

Finalmente chegamos ao fim da nossa sequência de seis artigos sobre funil de vendas. Nessa última parte irei tratar da via de retorno e sua importância dentro do processo de vendas.

Acredito que você já tenha lido os cinco artigos iniciais dessa sequência e sabe que o principal motivo de eu ter criado toda essa série de artigos, é justamente por saber a eficácia de um bom funil e por ter feito o excelente curso funil Inteligente da Graciela Barbieri.

Segue abaixo os links de todos os artigos criados até aqui:

O que é essa via de retorno?

A via de retorno basicamente é a comunicação efetiva que você terá que manter com seu lead. Ou seja, o processo de funil de vendas não para no turbinador de lucros, é preciso manter uma constante aproximação com seu cliente, para que assim, você possa futuramente conseguir lucrar com esse mesmo cliente.

Existem alguns tipos de via de retorno bem conhecidos, como é o caso da comunicação estratégica constante, acompanhamento automatizado, remarketing e o marketing em público personalizado.

Esses tipos de via de retorno são bem eficientes quando aplicados da forma correta. Veremos cada um deles a seguir.

Comunicação estratégica constante

comunicação estratégica

Esse tipo de via de retorno se baseia na comunicação por e-mail, ou seja, você precisa manter uma comunicação de forma estratégica via e-mail marketing com o seu cliente.

Lembre-se, se você não estiver enviando e-mails pelo menos uma vez por semana para sua lista, você está deixando de ganhar muito dinheiro.

Essa comunicação precisa ser efetiva, ou seja, não adianta nada você ter uma boa base de clientes e ficar toda hora mandando e-mails de venda para os mesmos. Isso vai cansar sua lista e inevitavelmente acabar de vez com a eficácia da via de retorno.

Acompanhamento automatizado

O acompanhamento automatizado também é realizado por e-mail, porém, a diferença para a comunicação estratégica constante é que você terá que utilizar uma ferramenta de autoresponder para automatizar esse acompanhamento.

Mas como assim Wilker?

Com esse tipo de via de retorno você programará uma sequência de e-mails para serem enviados para os clientes que chegarem no final do seu funil de vendas.

O interessante aqui é justamente a automatização proveniente da ferramenta de e-mail marketing que você irá escolher.

No link abaixo você terá acesso a diversas ferramentas de e-mail marketing totalmente grátis:

[Clique Aqui Para Acessar as Ferramentas]

Remarketing

Outra via de retorno bem poderosa é justamente o remarketing. Para quem não sabe o que é esse tal de remarketing, posso afirmar que nada mais é do que uma forma de marcar e identificar os usuários que visitaram determinada página do seu site e com isso proporcionar a exibição de anúncios de acordo com as mídias visitadas.

O remarketing pode ser utilizado e aplicado através do Google Adwords ou até mesmo pelo próprio Facebook.

Público personalizado

Você pode usar também o público personalizado do Facebook como via de retorno do seu negócio. Consiste basicamente em alcançar os clientes que você já conhece usando os anúncios do Facebook.

Se você possuir uma lista de e-mail de pelo menos 20 pessoas, o Facebook poderá ser utilizado como forma de angariar esse público personalizado e assim, conseguir atingir os clientes que possuem conta nessa rede social.

É possível também criar públicos personalizados a partir das pessoas que visitam o seu site ou das pessoas que usam seu aplicativo móvel.

Concluindo…

Bom, a via de retorno é uma das fases mais fáceis do Funil, até por que você já conquistou o cliente, o único trabalho será não deixar esse mesmo cliente cair no esquecimento.

Para que isso seja possível, é importante você colocar em prática as dicas desse artigo e ler toda a nossa sequência sobre funil de vendas.

Lembrando sempre, que todas essas estratégias sobre funil de vendas, podem e devem ser implantadas em seus negócios como afiliado ou produtor. Portanto, não se preocupe se você ainda não é um infoprodutor, essas técnicas se aplicam super bem aos afiliados.

Qualquer dúvida estou as suas ordens. Deixe o seu comentário abaixo e ajude toda a comunidade.

Forte abraço e até a próxima!