A LIDERANÇA Que Você Não Conhece Revelada por 8 Estudos de Casos

Comandante, Acelerador, Visionário, Sociável, Perfeccionista e Coach. São esses os pontos para você ter uma liderança de sucesso.

Se você está querendo ser um líder para um grupo ou até mesmo tomar liderança em sua vida… Você precisa aprender um pouco mais com esses casos de sucesso.

Todos que serão apresentados, não se tornaram líderes por destino. Eles trabalharam duro para se tornar um líder!

Toda pessoa que quer ter liderança precisa ser:

Comandante!

Ser respeitado, por ter domínio da situação, tendo pouco tempo para perder! Um comandante é ter a rapidez de ser eficaz em momentos críticos da empresa.

Acelerador

Ser acelerador de alta performance pode até ser uma boa utilidade para a empresa ou para a vida, mas pode acabar tendo conflito com funcionários, por ser rápido de mais! (Seja um acelerador, com eficiência)

Visionário

Ser visionário é enxergar probabilidades que aos olhos de outras pessoas não existe, um visionário consegue ter a visão 5 vezes mais inclinada para o sucesso do que qualquer pessoa comum, fazendo com que outras pessoas o vejam como uma inspiração.

Sociável

Um exemplo de líder sociável é o próprio Silvio Santos, ou melhor, Senhor Abravanel. É carismático com todos, não se deixa elevar sua personalidade, trazendo mais valor a sua equipe de trabalho.

Perfeccionista

Esse tipo de líder costuma colocar a mão na massa igual aos funcionários, segundo os especialistas, ele é o tipo de cara que é mais voltado para a área técnica.

Treinador

Um líder que costuma se preocupar com a evolução dos seus funcionários, ele está sempre ali para ensinar e mostrar a forma certa.

Um grande malefício desse líder é exatamente na hora de demitir um funcionário que não se encaixa nos padrões.

Para você ter liderança, você precisa ter alguns desses pontos. Não precisa ser todos, mas faça uso dos melhores!

imagen1

Abaixo listarei 8 Casos de sucesso em liderança e entrarei mais a fundo em suas histórias.

  • Caso de Sucesso 01: Alexandre Costa – Fundador da Cacau Show
  • Caso de Sucesso 02: Luiz Seabra – Sócio Co-Fundador da Natura
  • Caso de Sucesso 03: Walt Disney – Fundador da Walt Disney
  • Caso de Sucesso 04: Bill Gates – Fundador da Microsoft
  • Caso de Sucesso 05: Flávio Augusto – Fundador da Wise-up e Presidente da Wiser
  • Caso de Sucesso 06: Robinson Shiba – Fundador do China in Box
  • Caso de Sucesso 07: Roberto Justus – Publicitário e Apresentador de TV
  • Caso de Sucesso 08: Steve Jobs – Fundador da Apple

E não só isso, vamos aprender com eles também: 

  • A grande lição de vida que eles tiveram para chegar ao topo
  • O que você deve aprender com todos esses casos de lideranças

Pegue seu café e tenha uma ótima leitura!

Alexandre Costa – Fundador da Cacau Show

imagem 2Alexandre filho de vendedora de produtos de beleza e filho de um tecelão, aos seus 17 anos começou a revender chocolates e viu uma excelente oportunidade nesse mercado de chocolate artesanais após conseguir uma encomenda de 2.000 ovos de 50 gramas.

E um fato curioso, que foi aonde a Cacau Show surgiu, foi exatamente quando ele soube que a empresa que ele revendia esses chocolates não conseguia entregar o pedido.

Para honrar aquele compromisso, ele mesmo decidiu arcar com aquela demanda. Comprou o que era necessário (matéria prima) e contratou uma senhora que fazia chocolates caseiros.

Alexandre conseguiu entregar o pedido com 3 dias, trabalhando intensamente, 18 horas por dia.

Ao ver o potencial lucro que aquele mercado poderia lhe trazer ele pegou o valor que ganhou do pedido, por volta de 500 Dólares e iniciou a Cacau Show em uma salinha da empresa dos seus pais em São Paulo. Quando seu lucro foi aumentando, ele resolveu pagar aluguel pela aquela sala.

Momentos difíceis

Em 1992 ele teve uma fase difícil, pois com a chegada do verão daquele ano, e por seus produtos serem naturais e frágeis, eles começaram a estragar, e nessa mesma época, as vendas caíram.

Até aí era uma situação tradicional de verão, quando frequentemente é necessário “colocar dinheiro” na empresa; foi então que a crise se instalou, porque não havia caixa suficiente para cobrir as despesas.

E não foi por isso que o Alexandre ficou de braços cruzados e reclamando não, ele foi atrás de uma solução.

Por não querer pegar dinheiro emprestado com o banco, ele simplesmente fez diferente, pensou em longo prazo. Por estar próximo ai final do ano, ele comprou uma máquina de fazer Panetones, e começou a revender seus panetones, e não parou por ai não…

Ele montou quiosques em feiras de Natal para revender seus chocolates e também produto que suportava o calor, como salgadinhos e sucos.

A marca Cacau show foi criada em 1988, mas a primeira loja oficial foi criada em 2001 em Piracicaba, interior de SP.

No seu próximo ano ele conseguiu estabelecer mais 18 pontos com a logo da sua marca e isso sé teve a tendência de crescer.

Alexandre Costa tem orgulho de dizer que cresceu sua empresa na raça, sendo um líder de sua própria competência em não deixar aquela encomenda de 2.000 Ovos passarem, para depois comandar a liderança em seus grupos.

Curiosidade: O faturamento da Cacau Show em 2017 foi de aproximadamente 3,3 Bilhões de Reais.

Luiz Seabra – Sócio CO-Fundador da Natura

imagem 3Tudo se iniciou em 1969, quando Luiz tinha 27 Anos de idade, ele e Jean Pierre Berjeaout seu sócio, fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout.

As atividades se iniciaram em uma lojinha em SP, na qual Luiz prestava consultoria de beleza para clientes.

Foi nessas consultorias que Luiz Seabra enxergou uma ótima oportunidade, na qual os produtos de cosméticos tinha.

Inclusive, seu intuito, era melhorar a autoestima das pessoas em suas consultorias. E era exatamente isso que estava em alta em sua visão.

Luiz seguiu o plano, em preservar não só a autoestima das pessoas, como a da natureza, e advinha de onde ele tirou o nome Natura? Exatamente! Dessa preservação de autoestima de ambas as partes… Hoje a Natura é a maior empresa de cosméticos da América Latina.

Um ponto interessante do Luiz é ser sociável. Ele criou a linha Exclusiva de refis, para o cliente não ter problemas com frascos e embalagens, fazendo apenas uma atualização do seu cosmético.

Quando se trata de ser visionário, ele é um dos que estão na Liderança. Com esta cultura de preservação e consciência ambiental, sua organização foi diversas vezes pioneira no mundo. E tem mais…

Desenvolveu a tabela ambiental, onde explica aos seus consumidores como as embalagens e os produtos são feitos, mostrando mais uma vez seu compromisso em promover a sustentabilidade em todos os níveis.

Ta ai um grande exemplo para ser seguido!

Walt Disney – Fundador da Walt Disney

imagem 4Walt Elias Disney nasceu em 1901 em Chicago, e foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador  animador, empreendedor, filantropo e co-fundador da The Walt Disney Company.

Pode se dizer que o Walt Disney era perfeccionista em animações, tanto que era pioneiro e teve a tamanha repercussão.

Tendo produzido o primeiro longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões (1937), e pelos seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald.

Ele também é o idealizador dos parques temáticos sediados nos Estados Unidos: Disneylândia e Walt Disney World Resort. Ao longo da sua vida foi um símbolo da indústria da animação e um ícone da cultura popular.

Antes de Tudo acontecer

Isso tudo foi no auge da sua fama, mas nem sempre tudo foi assim, pois ele cresceu em tempos muito difíceis.

Para o menino, devido aos castigos impostos pelo pai, Elias Disney, homem bastante severo. Depois de descobrir que não tinha uma certidão de nascimento, alimentou a ideia de que era filho adotivo.

Perdido de tudo Walt Disney aos 16 anos começou a estudar arte, além de ter participado da Ordem Demolay.

Conjuntamente com um amigo, decidiu então juntar-se à Cruz Vermelha, e algum tempo depois disso ele foi enviado para França para dirigir ambulâncias por lá.

Ou seja, ele estava completamente perdido, e muito menos sabia que um dia seria um dono/rei de um império todo.

Depois de um tempo ele voltou para o EUA e começou a trabalhar em uma agência de publicidade.

Momento da virada

Com o irmão dele (Roy), ele criou uma pequena produtora, essa mesma tinha a função de animar contos de fadas. Todos esses desenhos animados já eram exibidos em cinemas.

Em 1923 eles dois se mudaram para Hollywood em Los Angeles, e lá mesmo ele contratou a distribuidora de filmes M. J. Wrinkler, dizendo que o seu estúdio de animação tinha diversos filmes para vender.

Wrinklers não só aceitou a proposta como pagou 1500 dólares adiantado.

Depois de angariar dinheiro, adquirir material, contratar o pessoal, Walt Disney começa a fazer planos: Alice, uma série em que uma menina convivia com personagens de cenário animado. Depois disso ainda fez mais algumas séries que EXPLODIRAM.

Mas nem tudo são rosas não é mesmo? Walt Elias Disney foi apanhado pelas costas… O Patrão para quem Walt fez a obra, lhe roubou as personagens por não ter tido as assinaturas dele Walt Disney.

Mesmo assim ele manteve a calma e foi ai que veio em mente a maior obra que ele poderia fazer.

Ele já enviou um telegrama avisando ao irmão para manter a calma, pois ele iria criar um personagem, que se chama Mickey Mouse.

Dando uma grande reviravolta em tampouco tempo, esse seu personagem virou sucesso no mundo todo.

Nessa época, a produtora passou a ser mais bem organizada: Roy cuidava da parte financeira, Walt produzia e dirigia, e Iwerks desenhava.

Depois disso só teve a crescer… Mostrando uma grande vitória.

Walt Disney faleceu em 1966 devido a um câncer no pulmão. Seu corpo foi cremado dois dias depois, e suas cinzas foram enterradas no Forest Lawn em um memorial na Califórnia.

O grande ponto do Walt, é que ele era um perfeccionista, gostava de cuidar mais da área técnica. 

Bill Gates – Fundador da Microsoft

imagem 5Bill Gates sem dúvida é um dos maiores líderes do mundo no ramo de empresariais.

Quando se aposentou da Microsoft em 2008, Gates deixou um legado como um chefe exigente e, às vezes, abrasivo.

No entanto, ele incentivou e alimentou a enorme criatividade e inovação das pessoas e fez questão de reconhecer as realizações.

Os programadores, engenheiros, designers, MBAs e outros que participaram regularmente das reuniões de desenvolvimento de Gates disseram que ele frequentemente interrompia para questionar e desafiar suposições.

Dados esses detalhes, há pouca dúvida de que Gates se baseou fortemente em um estilo de liderança autoritário.

Antes da Microsoft 

Bill nasceu em 1955 em uma família de classe média, seus pais William H. Gates e Mary Maxwell Gates tinham ótimos cargos.

O pai era um advogado em uma grande empresa e a Mãe de Bill trabalhava em uma Universidade como Professora e depois disso passou a trabalhar em Bancos como Diretora.

Bill Gates com suas duas irmãs frequentavam as melhores escolas da sua época. Depois de um tempo ele foi admitido em Harvard, mas largou seus cursos no 3º ano, pois queria dar um foco especial no seu projeto (Microsoft).

Trabalhou na Taito com o desenvolvimento de software básico para máquinas de jogos eletrônicos (mais conhecido como fliperamas) até seus 16 anos.

Aos seus 17 anos ele e seu amigo e sócio Paul Allen criou um software para leitura de fitas magnéticas. Mas infelizmente esse projeto não deu certo por causa de suas idades. Seus clientes desistiram das transações.

Bill e Paul Allen então focaram em criar a Microsoft em 1975 e mal sabiam que seria a maior empresa de sistema operacional já utilizada.

Em 1998 Bill Gates promoveu Steve Ballmer, um amigo de longa data, ao posto de presidente da Microsoft e publicamente passou a ter uma participação menos ativa nos processos decisórios da empresa.

Mostrando que seu foco era ser perfeccionista em liderança cuidando da área técnica. Mas ser líder ia muito mais além disso.

Se aposentando em 2008 da Microsoft para trabalhar em outros projetos com sua esposa.

O homem mais rico do mundo por mais de uma década!

Bill Gates não era só líder em sua empresa, como liderava também o Ranking de mais ricos do mundo.

Desde 1995 até 2007 ele mantinha essa liderança, mas por não gostar deste post, ele simplesmente começou a fazer doações multibilionárias para ser ultrapassado pelo Mexicano Carlos Slim, e mesmo assim não querendo ainda ficou em primeiro lugar novamente em 2013 até ser ultrapassado pelo dono da Amazon agora em 2018.

Agora me diz aqui, você gostaria de ser um líder desses? Quem não né? rsrs

Bill é mais um caso de liderança que podemos nos inspirar. Um dos seus pontos mais fortes era o perfeccionismo.

Flávio Augusto – Fundador da Wise-up e Presidente da WiserJá tem um tempo que eu acompanho o Flávio Augusto, e além de sua liderança ser muito inspiradora, eu gosto bastante de sua história de vida.

Para uns ele não é muito famoso, mas se você é envolvido(a) no mundo do empreendedorismo, você já deve ter ouvido falar sobre ele, ou se não já viu algum de seus anúncios nas redes sociais como Facebook e Instagram.

Flávio é o Co-fundador da Wise-up e atualmente é presidente da Wiser, ambas escolas de Inglês.

Seu palco de liderança é tão imenso que uma vez ele chegou a vender a Wise-up em 2013 no valor aproximadamente de 877 Milhões e em 2015 ele recomprou ela pelo valor de 398 Milhões.

Sua autoridade era incrível sobre essa escola que ele fundou a mais de 20 anos atrás!

Hoje além de ter um time de futebol (Orlando City), no qual até o Kaká já jogou, ele também tem um programa online no qual fala sobre cases de sucesso e o que eles podem ensinar a você sobre empreendedorismo. meusucesso.com

“Início com menos chances”

Em um vídeo seu ele fala que foi uma das pessoas que menos teve oportunidade na sua vida.

Aos 19 anos. “Queria casar e precisava juntar algum dinheiro”, recorda o empresário. Filho de militar e de uma professora de escola pública, Augusto foi criado em Jabour, na periferia carioca.

Em 1995, quando chegou aos 23 anos, decidiu abrir a própria escola, usando dinheiro de um cheque especial. “Foi uma loucura”, diz ele. “Mas acabou dando certo.” Em um mês, Augusto já tinha conquistado muitos alunos.

A primeira unidade da  Wise Up ficava em um andar de um prédio no centro do Rio de Janeiro. Oito meses depois era inaugurada a segunda, na avenida Paulista, em São Paulo.

Em seu segundo ano de existência, a unidade paulistana passou a faturar R$ 500 mil por mês e acabou financiando a expansão da rede, que inaugurou mais 24 unidades próprias nos três anos seguintes.

Até chegar aos dias atuais, tendo esses três projetos ativos (famosos), Wise-up, Orlando City e o programa MeuSucesso.com, fora seus outros projetos não conhecidos que ele tem por fora.

Flávio Augusto mostra que tem alguns pontos em sua liderança como: Comandante, Sociável e Visionário. 

Robinson Shiba – Fundador do China in Box

imagem 7China in box, já ouviu falar desse nome?  – Atualmente o China In Box é o maior delivery de comida chinesa da América Latina!

Robinson Shiba fundou esta rede de Fast-food em 1992, e atualmente conta com mais de 130 unidades em toda a América. A ideia veio após uma viagem com o seu amigo de faculdade para os Estados Unidos.

Ele viu o tamanho da demanda que tinha aquele assunto e ele não pensou duas vezes. Após se formar em odontologia, para sua segurança… Ele tirou o projeto do papel!

Ele já tinha um olhar visionário, antes mesmo de entender sobre liderança. Mostrando até mesmo que muitos pontos você cria quando se é um líder, e outros a própria vida ensina! 

Momentos difíceis no meio da sua jornada

A maioria dos cases de sucesso que estou listando aqui tem seus problemas no início da sua caminhada, mas com o Robinson foi diferente, alguns momentos na sua caminhada ele foi pressionado pelo maior problemas de todos, a mente!

Apenas com a ideia do China In Box, Shiba foi muito apoiado por seu pai mesmo ele falando bastante das responsabilidades de começar agir em sua área de odontologia, mas ele nunca perdeu a confiança em seu filho.

Tanto que quando ele Shiba realmente queria fazer a primeira unidade, ele seu pai vendeu um apê que ele tinha para realizar a mais nova oportunidade da família.

Como qualquer negócio leva seu tempo para crescer e evoluir, o China In Box levou o mesmo processo. No outro ano ele já conseguiu abrir uma nova loja.

Nesse processo de crescimento, o Shiba estava fazendo algo errado. Fugindo dos seus próprios problemas e colocando sua esposa para enfrentar o leão.

Tanto que a única coisa que ele sabia fazer era abrir franquias, e resolver “pepinos” era tudo terceiros.

Ele tentou até mesmo abrir uma franquia na argentina no começo da sua jornada internacional, mas não deu certo pelo fato de ter uma crise no país e como eu disse… Ele só sabia abrir lojas e franquias.

Anos depois teve uma crise na Rússia, e essa crise afetou muitas regiões, e com todo mundo com medo, as vendas caíram drasticamente.

Foi nesse tempo que a sua mente começou a apertar, pois ele já tinha trauma de enfrentar seus problemas. Mas a mudança ouve quando ele parou e realmente decidiu ter liderança da situação.

Momento de virar a chave mental

Após aprender o que precisava para tocar aquele tipo de negócio, ele decidiu colocar a cara a tapa com os problemas, melhorando até mesmo a situação das suas unidades de delivery.

Shiba pode ser considerado como um vencedor, pois em muitos momentos ele estava completamente perdido, sem ter nada em controle. Mas uma coisa que ele sempre levou consigo mesmo era: ” Se ele começava algo ele tinha que ficar bom naquilo”.

Com esse processo ele virou até um coach pra ele mesmo nas horas mais difíceis.

Robinson Shiba talvez não teve aquela história de superação inicial, mas o seu maior problema, veio quando ele já estava acomodado. Acaba sendo até mesmo pior que dificuldades iniciais.

Tem uma palestra dele em um evento que ele entra em mais detalhes sobre sua vida. Recomendo assistir:

Os maiores pontos de liderança de Shiba, pode ser considerado como coach e visionário.

Roberto Justus – Apresentador de TV, Empresário e Publicitário

imagem 8Roberto Justus nasceu em 30 de Abril de 1955 em família de imigrantes húngaros, formado em administração de empresa. Justus deixou os negócios de família para iniciar sua carreira no mercado publicitário como sócio de uma agência de propaganda.

Seus negócios foram todos muito bem reconhecidos, tanto que ganhou até mesmo um espaço na televisão. Em 2004, ele iniciou um reallity show Aprendiz na emissora da Record.

Por sua repercussão está tão em alta, ele não parou por ai. O empresário como líder, comandava novos quadros na emissora no mesmo formato de reallity.  Roberto Justus +, Power Couple , A Fazenda.

Suas visões como Líder:

Para Roberto Justus um bom líder tem que ter:

  • A força de vontade
  • A força da visão
  • A força do caráter
  • A força de persuasão
  • A força da criatividade
  • A força da coragem
  • A força da paixão

Faça das palavras dele as suas ações, liste isso como pontos para você observar em você mesmo e se tornar um líder.

Um dos pontos principais do Justus é ter liderança em ser Comandante

Steve Jobs – CO-Fundador da Apple

imagem 9Steve Jobs é aquele tipo de líder que marcou tanto a nossa geração que ainda durante muitos anos surgirão novos livros, filmes e histórias sobre passagens marcantes da sua vida que vale a pena conhecermos.

Tanto exemplos positivos quanto outros que mostram exatamente o que não devemos fazer em nossas empresas.

Mas, por que ele foi tão especial assim? Porque revolucionou nada menos do que seis diferentes mercados: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefonia, tablets e publicação digital.

Jobs tem suas visões tão avançadas que ele cita alguns pontos para uma pessoa que quer se tornar um líder.

Alguma delas foram:

  • Bons Líderes Têm Confiança
  • Bons Líderes São Adaptáveis
  • Bons Líderes Atuam Com Sentido De Urgência Controlada
  • Bons Líderes Têm Visão

Steve era um super visionário, tanto que ele fez muito para apenas a geração dele, sem falar que era um grande “ensinador”, ou melhor, um belo coach

A história de Jobs é muito extensa, e bastante dramática, ele simplesmente foi um guerreiro em passar tudo o que passou.

Inclusive, vou deixar a bibliografia dele para você ler e também se emocionar com as reviravoltas que ele deu em sua vida.

→ Bibliografia Steve Jobs

A grande lição de vida que eles tiveram para chegar a sua Liderança!

Não sei se você percebeu nos cases de sucesso, mas todos eles tiveram seus problemas em algum momento de suas trajetórias eles tiveram que levantar, pois caíram e sabiam que a pior opção seria ficar no chão.

Se você tiver reparado, nenhum desses 8 casos de sucesso tem todos os pontos de liderança, eles enxergam aonde eles são bons e aperfeiçoa naquilo.

E para finalizar, nenhum deles desistiram! Imagina só o impacto que teria se um deles deixassem seus objetivos de lado e fizessem outra coisa na vida? Eu mesmo não teria o que eu tenho hoje exatamente por faltarem 3 desses 8 casos de sucesso.

Eu sou totalmente grato com as lições deles. E exatamente por causa deles que tenho muitos objetivos hoje!

O que você deve aprender com todos esses casos de lideranças?imagaem 11Você deve aprender a ser grato, ter visão, esse foi um ponto que todos tiveram. Inclusive se reparar em você, você também tem esse ponto positivo para liderança. Basta explorar ele para encontrar seu tipo de sucesso!

Use essas inspirações até mesmo em sua vida pessoal! Você pegando um ponto de cada, sua vida é capaz de mudar drasticamente!

E por fim… Você deve acreditar mais em você mesmo, se todos foram capazes, com todas as dificuldades que tiveram em início, meio… Você também consegue chegar aonde tanto pretende. Imagina só você ser um líder/fundador de um mercado?

Se até o Shiba descobriu uma coisa incrível que foi trazer a cultura da comida Chinesa/Japonesa, a China in Box! Tem muita coisa – mercado esperando um líder para comandar. Ache seus pontos positivos desse artigo e comece hoje mesmo.

Conclusão!

Vimos que para ser um líder ou tomar a liderança em algo, temos que ser apenas nós mesmos!

Todas as histórias eram bastante diferentes, tanto que nenhum deles tiveram os mesmos pontos de liderança, alguns eram diferentes dos outros.

Com a ajuda desse artigo Você consegue preparar sua mente para se tornar o que você quiser, inclusive um líder… Clique e leia 

Agora para nós nos conhecer melhor, explique aqui a baixo, o que você achou das histórias, qual foi a que mais te inspirou?

Comente aqui abaixo, para podermos discutir sobre isso e eu poder conhecer você melhor ta okay?! Te espero!