Mindset, em tradução literal significa “modelo mental” e designa a forma como cada indivíduo pensa.

É muito interessante pensar que somos bilhões de pessoas no planeta, e que nenhuma pensa IGUAL a outra.

Cada indivíduo é único, assim a diversidade de pensamentos e crenças é que acaba deixando nossa existência única e própria.

Mesmo que os indivíduos tenham nascido na mesma família, frequentado a mesma escola e tido a mesma vida social, ainda assim, cada pessoa desenvolve uma mentalidade diferente da outra.

Por que isso acontece?

A explicação mais correta para isso seria dizer que cada pessoa vê os acontecimentos por ângulos diferentes.

Assim, uma coisa que significa uma catástrofe para alguém, pode ser apenas um pequeno problema para outra pessoa, e absolutamente nada para uma terceira pessoa.

Tudo isso, por causa do Mindset que cada um desenvolveu ao longo do seu crescimento e existência.

o que é mindset

O que é Mindset?

Em termos práticos, Mindset é a mentalidade que cada um de nós temos em relação à vida. É uma visão individual de cada individuo.

Se sua mente fosse um computador, o mindset seria o sistema operacional dela.

Isso quer dizer que o mindset é quem determina as nossas ações em determinadas áreas da vida.

É igual aquele ditado popular, que diz que opinião é igual gosto, cada um tem o seu.

Isso fica evidente quando compartilhamos de opiniões contrárias a uma mesma situação. Eu enxergo o mundo com meu ângulo de visão, enquanto você enxerga com o seu ângulo.

Talvez isso seja um conceito novo para você, porém, no campo cientifico da coisa temos uma grande pesquisadora que praticamente foi a pioneira no conceito geral do que é Mindset.

Me refiro aqui a professora de psicologia e pesquisadora da Universidade de Stanford, no Estados Unidos, Carol Dweck.

Em seu livro Mindset: a nova psicologia do sucesso, a mesma apresenta dois tipos de Mindset: o fixo e o de crescimento. Sendo que este segundo também pode ser chamado de Mindset progressivo ou crescente.

livro mindset

Vamos entender como cada um deles funciona e como impacta diretamente na sua vida e escolhas:

Mindset Fixo

O Mindset Fixo como o próprio nome já infere é aquela mentalidade de que se a pessoa não nasce com determinada capacidade ou habilidade, naturalmente, também não conseguirá desenvolvê-la ao longo do tempo.

Um exemplo que posso dar, é aquela pessoa que decide aprender a tocar violão, mas desiste logo na primeira aula por entender que não nasceu para aquilo. Essa pessoa possui um mindset fixo.

Pessoas com esse mindset tendem a não “evoluir” pessoalmente e nem profissionalmente, o que acarreta em uma imersão eterna na zona de conforto.

Mindset de Crescimento

Ao contrário do mindset fixo temos o de crescimento, que logicamente, é o oposto da limitação.

Pessoas com mindset de crescimento acreditam que suas habilidades e talentos podem ser desenvolvidos, desde que estas possuam determinação, foco e persistência.

O individuo com essa mentalidade não enxerga as dificuldades como obstáculos, mas sim, como forma de aprendizado. Se der errado, tudo bem, eles aprendem com os erros e se tornam mais fortes como pessoa.

Voltando ao exemplo do violão, caso o mindset da pessoa seja de crescimento, ela vai entender de que precisa continuar indo as aulas e praticar bastante para chegar ao nível desejado.

Portanto, pessoas com esse perfil tendem a crescer profissionalmente e como pessoa, pois nunca estão satisfeitas com zona de conforto e segurança. Sempre desejam crescimento e evolução.

Como o Mindset influi na vida das pessoas?

Partindo do princípio que tomamos resoluções a partir de nossos pensamentos, o modelo mental é o centro de toda nossa vida.

Ou seja, o que vivemos hoje é resultado da maneira como pensamos acerca das coisas que acontecem no dia a dia.

Por exemplo, se você tem uma mentalidade negativa, com certeza vive prestando atenção em tudo de ruim que acontece no mundo, o que faz o SEU mundo também ficar ruim.

Para quem tem a mentalidade positiva fica mais fácil achar soluções onde outras pessoas veem problemas, o famoso “pensar fora da caixa”.

Pessoas com a mentalidade fixa não acreditam na evolução a partir do conhecimento, acham que ou o indivíduo nasce com um dom, ou não nasce.

Assim, para essas pessoas ou você é capaz de gerar sucesso, ou não é, e normalmente o fracasso é visto como uma coisa muito ruim para esses indivíduos.

No mindset de crescimento é possível, através de estudo e treino, mudar a maneira de pensar, criando assim possibilidades para viver uma realidade diferente da atual.

Claro que, sem dúvida, o crescimento é nossa meta aqui nesse planeta, mas enquanto não mudamos nossa mentalidade para esse desenvolvimento, não conseguimos sair do lugar.

Mindset: Como saber o seu?

mindset de sucesso

Depois dessa explanação sobre os dois tipos de mindset, acredito que você já consiga identificar o seu tipo.

Mas, se por ventura precisar de ajuda, você pode recorrer a testes gratuitos existentes na internet, como, por exemplo, este aqui.

Não se preocupe se você tem mindset fixo, isso pode mudar, Já que um mindset de crescimento pode ser desenvolvido por qualquer pessoa.

Mais importante do que saber o seu tipo de mindset é saber o que você vai fazer com essa informação. Então chega de desculpas e de se isolar na zona de conforto. Busque sempre tentar evoluir e crescer em todos os âmbitos da vida.

5 dicas para desenvolver um mindset de sucesso e mudar a realidade

Você já deve ter ouvido falar das chamadas histórias de superação, onde indivíduos tidos como para serem fracassados, conseguem enormes feitos na vida.

É o caso de muitos filhos de pessoas extremamente pobres que conseguem fazer faculdade e com isso trilhar uma carreira de sucesso, ajudando toda a família a crescer e melhorar.

O que essas pessoas têm de diferente das outras?

Sem dúvida, a partir da sua própria adversidade criaram um padrão mental de sucesso, onde se enxergam em condições diferentes e melhores justamente para melhorarem a sua vida e de outras pessoas.

A partir desses exemplos é justo afirmar que o modelo mental pode ser modificado, ou seja, você pode criar uma nova mentalidade sempre que quiser.

Veja algumas maneiras de criar uma mentalidade de sucesso a partir de já:

1 – Autoconhecimento

Na verdade, conhecer a si mesmo é bom para qualquer coisa da vida, pois você começa a perceber seus medos e também suas forças.

Se conhecer é o primeiro passo para apagar da sua mente, a impressão que as outras pessoas tem de você, que pode ser negativa e principalmente errada.

Saber como sua mente age diante de diferentes eventos é primordial para antecipar respostas, e ao longo do tempo, mudar essas ações para melhorar e crescer sempre.

Recomendo a leitura do: >> Como me conhecer melhor: A forma definitiva para melhorar sua pessoa <<

2 – Sonhar é gratuito

Você sabia que quanto mais estimula sua imaginação com uma vida incrível, mais chance tem de conseguir criar essa vida?

É isso mesmo! Permita-se imaginar um mundo maravilhoso, onde você pode exercer o papel que quiser, ter o emprego que quiser e quanto dinheiro quiser.

A partir desses sonhos, ou planos, você começa a ativar sua mente para começar a realizar as ações que precisa para realizar seus sonhos.

Então, sonhe muito e sonhe grande!

3 – Ler bastante

A leitura é o melhor caminho para quem deseja mudar o mindset, porque quanto mais lemos, mais expandimos nossos horizontes.

É importante ler livros de diferentes assuntos, porque assim sua mente entra em contato com vários tipos de informações, que farão apenas crescer e enriquecer suas experiências.

Pessoas que leem muito costumam dizer que ler transporta a novos mundos, novas mentes, novas experiências.

Não tem maneira melhor de desenvolver a mentalidade senão lendo livros positivos, com histórias de sucesso, que podem servir de exemplo de superação para você.

Recomendo a leitura de: >> Os 20 melhores livros sobre empreendedorismo digital que você precisa ler imediatamente <<

4 – Cuide das companhias

Já diz o velho ditado “Diga-me com quem andas e te direi quem és”.

As suas companhias também colaboram para a construção do seu mindset.

Assim, se você deseja se desenvolver, crescer e aprender coisas novas, precisa ter amigos que apoiem e que sigam o mesmo caminho que você.

Um estudo diz que somos o resumo das 5 pessoas que mais convivemos.

Ou seja, as 5 pessoas que você mais se conecta diariamente, tem a capacidade de moldar sua forma de pensar e agir.

É bem fácil entender isso quando vemos eventos onde grupos agem da mesma maneira, mesmo que nem todos pensem do mesmo jeito.

Isso é chamado efeito “turba”, e pode acontecer em um grupo de 100, como de 3 pessoas.

Se quer ser bem sucedido é preciso se rodear de pessoas bem sucedidas, e sempre prestar atenção como elas se comportam diante do sucesso e diante do fracasso.

5 – Pensamentos positivos

É a chave para se ligar apenas em coisas que podem colaborar para o crescimento que deseja obter.

Não preste atenção, nem fortaleça pensamentos e atitudes negativas, pois isso fará com que sua mentalidade fique focada nesses eventos.

Mantendo foco no negativo, com certeza, acabará reproduzindo eventos da mesma natureza em sua vida, justamente para evitar isso que a dica número 1 é primordial.

Recomendo a leitura de: >> 8 passos para melhorar seus pensamentos positivos em 30 dias <<

Conclusão

Agora que você já conhece essas dicas para mudar seu mindset é importante começar a praticá-las, pois assim as mudanças que deseja já começarão a acontecer.

Acredite sempre no seu potencial. É importante você saber em que lado deseja estar, do lado dos vencedores ou do lado dos que desistiram?

Confiar no seu potencial é ter a certeza de que você consegue e, por mais difícil que seja a situação, você está apto a tentar e nunca desistir.

Só assim você estará caminhando rumo ao sucesso.

Espero que esse artigo tenha servido como um guia para você que deseja mudar a mentalidade, afinal, você pode sim, ser a mudança que deseja ver no mundo.

Grande abraço e até a próxima!

Sobre o Autor

Wilker Costa
Wilker Costa

Formado em computação e apaixonado por empreendedorismo. Desde cedo buscando sempre inovar e trazer as melhores soluções para seus clientes. Escreve regularmente sobre marketing digital e acredita que esse é o caminho para a liberdade financeira e para a construção de uma sociedade mais empreendedora!

>
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Chamar o Wilker
1
Precisa de Ajuda?
Olá, aqui Wilker Costa

Posso ajudar?

Não fique com dúvidas. Me chama no Whatsapp que te ajudo agora mesmo!

Basta clicar no botão verde logo abaixo: