Psicologia das Cores no Marketing: Como Usar no Seu Negócio

A Psicologia das Cores é um estudo que mostra como o cérebro humano entende as cores de diferentes formas, o que influencia diretamente em suas emoções, desejos e decisões. Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas, portanto, é imprescindível saber como usá-las no seu dia-a-dia e no seu negócio principalmente.

Saber os fundamentos da psicologia das cores no marketing é fundamental para criar uma identidade visual que se conecte com o público do seu negócio.

E, para entender porque as cores são importantes para qualquer tipo de comunicação com as pessoas, basta olhar ao seu redor.

Quando vê alguém vestido de preto, logo imagina introspecção, tristeza, mas também sente um pouco de autoridade.

Não é à toa que a grande maioria de CEO´s e donos de empresas usam ternos pretos, ou escuros, porque eles passam sensação de autoridade e seriedade.

Você colocaria fé em um gerente de banco vestido com camisa colorida e bermuda?

Provavelmente não, por mais experiente que ele seja na função, esse estilo de vestir não passa credibilidade nas pessoas.

Da mesma forma que você acaba se vestindo com cores mais quentes quando está animado, e prefere cores frias quando o ânimo não está bom.

Ou seja, as cores tem uma ligação direta com nossa percepção de emoções, é uma forma concreta de conexão com o mundo exterior.

E é claro que conhecer mais da psicologia das cores no marketing fará com que seu negócio crie essa conexão com o público.

Portanto, no artigo de hoje iremos tratar um pouco sobre esse assunto e tentar fazer você entender a importância das cores no seu negócio.

cores no marketing

O que é Psicologia das Cores?

A Psicologia das Cores é um estudo que busca compreender como cada cor afeta o comportamento humano e influencia nas tomadas de decisão.

Sendo assim, essa área da psicologia analisa e define os efeitos das cores no processo comportamental dos humanos, o que pode influenciar nas mudanças de emoções, sentimentos, e até criação de desejos.

Portanto, é de suma importância conhecer e aprender a utilizar esses conceitos para tirar o melhor proveito dentro do seu negócio.

Criar uma identidade visual poderosa reforça o sentimento de apreciação do seu negócio e vislumbra um fortalecimento do Branding da sua empresa.

Psicologia das cores no marketing – Importância disso no seu negócio digital

Para quem acompanha aqui o blog, sabe que eu gosto sempre de trazer informações que ajudem quem trabalha online, principalmente no mercado de afiliados.

E para quem já é leitor fiel aqui desse espaço, provavelmente já sabe que minha cor preferida é o Azul.

Mas não pense que essa cor foi escolhida simplesmente baseada no meu gosto pessoal, pelo contrário, tem toda uma lógica por trás que você vai descobrir agora mesmo neste artigo.

Uma coisa que é bem comum acontecer é a pessoa começar um blog, ou até mesmo já vender nas plataformas e não ter preocupação com uma identidade visual.

De novo, precisamos prestar atenção no mundo corporativo à nossa volta, e observar o que nos faz ter credibilidade nas marcas que costumamos consumir.

A Coca-Cola, por exemplo, já temos na nossa cabeça que o logo é vermelho, será que se fosse verde, ou azul, teria o mesmo sucesso?

Vermelho é uma cor quente, que passa sensação de paixão e, principalmente, diferenciação.

Já percebeu que sempre que alguém de vermelho passa por nós na rua, chama nossa atenção?

Sabe aquela cena no filme Matrix quando a moça de vermelho passa no meio de todo mundo vestido com cor escura?

Pois é! Não tem como não enxergar as garrafas de Coca-Cola na prateleira do mercado, por mais que estejam junto com outras bebidas.

Da mesma forma que a Coca-Cola você precisa de uma identidade visual que fique fixada na cabeça do seu público.

Isso inclui um design que tenha haver com seu segmento de mercado, mas também uma paleta de cores que seja agradável, e passe sensação de credibilidade e segurança para as pessoas.

Em nichos de mercado que possuem muita concorrência é fundamental se destacar com uma logo diferenciada e cores que apelem para o psicológico.

O ponto em questão é que o marketing do seu negócio deve ser persuasivo, e as pessoas precisam ser seduzidas logo no primeiro contato com seu empreendimento.

Não pense que só palavras e/ou alguns gatilhos mentais serão suficientes para você persuadir seu potencial cliente, as cores assumem papel importante nesta tarefa.

Gatilhos mentais dentro do marketing – As cores são poderosas na ativação dos sentidos

cores

Quando fazemos uma campanha de anúncios para vender um produto como afiliados, aprendemos que temos que usar gatilhos mentais em nossa headline.

Indo mais longe nesse conceito, podemos afirmar certeiramente que as cores são os gatilhos mentais mais poderosos que existem.

Vários especialistas em facebook ads já mostraram que fazendo anúncios com imagens em cores contrastantes com as do feed do face, os resultados são melhores.

Isso quer dizer que, como o feed do face é azul, anúncios que possuam imagens em tons quentes como vermelho, amarelo, laranja, rosa, chamam mais atenção e recebem mais cliques no botão da chamada para ação.

Se você é infoprodutor e precisa desenvolver sua própria página de vendas, é importante usar cores que se harmonizem e que passem uma boa sensação para as pessoas.

Dentro de cada nicho de mercado existe uma determinada paleta de cores que ativa o desejo de compra e satisfação em navegar na página.

Para o nicho de saúde, emagrecimento, é bom usar cores vibrantes que passem a sensação de bem estar.

Quando vamos para o nicho de cursos que ensinam ganhar dinheiro online, cores frias e tons pasteis passam a sensação de seriedade e comprometimento.

Não é à toa que a maioria dos cursos e páginas dentro desse segmento, usam tons de azul, cinza e algumas vezes verde.

Quem trabalha no nicho de espiritualidade pode usar tons de violeta, dourado, branco e amarelo pois são cores que remetem à prosperidade, elevação e abundância.

O uso correto da psicologia das cores no marketing do seu negócio pode aumentar muito as vendas, ou enterrar seu produto para sempre.

Alguns estudos podem ajudar a entender e escolher a cor correta para o seu negócio. Por exemplo, o autor Robert Plutchik, criou uma roda de emoções conectando a mesma a determinadas cores, veja:

roda psicologia cores-min

Nessa ilustração, o autor considera que existem basicamente oito emoções primárias, raiva, medo, tristeza, nojo, surpresa, curiosidade, aceitação e alegria.

Perceba as variações negativas e positivas em cada cor. Isso denota a importância de você ter cuidado e ser criterioso na escolha da cor da sua marca.

A página de vendas é a conexão com o público, e será onde ele decidirá se compra, ou não.

Por isso, use também esse conhecimento quando for analisar as páginas dos produtos que está promovendo.

Psicologia das cores no marketing – Significados das principais cores

Agora que você entendeu a importância das cores no marketing, é importante conhecer alguns significados, para escolher uma identidade visual de acordo com seu negócio.

Azul

Cor fria que passa tranquilidade e sensação de bem estar. Muitos exercícios de visualização mental usam o azul como cor que leva a calma mais rapidamente.

Para o mundo corporativo, usar azul no marketing, seja em logotipos, ou campanhas de anúncios, passará as seguintes sensações para o público:

Sucesso, poder, lealdade, segurança, propósito, confidencialidade, verdade.

Inclusive essa é a cor utilizada aqui no blog como deve ter reparado, hehe.

Cinza

Uma variação do preto passa a sensação de austerismo, ao mesmo tempo que causa um impacto de neutralidade.

Denota equilíbrio e tem o dom de acalmar a mente, por isso é uma cor ótima para ser usada em salas de espera de consultórios médicos/dentários.

Também pode ser usada em salas de reunião e se entrar em um logotipo é uma cor boa para profissionais liberais em geral, como advogados, contadores, engenheiros, etc.

Preto

Na roda de cores seria a soma de todas elas.

No mundo corporativo é uma cor que denota introspecção, austerismo, mas também passa sensação de superioridade e sofisticação.

Se você escolher um bom parceiro para o preto conseguirá ter reações diferentes, por isso é bom tomar cuidado ao associar outra cor ao preto.

Normalmente quando associamos dourado e prateado temos expressão de luxo, sofisticação e abundância.

Violeta

Cor máxima da espiritualidade que é regida pelo Mestre Saint Germain, e significa a transmutação de tudo que é negativo em positivo.

Uma ótima cor para blogs de espiritualidade/misticismo, e também para associar a produtos que tenham haver com a terceira idade.

Passa a sensação de elevação, leveza, e superioridade intelectual.

Dourado

Dentro da roda de cores ela não existe, pois esotericamente falando, ela é uma cor que vibra numa faixa superior a humana.

Trazendo para o marketing, dourado passa sensação de luxo, abundância, prosperidade (é a cor do ouro), sofisticação.

É indicado misturar com outra cor para não deixar o logotipo, ou identidade visual muito pesado/brilhante.

Rosa

Saindo do contexto de rosa é para meninas, essa cor é símbolo do amor e da compaixão.

É uma cor muito boa para logotipos de blogs de confeitaria ou relacionados a culinária, e também para produtos infantis.

Passa sensação de maciez, criatividade, gratidão, respeito, intuição e calma.

Amarelo

Cor quente que passa a sensação de calor, positividade (uma pessoa negativa jamais usaria amarelo), felicidade, alegria, prazer e clareza.

É uma cor boa para logotipos de produtos alimentícios, já que as cores quentes disparam gatilhos relacionados ao prazer da mastigação e paladar.

Também fica ótimo em blogs fitness, pois passam a alegria e a sensação de ânimo ao exercitar, viver com saúde.

Laranja

Um dos tons de amarelo mais utilizado para produtos alimentícios, ou serviços que precisam passar sensação de dinamismo e competência.

Passa impressão de jovialidade, entusiasmo, aquecimento, liberdade, originalidade e compaixão.

Branco

Dentro dos conceitos de psicologia das cores no marketing, o branco deve ser usado por profissionais da área de saúde, pois passa a sensação de calma e leveza.

Dentro do espectro das cores seria a total ausência de cor, mas com presença de luz, então está ligado à pureza, angelicalidade, e remete muito a temas religiosos.

Sempre acompanhe o branco com outra cor, para dar significado e sentido ao seu marketing.

Verde

O significado principal da cor verde dentro do esoterismo é a saúde.

Mas, trazendo para o mundo corporativo e na psicologia das cores no marketing, também está associado a natureza, segurança, prosperidade, harmonia, sorte e lealdade.

É uma cor muito boa também para blogs de nutrição, e está sempre associada à presença de frescor e bem estar.

Vermelho

O vermelho é uma das cores mais marcantes do mercado, pois significa paixão, emoção, quente.

Estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea, a respiração, as batidas do coração e o pulso. É a cor do Amor!

É associada a grandes marcas no ramo de alimentação, como, por exemplo, Coca-Cola, Burger King e MC Donalds.

Marrom

Associada diversas vezes ao sentido de seriedade e sofisticação, o marrom é capaz de transmitir conceitos de que se associam à natureza e segurança.

Comumente encontramos essa cor associada a produtos da natureza.

Colorido

Atualmente, com toda a movimentação pela globalização e inclusão é importante atentar para o uso de várias cores juntas.

Empresas como Google e Ebay que prestam serviços para o mundo todo já possuem esse tipo de identidade visual com logotipos coloridos.

Quando se escolhe usar várias cores juntas passamos a impressão de diversidade, inclusão social e dinamismo.

Existe cor certa para o meu site ou blog?

Você viu no decorrer de todo o artigo que cada cor tem um sentido único e que geralmente são utilizadas em detrimento do nicho de mercado escolhido.

É indicado afirmar que a cor do seu projeto vai depender sempre do objetivo do mesmo e do nicho de mercado escolhido.

A cor do meu blog foi escolhida levando em consideração os sentimentos que o azul acarreta no emocional das pessoas e por ser um nicho de mercado que exige a conquista de credibilidade e confiança por parte dos visitantes.

É uma cor que passa: sucesso, poder, lealdade, segurança, propósito, confidencialidade e verdade.

Outra coisa importante é você escolher um template que possibilite uma facilidade no manejo das cores e que possua nativamente a possibilidade de mudar as cores facilmente.

No caso recomendo o uso do Wolf WP, simples e super fácil de trabalhar.

Conclusão

Espero que esse artigo tenha ajudado tirar suas dúvidas sobre a psicologia das cores no marketing e que você consiga entender melhor como isso funciona na cabeça das pessoas.

Lembre-se sempre de que, como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras, e quando falamos de conexão com o público, cores são fundamentais.

Sejam as imagens dos seus artigos, ou a cor da roupa que usar para gravar um vídeo, pense na sensação que deseja passar para as pessoas antes de escolher.

Para ter sucesso com vendas e mercado de afiliados é preciso entender bem o público para poder se conectar com ele adequadamente.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a famosa psicologia das cores? Então compartilhe esse artigo com seus amigos e sua audiência.

Você já conhecia esse conceito? Já usa no seu negócio? E que cor utiliza no seu blog e/ou site? Fala pra gente ai nos comentários, sua participação será de grande ajuda!

Grande abraço e até a próxima!