O Remarketing é uma estratégia de conversão que faz parte das práticas de marketing digital, mesmo quando falamos de negócios físicos.

Para quem trabalha exclusivamente pela internet e não vê a cara do público, é preciso contar com estratégias de vendas que sejam efetivas.

O aumento da aceitação do público em comprar pela internet, mudou muito as formas de negócios, hoje é possível comprar online praticamente tudo.

Seja por causa do isolamento da pandemia, ou pela simples praticidade de comprar pela internet, o fato é que essa possibilidade mudou completamente o processo de compra do público.

Mas, uma coisa que ainda não mudou é a famosa “dúvida” na hora de efetuar a compra.

Segundo estatísticas do Google Ads (em 2019), somente 3% das pessoas que visitam uma loja virtual, efetuam a compra imediatamente.

Ou seja, muita gente entra no seu comércio e não compra logo de cara, se não houver um acompanhamento você perde esse cliente potencial.

É aí que entra o recurso do Remarketing, uma forma poderosa de não perder o seu cliente, mesmo quando ele sai sem levar nada do seu negócio.

o que é remarketing

O que é Remarketing?

Basicamente o nome se refere a fazer marketing novamente para uma mesma pessoa que já esteve em contato com sua oferta.

A intenção é impactar mais de uma vez essa mesma pessoa que visitou seu conteúdo/oferta anteriormente.

Não se espante com o nome dessa técnica, com certeza você já foi alvo da mesma e nem percebeu.

Imagine que você visitou o Mercado Livre para comprar um produto qualquer, porém, naquele momento você visitou o produto, leu a descrição, viu a qualificação do vendedor, mas… Não comprou. Fechou a página e foi embora.

Nesse momento começa uma verdadeira saga do Mercado Livre buscando apresentar aquele produto em tudo que é lugar.

Você vai começar a ver o mesmo produto em anúncios do Facebook, na pesquisa do Google e até mesmo você vai acordar e ver um e-mail do Mercado Livre falando sobre o seu interesse naquele bendito produto.

As vezes o remarketing acompanha bons descontos e por vezes você consegue até comprar mais barato.

Eu mesmo nunca compro de primeira e fico esperando pelo remarketing, rsrs (não espalha pra ninguém).

Mas, o fato é que essa técnica funciona muito bem e potencializa demais seus resultados na internet.

Vamos salientar que o remarketing é diferente da estratégia de retargeting, apesar dos nomes serem bem parecidos, são táticas diferentes.

Qual a diferença entre remarketing e retargeting?

remarketing

O Retargeting, que vem do inglês “target” (“alvo”, em português), utiliza as mídias pagas para “seguir” pela internet todas as pessoas que estiveram dentro da sua loja e não compraram.

Já no Remarketing,  você vai colocar o público que visitou seu blog, loja, landing page, em contato novamente com seu conteúdo.

Perceba a diferença: No primeiro caso a única finalidade é fazer com que a pessoa que viu e não comprou, se convença a comprar.

Enquanto que no remarketing, você lembra o público que ele já viu sua oferta, mas não necessariamente faz uma nova oferta direta.

Uma forma muito vista de aplicação do remarketing é quando se criam vários artigos no blog, falando de um mesmo produto, mas abordando o assunto de formas diferentes, usando palavras chave variadas.

Assim, se uma pessoa leu um artigo e não comprou, terá a chance de ver o produto novamente sob uma outra perspectiva.

Afiliados autoridade fazem muito isso, pois assim esgotam todas as possibilidades de dúvidas, levando o público a se decidir pela compra.

Vantagens do Remarketing

O principal objetivo do Remarketing é aumentar as conversões. Partindo do pressuposto de que o potencial cliente dificilmente compra de primeira.

Então, aumentar a visibilidade da oferta para quem já demonstrou interesse eleva o grau de chances de haver a conversão de fato.

Essa é a principal vantagem do remarketing. Mas, temos mais algumas que merecem destaque:

1 – Fortalecimento do Branding

Ao fazer remarketing você estará contribuindo para o fortalecimento da sua marca. Vale aquele velho ditado, quem não é visto não será lembrado.

Portanto, não é um objetivo primário, mas pode de forma secundária favorecer a exposição da sua marca e aumento do branding da sua empresa.

2 – Aumento do ROI

Aprendemos aqui no blog que o ROI é o retorno sobre o investimento, e que essa métrica é muito importante para a saúde financeira do seu empreendimento.

Ao fazer remarketing o ROI tende a ser positivo e você terá um menor custo por venda.

3 – Segmentação Avançada

Isso soa até lógico. Uma vez que você faz remarketing estará atacando um público mais “quente”, e com isso aumentará as chances de conversão. Esta segmentação avançada você consegue fazer facilmente com as ferramentas dispostas na internet.

4 – Orçamento viável

Trabalhar com públicos personalizados no remarketing barateia seu orçamento e aumenta sua margem de lucro, sendo que você estará trabalhando com um público já “esquentado”.

Como fazer remarketing dentro do marketing de conteúdo

Se você tem blog, ou canal de vídeos, sabe que quanto mais se fala de um assunto, mais desperta a curiosidade do público em conhecer mais profundamente um produto/serviço.

Atualmente, o marketing de conteúdo é a estratégia mais poderosa para captação e fidelização de público que existe.

Assim, se você conciliar o conceito do remarketing dentro do seu conteúdo, com certeza, terá um aumento exponencial nas conversões.

Veja abaixo, alguns passos importantes e práticos para conseguir bons resultados com essa prática:

1 – Faça o estudo do público

Não adianta! Quando falamos de marketing e vendas, não tem como escapar de fazer um estudo apurado do avatar/persona.

Fazendo esse levantamento mais profundo do público é possível encontrar quais são seus pontos fracos, que deverão ser explorados dentro da sua produção de conteúdo.

É a partir desse estudo que você saberá o que exatamente as pessoas estão procurando, e a partir disso, entregar conteúdo relevante que ajude-as nessa busca.

Claro que tudo deverá culminar com a apresentação da sua oferta, que deverá ser exatamente o que o público deseja, então tenha certeza de possuir um produto/serviço que seja mesmo relevante para as pessoas.

2 – Segmente as listas de e-mails

Uma maneira de deixar o remarketing mais poderoso em seu conteúdo é fazer segmentação da lista de e-mails.

Ou seja, divida sua lista de e-mails genérica em pedaços menores, separados por características específicas de cada parte do público.

Por exemplo: Você tem uma isca digital que ensina como organizar a vida financeira.

Esse é um assunto que interessa a milhares de pessoas, mas cada uma terá uma condição especial para ser atendida.

Existirão pessoas completamente sem dinheiro para começar a pagar dívidas, e outras que já poderão começar um plano de negociação agora.

Separar os dois grupos é importante porque assim você pode se comunicar com cada um de forma a não generalizar as informações e quem sabe até, ter um produto/serviço diferente para cada um.

Veja que ter listas separadas dará um trabalho maior na hora de criar conteúdo, mas é a melhor maneira de direcionar a oferta para quem realmente já tem condições de adquirir.

3 – Crie campanhas personalizadas

A partir da divisão que foi feita no item acima, você consegue criar as campanhas de remarketing direcionadas para cada tipo de público.

Faça uma atualização dos posts do seu blog, ou dos vídeos do canal, e mostre novamente para a lista, porque esses assuntos são esquecidos com o tempo.

Fazendo isso, você coloca o público em contato novamente com conceitos que ele já viu, mas esqueceu, reacendendo nele o desejo de resolver esse problema/dificuldade novamente.

Você não precisa criar ofertas direcionadas apenas para venda, colocar as pessoas em contato novamente com seu blog, ou canal, é uma maneira de recapturar esses leads que estavam “voando” por aí.

Como elas haviam mostrado interesse antes pela sua oferta, será um público mais fácil de levar até a decisão de compra.

4 – Faça uma campanha de anúncios pagos

Em qualquer tipo de negócio, chegará um momento que será necessário investir em propaganda.

A melhor notícia sobre isso é que tanto o Facebook ads quanto o Google ads, possuem painéis de campanhas intuitivos e fáceis de seguir.

Depois de espalhar seu conteúdo e colocar o público em contato com sua oferta novamente, mostrar um anúncio patrocinado pode ser uma maneira efetiva de conversão.

Veja, você direciona esse anúncio para quem já visitou seu site, página, canal de vídeos, dessa forma somente pessoas que realmente tem interesse receberão a propaganda.

A partir das impressões e das métricas, você poderá criar uma nova lista de quem não efetuou a compra, e aí sim criar uma campanha de Retargeting para elas.

Conclusão

Viu como o remarketing não é só mostrar a oferta novamente, mas sim uma ferramenta poderosa para a conversão?

Essa é uma estratégia econômica, porém, extremamente poderosa para aumentar suas conversões.

Portanto, você como estrategista do marketing digital, não pode deixar dinheiro na mesa e muito menos deixar de utilizar o remarketing em suas estratégias.

Fica a dica!

Espero que esse artigo tenha clareado sua mente sobre as infinitas possibilidades que as estratégias de marketing digital podem trazer para seu negócio, e de como o remarketing pode ser o divisor de águas para o aumento do seu faturamento.

No mais, me fala, você já usa remarketing no seu negócio? Como tem sido essa experiência? Deixa o seu comentário com sua resposta.

Grande abraço e até a próxima!

Sobre o Autor

Wilker Costa
Wilker Costa

Formado em computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

>
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Chamar o Wilker
1
Precisa de Ajuda?
Olá, aqui Wilker Costa

Posso ajudar?

Não fique com dúvidas. Me chama no Whatsapp que te ajudo agora mesmo!

Basta clicar no botão verde logo abaixo: