O Que é WordPress e Como Usá-lo Corretamente Para Criar Seu Blog

O que é WordPress? Trata-se de uma plataforma aberta e livre para gerenciamento de conteúdo que usa PHP e banco de dados MySQL.

Para ele funcionar do jeito certo precisa estar instalado em um servidor que possa interpretar e permitir seu funcionamento.

É o gestor de conteúdo mais utilizado no mundo todo por quem deseja criar blogs e páginas na internet.

Se você é blogueiro, dono de mini site, ou comprou um domínio recentemente, com certeza terá que instalar o WordPress em sua hospedagem, ou não conseguirá colocar artigos e gerenciar seu blog.

No curso WordPress Essencial Para Iniciantes você encontra todo o conhecimento necessário para instalar, configurar e utilizar o WordPress da forma correta.

História do WordPress

O WordPress surgiu em 2003 como uma plataforma exclusiva para blogs. Foi desenvolvido a partir de um sistema já existente na época, o b2/cafelog.

Com o passar dos anos, o WordPress evoluiu rapidamente e se transformou na principal ferramenta de criação de blogs.

Esse crescimento se deu principalmente por ser uma plataforma de código aberto, o que permite que qualquer pessoa contribua positivamente para a melhoria da ferramenta.

Tecnicamente o WordPress é um CMS (Content System Manager), sistema de gerenciamento de conteúdo. Isso implica dizer que você pode gerenciar todo o conteúdo de um site/blog sem precisar programar nenhuma linha de código.

Inicialmente o Ryan Boren e Matt Mullenweg tomaram a frente do projeto. Hoje a Automattic (empresa por trás do WordPress.com) já possui mais de 700 funcionários trabalhando remotamente em mais de 60 países.

Pesquisas apontam que 34% de todos os sites da internet foram desenvolvidos com WordPress.

É um número significativo e que implica afirmar que na atualidade é com certeza o CMS mais utilizado do mundo.

O que é WordPress – O que ele faz exatamente para você

historia do wordpress

Para quem já está acostumado com a compra de domínio e aquisição de hospedagem, sabe que apenas deixar o domínio instalado não faz dele uma página que possa ser vista pelo público.

É aqui que o WordPress entra em cena e proporciona a possibilidade de você criar sua página com a cara que desejar.

O WordPress é o painel de gerenciamento do seu blog, é através dele que você pode colocar imagens, definir um tema, colocar artigos e tudo que se relaciona com aparência e funcionamento do site.

Antes de existir o WordPress as páginas de internet eram feitas com programação.

Ou seja, não havia a possibilidade de colocar artigos, ou ficar mexendo na aparência toda hora, tudo era estático e somente um programador saberia mexer sem estragar tudo.

Assim, antigamente era bem caro ter um site online, e somente grandes empresas acabavam constituindo uma página.

Mas, tudo muito diferente do que temos hoje em dia, porque antes era tudo muito parado, sem interação, e sem as facilidades que temos hoje.

Dentro do conceito amplo de o que é WordPress, você precisa ter ele instalado para que seu público possa ver e interagir com seu conteúdo.

E, convenhamos essa é uma ótima notícia, pois se ele não existisse teríamos que ter sempre um programador à disposição para mexer em nosso site.

E, provavelmente não colocaríamos tantos artigos no ar como podemos fazer hoje.

No vídeo abaixo que faz parte do meu curso gratuito Blog Profissional de Alta conversão, mostro o que é e como instalar o WordPress no seu servidor:

Diferença entre WordPress.org e WordPress.com

Ao realizar uma busca no Google por WordPress você vai acabar encontrando dois sites relacionados. São eles: WordPress.com e WordPress.org.

Isso pode gerar certa confusão para você que está iniciando seus estudos acerca da ferramenta. Porém, vou tentar explicar detalhadamente para você.

wordpress como funciona

O que é WordPress.com

Trata-se de um serviço de hospedagem de blogs que possui a plataforma WordPress.

Lá dentro qualquer pessoa pode criar um blog de forma gratuita.

Ele possui muitas funções nativas que estão inclusas como compartilhamento nas redes sociais, acompanhamento de métricas internas, e permite você colocar conteúdo como quiser.

Mas, ele é bem limitado, e não permite que se usem os plugins e temas gratuitos que fazem parte do repositório do WordPress.

Como principais vantagens, usar o WordPress.com temos a facilidade de uso por não precisar instalar em lugar nenhum.

Ele também permite que você tenha um blog sem precisar comprar um domínio e ter uma hospedagem (estilo blogspot).

Ele faz atualizações e backups de forma automática, possui capacidade de banco de dados ilimitada e não exige conhecimento técnico para manusear.

Mas, como toda coisa gratuita existe um mas, e com o WordPress.com não é diferente.

A principal desvantagem de criar um blog gratuito com ele é que o nome do domínio não será seu, ele ficará assim: nomedoblog.wordpress.com, e isso não é bom para blogs profissionais.

Outra coisa negativa do wordpress.com é que não dá para mudar a aparência dele, os temas que existem são muito simples e limitados, bem como não tem como instalar plugins para colocar novas funcionalidades.

>> Clique Aqui e Conheça os Melhores Templates Gratuitos Para WordPress <<

E como sempre gosto de falar aqui no blog, dê preferência para o profissionalismo. Ao utilizar o WordPress.com você está em terreno “dos outros”.

Sempre dê preferência para o profissional, mesmo que tenha que começar no gratuito.

Quando falamos em SEO que são as técnicas para ranquear seu blog melhor no Google, os blogs em plataformas gratuitas levam um pouco de desvantagem, porque são mais complicados de fazer o SEO onpage.

Mais lá na frente falarei sobre os momentos que são indicados fazer um blog gratuito, e aí sim usar o WordPress.com.

O que é WordPress.org  

É nesse WordPress que está o software de gerenciamento de conteúdo que podemos baixar dentro dos nossos domínios através da hospedagem.

Aqui não é possível criar um blog sem ter o domínio e a hospedagem, mas a instalação do software é gratuita.

Ele é na verdade um portal utilizado pelos desenvolvedores da plataforma, para publicação de notícias, novos plugins e também novos temas gratuitos que são disponibilizados dentro do repositório.

Além disso, ele possui um fórum onde as pessoas podem fazer perguntas e tirar dúvidas, desde desenvolvedores com problemas de compatibilidade até usuários comuns querendo tirar dúvidas sobre usabilidade.

É importante salientar que dentro do blog gratuito do WordPress.com, que vimos acima, não dá para instalar os plugins que existem no WordPress.org.

P.S: Recomendo a Hostgator como empresa de hospedagem e registro de domínio. Os preços são bem em conta. (Clique Aqui)

Dentre as principais vantagens de usar o conceito de o que é WordPress.org, é que ele é uma plataforma com código aberto (qualquer programador pode criar um plugin, ou tema que funcione corretamente dentro dele).

Através dos plugins e temas gratuitos que ele disponibiliza é possível criar um blog completamente exclusivo e customizado, inclusive com funções avançadas e funcionais.

É bem mais fácil de criar artigos otimizados para SEO dentro do WordPress.org, justamente porque existe um plugin incrível (Yoast SEO) que auxilia nesse trabalho.

Nas desvantagens poderíamos elencar o fato de ser necessário ter um pequeno conhecimento técnico (bem pouco) para manuseá-lo em sua integridade.

Outro ponto é a necessidade de um servidor que possa hospedá-lo.

E, por último, é preciso colocar um plugin para fazer backups e é necessário cuidar bastante da segurança, pois como é de código aberto, é mais fácil para os hackers invadirem, por isso ele é atualizado constantemente.

Você pode pensar que trabalhar com WordPress é bem complicado, Mas muito pelo contrário. É muito simples.

Para te ajudar a entender de forma rápida e descomplicada, desenvolvi o curso WordPress Essencial Para Iniciantes que vai te ajudar a dominar essa magnífica ferramenta.

>> Clique Aqui Para Conhecer o Nosso Curso <<

Plugins e temas

Talvez um dos grandes motivos do sucesso do WordPress é sua capacidade de adaptação e facilidade de manuseio por parte dos usuários leigos.

Dois recursos extremamente importantes para o sucesso da ferramenta são os plugins e temas.

É de suma importância que você entenda o conceito e a diferença de cada um para poder prosseguir rumo ao sucesso no WordPress.

Plugins

Os plugins são como extensões, que possuem como papel trazer novos recursos e funcionalidades ao seu site.

plugins do wordpress

Vamos citar um exemplo para que você entenda de uma vez por todas o propósito dos plugins.

Vamos imaginar o seu smartphone, a principio ele serve para fazer ligações, acessar a internet, enviar SMS e mais algumas coisas. Porém, se você quiser, por exemplo, fazer transações financeiras no mesmo, basta apenas instalar um aplicativo.

Os plugins do WordPress são como aplicativos no seu smartphone, a função deles é trazer novos recursos e extender funcionalidades na plataforma.

Um exemplo é a instalação do plugin Woocommerce, com ele você consegue criar uma loja virtual do zero no seu WordPress. Bacana né?

Existem milhares de plugins gratuitos e pagos também. Tudo vai depender da sua demanda.

No vídeo abaixo apresento uma lista dos melhores plugins para WordPress da atualidade:

Temas

Os temas ou templates funcionam como uma camada visual. Seu objetivo é modificar e personalizar a aparência do site.

Diferentemente dos plugins, é possível ter vários temas instalados, porém, só um pode ser utilizado por vez.

Os temas modificam completamente a aparência de um site. Com alguns poucos cliques você consegue mudar de tema e com isso, modificar toda a estrutura, cores e design de um blog/site.

Assim como os plugins, é possível encontrar milhares de temas pagos e gratuitos também, cada qual com suas especificidades.

No artigo abaixo listo os melhores temas gratuitos da atualidade, é um verdadeiro guia de bolso para você que está iniciando no WordPress:

>> Clique Aqui e Conheça os Melhores Templates Gratuitos Para WordPress <<

No meu curso gratuito mostro em detalhes como instalar os principais plugins e os conceitos por trás dos temas pagos e gratuitos. Clique no botão abaixo para fazer sua inscrição:

>> Fazer Curso Gratuito <<

Porque não é indicado criar um blog gratuito

Apesar de ser uma coisa que muitos empreendedores não aconselham, é preciso considerar que ter um blog gratuito pode ser a melhor maneira de começar um negócio para quem não tem dinheiro para investir.

É claro que com tantas limitações tanto no WordPress.com como no blogger, os blogs ficam um tanto acanhados, mas muitos empreendedores já ganharam dinheiro com blogs grátis, então é algo que dá certo também.

A melhor notícia sobre isso é que quando você cria um blog gratuito em qualquer uma dessas duas plataformas, pode depois adquirir um domínio e fazer o upgrade, sem perder nada do conteúdo.

Apesar dos blogs gratuitos não serem indicados para monetizar, ou ainda para serem blogs autoridade, eles são largamente utilizados em estratégias black hat de SEO, como por exemplo, a criação de PBN´s.

Outro ponto onde alguns empreendedores estão testando os blogs gratuitos é na construção de mini sites.

Usando esse tipo de blog você elimina o custo de hospedagem e renovação de domínio e acaba ficando com um ROI totalmente positivo em termos de manutenção da página.

Quando falamos de um blog autoridade, é imprescindível que ele tenha uma extensão própria, para passar credibilidade para o público.

É por isso, que os especialistas não incentivam ter um blog gratuito como base de negócio digital.

O fato de também estarem em plataformas públicas é que podem sair do ar a qualquer momento, e aí você perde todo seu trabalho.

No vídeo abaixo eu explico a importância de um blog profissional nos negócios online:

Como usar o WordPress corretamente para seu negócio digital

Para usar o WordPress.org é preciso ter um domínio e uma hospedagem.

É justamente dentro do cpanel da hospedagem que você encontra o local para instalar o wordpress em seu domínio (normalmente o softaculous).

Depois de instalado é preciso colocar os plugins básicos que incluem o Akismet que é um filtrador de comentários spam, o Yoast SEO para otimizar seus artigos, e algum plugin de cache para deixar o carregamento do blog mais rápido.

Lembre-se de ter um plugin para fazer backup periodicamente, e também de criar uma página de contato através do plugin contact form.

Depois de tudo instalado você já pode começar a criar suas páginas e seus artigos, publicando o conteúdo para seu público.

É importante fazer um monitoramento das métricas, tanto dentro da própria hospedagem como acompanhar o desempenho do blog no Google Analytics.

Ele serve até para e-commerce

woocommerce

Uma coisa muito interessante dentro de o que é WordPress é que é possível usá-lo até para criar uma loja virtual.

Através do plugin Woocomerce e um tema que seja desenvolvido para lojas, você pode criar seu comércio online dentro de seu próprio domínio e hospedagem.

É importante salientar que no meio do processo serão necessários os protocolos de segurança para instalar os meios de pagamento.

Mas, com o plugin de e-commerce você consegue fazer todas configurações necessárias para deixar sua loja virtual online e operante.

Além de e-commerce você pode criar páginas para qualquer tipo de assunto e contar com os temas que são desenvolvidos por empresas profissionais.

Normalmente os temas gratuitos são uma amostra, ou parte de um tema pago, que contém menos funcionalidades, mas que atendem bem seu propósito.

Muitas pessoas acabam optando por comprar logo um tema pago, mas se você fizer uma boa busca dentro do WordPress vai descobrir temas incríveis, completamente gratuitos.

Para manter seu blog, página, ou loja virtual sempre seguro é importante fazer backups periódicos, e também, instalar um plugin que dificulte hackeamento.

A melhor maneira de se proteger é sempre atualizar o WordPress.

Desabilite a opção de atualizar automaticamente, porque às vezes a atualização pode conflitar com plugins e bagunçar o blog.

Mas, sempre que entrar no admin e houver uma atualização, clique para atualizar, pois assim você fica sempre com a última versão instalada.

O WordPress faz atualizações constantes justamente para impedir que os blogs criados com ele sejam invadidos com facilidade.

Vantagens e desvantagens do WordPress

O WordPress tem algumas vantagens que com certeza se sobressaem em relação as outras plataformas existentes.

Além disso, a plataforma é uma excelente pedida para você que deseja criar um site e não sabe nada de programação.

Vantagens

  1. Baixo custo: Você só precisa pagar a hospedagem e domínio. O WordPress juntamente dos temas e plugins são gratuitos. Existem opções pagas para temas e plugins, mas, só se você quiser comprar.
  2. Instalação e configuração super fácil: Ao contrário de outros CMS do mercado, o WordPress se sobressai na facilidade de instalação e configuração. Para você ter uma ideia, a atualização da plataforma se dar com apenas um clique. Muito simples!
  3. SEO Friendly: a estrutura e organização do WordPress favorece um bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa.
  4. Confiável: 34% de todos os sites da internet utilizam WordPress, sua confiabilidade é gigante.
  5. Comunidade engajada: O WordPress possui uma comunidade gigante pronta para lhe ajudar nas mínimas dúvidas que surgirem.

Desvantagens

  1. Segurança: como o WordPress é utilizado por mais de 30% dos sites existentes na internet, a segurança é um item de preocupação, já que os Hackers frequentemente estão buscando por brechas e falhas. Instalar um plugin de segurança e manter seu WordPress atualizado já reduz e muito essa problemática.
  2. Tempo de carregamento da página: se você possuir muitos plugins instalados, seu site pode ficar muito pesado e com isso prejudicar a velocidade de carregamento. Fique ligado nessa questão.

O que é possível criar com o WordPress?

O WordPress é uma ferramenta muito versátil. Engana-se quem pensa que a mesma é limitada somente a criação de blogs.

Você pode criar absolutamente tudo com essa ferramenta, veja alguns exemplos:

  • Blogs;
  • Sites corporativos;
  • E-commerce (lojas virtuais);
  • Portal de notícias;
  • Área de membros;
  • Site de portfólio;
  • Intranet;
  • Extranet;
  • Fórum de discussão;
  • Redes sociais;
  • E muito mais…

Conclusão

Acredito que muitos aqui sabem que sou programador e formado em computação, então essa parada de códigos nunca me assustou de fato, rs. Porém, quando conheci o WordPress foi uma revolução aqui na minha cabeça.

A possibilidade de criar sites de forma rápida, fácil e sem muitas dores de cabeça, me deixou alucinado.

Então, sentei a bunda na cadeira e comecei a estudar essa plataforma. Tanto que não só dominei a mesma, como também, criei um curso online para iniciantes mostrando todos os atalhos que aprendi para dominar a ferramenta WordPress.

>> Clique Aqui Para Conhecer o Curso <<

Esse curso já ajudou muita gente e frequentemente recebo depoimentos de pessoas emocionadas por terem encontrado o meu conteúdo.

É realmente algo fora de sério!

Portanto, espero que com esse artigo eu tenha tirado todas suas dúvidas sobre o que é WordPress, e agora você possa usá-lo do jeito certo em seu negócio digital.

Se o seu desejo sempre foi criar sites de sucesso de forma que você não precise perder anos da sua vida estudando linguagens de programação, vai na fé que o WordPress com certeza vai ser a sua solução.

Agora, me fala, Você já trabalha com o WordPress? O que acha sobre ele?

Deixe sua experiência nos comentários, tenho certeza que a galera vai gostar bastante.

Grande abraço e sucesso em sua jornada!