Como me Conhecer Melhor: A forma DEFINITIVA Para Melhorar Sua Pessoa!

A maioria das pessoas vive sem um propósito, estão vivendo por viver, outras já se perguntam: “como me conhecer melhor” e deixam um nó de perguntas semelhantes no ar sem resposta.

No final da adolescência, temos que decidir o que queremos ser – um médico, um advogado, um professor ou um escritor.

Nós escolhemos uma identidade profissional baseada em nossos interesses adolescentes caprichosos que geralmente orientam o resto de nossas vidas.

Quando você faz uma escolha errada igual escolher uma profissão, você gasta energia fazendo algo que não gosta e ainda assim tempo e muitas vezes dinheiro para escolher outra profissão até chegar a que você gosta, se tornando um rodízio de escolhas.

Mas saiba que situações como essas possuem soluções e que você vai descobrir agora mesmo! Por que eu listei algumas maneiras para você responder suas perguntas, por exemplo: “como me conhecer?” e muito mais.

desenvolvimento pessoal e humando

Faça lhe algumas perguntas, como:

imagem 1Essas perguntas vão servir para apontar o que você faria em decisões rápidas e que você tivesse apenas uma chance de escolha.

Lembrando que esse artigo vai ter muita prática, recomendo que pegue uma caneta e um papel para as pedradas que irão vir.

1ª Pergunta: Você só tem apenas uma chance, o que ou quem você seria se soubesse que não poderia falhar de jeito nenhum?

A verdade é que somos muito acomodados e uma vez que temos apenas a decisão de acertar ou falhar ficamos aterrorizados. Mas esse não é o intuito, e sim, forçar você um pouco antes das coisas precisarem acontecer.

2ª Pergunta: Quais são seus principais valores pessoais?

Valores pessoais e autoestima possuem um mesmo conceito. Não que sejam iguais, porquê não é, nada a ver! Porém, quando nascemos, viemos ao mundo tipo um computador formatado que depois adiciona vários programas. E valores pessoais e autoestima também são a mesma coisa, você instala e atualiza essas “versões” com o tempo.

  • Entre os bons e os ruins, quais são seus top valores pessoais?

3ª Pergunta: O que você considera como felicidade? Quais pontos?

Valores podem se encaixar aqui, já que uma coisa está ligada a outra. Antes de se perguntar: “Como me conhecer melhor“, responda pra você mesmo, o que te faz feliz…

4ª Pergunta: Se o dinheiro não fosse um objeto, de que forma você viveria?

As pessoas ligam sucesso a quantia de dinheiro que possuem. Mas se na verdade retirasse o dinheiro, qual seria o ponto de sucesso dessa pessoa?

Pergunte para você de que forma você viveria. Seu sucesso pode ser ultrapassado de várias outras formas ou apenas com o dinheiro?

RESPONDA!

Está ai 4 perguntas simples, mas que vão fazer muita diferença para você. Se não for para ajudar  você em como se conhecer melhor, te ajudará a ficar mais confuso. rsrs

Mas fique tranquilo, essa é apenas a primeira forma de se entender melhor.

Retire um tempo para você!

imagem 2Se você tem uma pessoa especial, você sabe o tanto que é ótimo ficar a sós com a mesma. Você consegue enxergar pontos e coisas que você não via nessa pessoa.

Da mesma forma é com você! Quando você tira um tempinho para conversar com seu protagonista oficial, você entende como você se adapta com você mesmo.

Falando nesse assunto eu me recordo de um desenho que eu amava assistir quando pequeno.

Naruto! 

Existia dentro dele um “espírito” que no começo era seu verdadeiro inimigo, depois de um tempo ele conseguiu enfrenta-lo de frente e por consequência, ele se tornou seu melhor amigo.

Moral disso tudo…

Você tem uma versão dentro de si que é o protagonista. Alguém de muito sucesso inexplorado.

O que você deve fazer é entender melhor sobre esse “alguém” e se tornar mais próximo de você mesmo. E antes de se perguntar: “Como me conhecer melhor?” Tenha em mente que você precisa resolver a situação com esse suposto protagonista…

  • Inclusive, tem um artigo que eu falo sobre a criança do seu interior. Veja esse artigo sobre [Felicidade (7º Passo)], falo sobre isso lá!

Exercícios

imagem 3Primeira coisa de cara é seguir esses exercícios, sendo extremamente sincero consigo mesmo, e assim responder essas perguntas com mais inteligência.

1ª:  Em três palavras, descreva sua personalidade.

Escolha três palavras que te define, sendo bem sincero, mesmo que essas definições não sejam agradáveis. Mas mesmo assim seja sincero!

2ª: Liste cinco dos seus interesses mais dominantes.

Serve interesses que você já dominou, e os que você pensa em dominar. Porém, liste o que você acha que realmente vai agregar valor em sua vida.

3ª: Descreva o personagem que você vê em si. Incluindo seus pontos fortes, pontos fracos, seus vícios e também sua virtude. 

Faça um checklist completo do que você acha que está bom, outras coisas que devem fortificar, vícios que devem ser cortados e qual é a sua virtude. Se descreva legal!

4ª: Liste de 2 a 4 oportunidades que apareceram em sua vida, e que abriram as portas para você. Lembre-se de colocar uma pessoa específica que te ajudou com essas oportunidades, caso tenha.

A  ideia é você lembrar das suas oportunidades e lembrar quem te ajudou nesse processo. Independe do que foi, lembre-se da oportunidade e das pessoas envolvidas e anote!

5ª: Nesse ano, qual oportunidade você gostaria de ter para você?

Tipo se você tivesse apenas uma oportunidade e tivesse que escolher, pense muito bem antes de se responder.

6ª: Quem são as pessoas com quem você mais lida? Liste a maior alegria (s) e o maior desafio (s) em lidar com as mesmas.  

Você deve anotar todas as características positivas e negativas, isso te ajudará a entender com quem você anda.

O que você deve fazer agora?

Bom, tudo o que você forçou para pensar já te ajudou a cativar a pessoa que tem dentro de você e você nunca tinha percebido exatamente. Essa é apenas uma forma de decifrar o “como me conhecer melhor“.

Feito o exercício, você deve olhar para a lista e responder para você mesmo: Eu sou exatamente isso? O que preciso mudar? Essa pessoa está no caminho certo do sucesso ou não?

E responda todas essas perguntas em forma de funil até você se conhecer melhor.

Desafie-se.

imagem 4Faça algo que você nunca faria porque isso assusta ou intimida você!

Quer um exemplo? 

Eu morria de medo de dirigir! Sim, eu ficava com medo de dar um lag na mente quando eu estava dirigindo.

Tanto que quando eu fui fazer os exames iniciais, a psicóloga observou isso em mim sem eu ao menos ter falado.

O que eu fiz foi jogar para o “tudo ou nada”. Só que nesse jogo eu fui positivo em todos os momentos, e não é querendo ser prepotente, mas a verdade é que consegui passar nas 2 provas de primeira.

Isso aconteceu exatamente porquê eu me igualei ao meu desafio. Degrau com Degrau! Níveis iguais.

Como fazer para vencer seus desafios? – Como me conhecer melhor

Pense em qualquer pessoa que você admira e que está no topo ou que já teve no topo (em seu auge).

Agora pense: Como ela conseguiu isso?

Se você chegar a conclusão, você vai entender que ela teve que quebrar várias barreiras. Como por exemplo:

As barreiras internas, as barreiras da aceitação e as barreiras críticas. Não é fácil para uma pessoa conseguir tudo isso.

O que você deve fazer é descobrir quais as barreiras que te impedem vencer o seu desafio.

Depois comece a enfrentar a barreira do menor para o maior, assim você ganha confiança!

Pessoas felizes podem te ajudar.

imagem 5Você já ouviu falar que você é o espelho das 5 pessoas que você tem próximas a você?

Saiba que isso é pura verdade! Observe em todos os pontos, das roupas até as igualdades de salários, são muito semelhantes!

Muitas vezes não conseguimos observar nossos pontos e personalidade, e é exatamente essas pessoas que podem te ajudar com uma autoavaliação!

Inclusive, tenho até uma dica para você fora do contexto!

Evite ficar próximo de pessoas que são excessivamente  críticas! Esse tipo de pessoa não vai te ajudar muito e sem falar que não agrega valor com nada!

Como me conhecer Melhor definitivamente!

imagem 6Todos esses passos acima vão agregar valor para você, quando você se perguntar: “Como me conhecer melhor“.

Mas se tem uma forma melhor para você fazer isso eu ainda não conheço!

O primeiro passo que você deve fazer é observar como você usa seu tempo! O que você está fazendo com ele mostra que você está “preso” ou está tendo liberdade?

Se você acha que não tem nem um pingo de tempo para você… sim, você está preso! A grande sacada está no entendimento do seu “eu interior”. Você só vai saber se está preso ou livre, quando você estiver bem consigo mesmo.

Segundo passo: As pessoas que você se envolve, te dão mais tempo ou apenas gastam seu tempo?

Pergunta meio complicada não é mesmo?

Bom, se você envolve com más influências, essas pessoas estão gastando seu tempo. Igual falei um pouco ali acima, elas estão apenas te sugando e não está agregando valor em nada.

Agora se você está feliz com seus amigos… você não está muito longe de ter conhecimento de si mesmo não.

Terceiro passo: As suas decisões, estão te levando para cima ou para baixo?

Eu já vi diversas pessoas tomarem atitudes babacas, somente porquê estava com medo do que as outras pessoas iriam pensar.

Primeiramente você deve ser reconhecido por você mesmo! Depois que irá envolver feedbacks de terceiros.

Muitas vezes ficamos mal por causa de uma opinião de outras pessoas, isso porquê não temos controle de emoções.

Mas uma vez que você aprende a lidar com essa situação, você nem liga pra opiniões desagradáveis de outras pessoas. O importante é você está zen consigo mesmo!

Conclusão sobre como me conhecer melhor:

imagem 7

Vivemos em estado de evolução. Não da para ficar no mesmo período da faculdade sempre! Você tem que evoluir.

Saber tomar decisões é o primordial! Correr ou ficar Parado? Liberdade ou Prisão? Tudo ou nada?

Cada pessoa tem sua personalidade por natureza, o que você deve fazer é saber se essa personalidade é boa para você e se ela agrega valor para alguém. Feito isso, se torne sua melhor versão dessa mesma personalidade!

Espero que tenha entendido a mensagem desse artigo, qualquer coisa, volte em alguma parte e leia novamente, ou se não, você pode deixar seu comentário aqui abaixo com sua dúvida. E também pode escrever um comentário sobre o que achou desse artigo.

Espero que tenha gostado, vou ficando por aqui e até uma próxima… tchau!