O que é PBN e Como Usar Corretamente no Seu Negócio Digital

O que é PBN? Trata-se de uma rede de blogs que é constituída única e exclusivamente com a intenção de apontar para um determinado site ou página, afim de ranqueá-lo rapidamente no Google.

É uma prática muito utilizada pelos grandes empreendedores americanos e que aqui no Brasil também tem seus adeptos.

Um deles é o Vicente Sampaio, especialista em SEO e que domina de forma absurda essa técnica. Inclusive em seu treinamento, o Marketing Boss Academy, ele ensina em detalhes como aplicar essa técnica.

>> Clique Aqui Para Conhecer o Marketing Boss Academy <<

Por se tratar de uma prática considerada black hat, é um assunto que poucos gostam de falar, ou de publicar conteúdo sobre.

Aqui nesse artigo procurarei explicar o que é PBN e porquê ela é capaz de ranquear uma página tão rapidamente nos mecanismos de busca.

como funciona uma PBN

O que é SEO

Antes de falar mais profundamente sobre o que é PBN preciso entrar em alguns conceitos mais básicos para a coisa fazer sentido para quem está começando agora nesse mundo.

SEO é o conjunto de práticas que temos que fazer para deixar nossas páginas na internet, artigos de blog, mini sites, otimizados para aparecerem nos resultados das pesquisas do Google.

>> O que é SEO? O Guia Absolutamente Completo <<

Por que isso é importante?

Porque sem aparecer na primeira página do Google seu site não recebe muitas visitas, fazendo com que você não consiga fazer vendas como afiliado.

Dentre os fatores que o Google mais considera para colocar um site na primeira página está a quantidade de backlinks.

Backlinks são links de outros sites que apontam para o seu.

Para o Google ter algum site apontando para outro site significa que o conteúdo desse site apontado é bom, então ele considera coloca-lo na primeira página das buscas.

Trocando em miúdos:

Imagine que você tem um blog sobre emagrecimento, e aí a revista Boa Forma cria um artigo e aponta para seu site como exemplo para os leitores.

Pense: O site da revista Boa Forma deve ter uma ótima autoridade na internet, então para o Google é como se um especialista estivesse indicando seu conteúdo.

É algo de peso, e que com certeza deixará seu site muito mais bem visto do que a concorrência que não tem esse link.

Mas, você tem noção de como é difícil conseguir um link desses, ainda mais de um portal de autoridade?

É MUITO difícil, então pensando em como resolver esse problema é que alguns estudiosos de SEO desenvolveram o conceito de o que é PBN.

Mas Wilker, eu sou completamente leigo nessa parada de SEO, e agora?

A solução é você realizar algum curso de SEO, até para ter esse embasamento inicial.

No artigo abaixo eu listo os melhores cursos de SEO da atualidade, qualquer um que você fizer vai ser suficiente:

>> Clique Aqui e Conheça os Melhores Cursos de SEO da Atualidade <<

O que é PBN – Principais fundamentos da prática

PBN é uma sigla para a expressão Private Blog Network que traduzida literalmente significa Rede Privada de Blogs.

Em uma explicação bem básica trata-se de montar uma estrutura com vários blogs com autoridade alta, e usá-los para enviar links para suas páginas na internet.

E, antes que você pergunte, sim essa é uma prática considerada black hat, mas não é tão grave como roubar dados financeiros das pessoas.

O que é Black-hat?

Black-hat é o termo utilizado para algo feito contrário às regras estipuladas por alguém, com a intenção de benefício próprio.

No mercado de SEO, fazer black-hat significa ir de forma contrária as regras que o Google impõe.

É importante afirmar que o black-hat não é ilegal. Porém, é anti-ético.

Então por que PBN é considerado black hat?

Porque enviar links para um mini site seu, usando outros blogs que também são seus é uma forma de burlar o algoritmo do Google que acreditará estar de frente de um site com boas indicações (SQN).

Colocando o processo de uma PBN em um microscópio temos isso:

estrutura de PBN

Você cria uma rede de blogs com ótima autoridade e usa esses blogs para enviarem links para um mini site seu.

É importante afirmar que uma PBN é formada por um conjunto de blogs, portanto na ilustração cada ligação ao Money Site é de um dos blogs da PBN.

Esses links mostrarão para o Google que seu site é importante, pois recebe links de outros sites de autoridade, e coloca bem ranqueado no resultado das pesquisas.

Mas, por trás, não existem sites de autoridade apontando para o seu, porque esses sites são, na verdade, de sua própria autoria.

Deu para entender a enganação aqui? É por isso que essa prática é considerada ruim pelo Google.

É por isso que são necessários cuidados enormes na hora de criar uma PBN.

É por isso que muitos empreendedores não criam, porque além de trabalhoso, tem um custo que pode ser alto, e também é perigoso.

É por isso que você deve seguir os ensinamentos de alguém que sabe todos os atalhos dessa prática, para que assim, você não corra riscos desnecessários.

O sucesso de uma PBN consiste em saber camuflar completamente seus passos na internet.

Onde usar os links de uma PBN

Por se tratar de uma prática que, se o Google pegar, seu site será penalizado, é importante que você não use a PBN para enviar links para blog de autoridade.

Normalmente essas PBN´s são usadas apenas para ranquear os mini sites (chamados de Money sites nos EUA).

Isso porque se o Google notar que tem algo errado, ele vai penalizar o site que mandou o link e também o que recebeu, ou seja, você perde o mini site no caso.

Agora imagine perder um blog autoridade com centenas de conteúdos relevantes e com uma monetização constante? Nem pensar.

Então, nunca use a PBN para esses blogs, só mesmo para seus mini sites, e prestando atenção nas diretrizes que estarão abaixo.

Domínios expirados são a base das PBN´s

Cada vez que um dono de site deixa de renovar o domínio, depois de um tempo esse domínio fica disponível para que outras pessoas comprem e registrem.

O mais interessante disso é que as características do site não deixam de existir, pois ele já esteve no ar, possui backlinks e também uma história.

São esses sites expirados que os profissionais de SEO usam para criar suas PBN´s.

Através da análise dos links que apontam para esses sites, e também olhando o tamanho da autoridade de cada um, eles sabem se aquele domínio seria bom para enviar links para um mini site.

Para encontrar esses domínios expirados normalmente é utilizado o site expireddomains, e através de filtros avançados procuram o que seria mais interessante para sua necessidade.

É bom salientar aqui, que essa busca é demorada, pois são milhares de domínios expirados, e é preciso avaliar os critérios desejados para cada um deles.

dominios expirados

Depois disso é hora de analisar esses domínios dentro de ferramentas como Moz, Ahrefs e Majestic, para saber a qualidade dos links que o domínio tem apontando para ele.

Essas ferramentas são próprias para análise de SEO, ou seja, elas fazem um pente fino em tudo que cada domínio possui, inclusive mostrando de onde vêm os links que apontam para ele.

O domínio dessas ferramentas é importante para um bom trabalho no SEO.

Depois de analisar os domínios, e ver se eles não eram sites de spam, é hora de registrá-los em locais próprios como Godaddy, Hostgator e tantos outros locais para compra de domínios.

O que é PBN – Criação do conteúdo e cuidados com o Google

Desses domínios expirados que são bons para uma PBN, claro que dificilmente você conseguirá encontrar apenas os que sejam do mesmo nicho que seu mini site.

Inclusive, isso é extremamente difícil dependendo do nicho.

De qualquer forma, seja qual for o seu nicho, é importante que a criação de conteúdo do site da PBN continue seguindo ao que o site era antes de ficar expirado.

Ou seja, se o domínio se referia a um site de moda, você precisará adaptar esse assunto ao assunto do mini site que receberá o link.

Esse é o primeiro cuidado que você tem que ter com o Google, pois seu site de PBN precisará parecer com um site normal.

É por isso que você não poderá enviar muitos links do mesmo site, apenas uns dois, e é por isso que você precisa ter vários sites para fazer isso, daí a necessidade de criar uma rede de blogs e não apenas um.

Tudo que você fizer dentro das ações necessárias de o que é PBN, terá que ser feito de forma a parecer uma prática normal de um blog.

Por isso você precisará ter página sobre, termos de uso e política de privacidade, formulário de contato, um menu, uma sidebar e outros artigos dentro do seu site.

Entendeu porque é uma prática trabalhosa?

Praticamente, além de ter seu blog autoridade e seus mini sites, você precisará criar outros blogs, tomando muito mais cuidado e precisando criar conteúdo para todos eles.

Fora o valor investido, pois será necessário registrar esses domínios em algum lugar e depois mantê-los renovados para não perder os links.

É aqui que você precisará fazer uma análise se vale mesmo a pena criar toda essa estrutura.

>> Melhor Curso Para Quem Deseja Iniciar Nessa Estratégia <<

O que é PBN – Usando a Web 2.0

Uma forma de driblar o problema do custo de uma PBN é criando blogs em plataformas gratuitas, também chamadas de Web 2.0.

Aqui entram blogs criados no blogger, no wordpress.com, no edublogs, no Tumblr, e tantas outras plataformas que existem por aí.

web 2.0

O conceito aqui fica um pouco diferente, pois aqui os blogs são criados do zero já que não existem domínios expirados (exceto no caso do Tumblr e blogspot).

O cuidado é o mesmo que para criar um blog comum, e esses blogs precisam ter aparência comum, possuir artigos, menu, páginas administrativas, etc.

Porém conforme o tempo for passando esses blogs aumentarão de autoridade, e chegará um momento que você terá uma boa rede para criar backlinks.

É importante salientar que os links criados em uma PBN não podem ser feitos todos de uma vez, nem a criação de artigos.

Lembre-se que você precisa parecer normal ao Google, e ninguém cria 10 artigos por dia em um blog, nem envia links logo que o blog é criado.

PBN é um trabalho de paciência, mas que se for feita do jeito certo, poderá colocar um mini site na primeira página do Google rapidamente.

Quanto custa montar uma PBN?

como calcular o valor do seu blog

Essa é uma grande dificuldade dos iniciantes. O real valor do investimento necessário para criar uma PBN de sucesso.

Vamos fazer algumas contas rápidas só para você ter uma noção.

Para uma PBN você vai precisar de:

  • Tempo;
  • 1 site;
  • 1 domínio;
  • 8-10 artigos mensais;
  • 1 hospedagem.

Se você for utilizar o seu tempo e expertise para criar o site e os artigos, então pode desconsiderar os valores dos freelancers que deve contratar.

Site: R$ 1.500,00 (Essa é a faixa que um designer cobra para fazer um site, instalar o WordPress, configurar plugins, criar páginas, layout e etc.);

Domínio: R$ 50,00 por ano. Lembrando que você vai procurar domínios expirados e que esse valor pode subir muito dependendo do domínio.

Artigos: Média de 60,00 por cada artigo. Como é necessário de 8-10 artigos por mês, basta multiplicarmos que dá em torno de R$ 600,00 por mês.

Hospedagem: R$ 15,00 mensal.

Total: Custo inicial médio de R$ 2.165,00 e mensal de R$ 615,00.

Lembrando que um único site na PBN não surte muito efeito, portanto, é necessário pelo menos uns 10 sites para ter um resultado legal.

Portanto, coloque em média ai uns 15 mil para iniciar uma rede privada de blogs de vergonha. Rsrs.

Fora isso, tem o seu tempo que é extremamente necessário caso deseje ter sucesso realmente.

Portanto, você precisa avaliar se realmente deseja seguir por esse caminho. O investimento é alto e o risco de ser penalizado também.

Porém, se der tudo certo é certeza de muito dinheiro no bolso, pois quanto mais próximo do topo o seu conteúdo estiver, mais visitas receberá, e visitas é sinônimo de dinheiro no bolso. Hehe

Conclusão

Você acabou de conhecer uma das mais poderosas estratégias de SEO da atualidade. Apesar de trabalhosa, é algo que gera muito resultado quando aplicada corretamente.

Ao utilizar esta técnica o trabalho de ranqueamento fica muito mais facilitado, porém, é necessário você continuar fazendo o trabalho de otimização correto, não pode deixar, por exemplo, o SEO On-page de lado.

PBN´s atrelada ao trabalho que provavelmente você já faz de otimização é certeza de sucesso. Contanto que você aplique com cautela, pois se o Google pegar, infelizmente é o fim do seu projeto.

Portanto, aprender com quem já aplicou e teve resultado com isso é de extrema importância.

Por isso sugiro o trabalho do Vicente Sampaio que é a minha maior referência em SEO no mercado brasileiro.

Faça o curso dele e me agradeça depois!

>> Conhecer o Curso do Vicente <<

Espero que esse artigo tenha respondido suas dúvidas sobre o que é PBN e que você possa, através dessas informações, decidir se essa será uma boa prática para seu negócio digital.

Você aplica ou já aplicou essa estratégia no seu negócio? Deixa seu relato aqui nos comentários, tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas.

Grande abraço e até a próxima!