Conheça a Tabela Periódica do Marketing de Conteúdo + Versão em PDF

Trabalhar o marketing de conteúdo e produzir um conteúdo de qualidade é algo obrigatório nos dias atuais, isso se você deseja realmente se destacar em meio à multidão e com isso ter sucesso no mercado.

O mais interessante do marketing de conteúdo é que não precisamos ficar presos a um único formato de conteúdo, hoje temos ai diversas mídias que podem ser exploradas em detrimento da disseminação do seu conteúdo. Como, por exemplo, redes sociais, Youtube, blogs, e-mail e etc.

O fato é que precisamos saber da existência desses espaços e saber aproveitar os mesmos com o tipo certo de conteúdo.

Em meio as minhas pesquisas e estudos, acabei encontrando a famosa tabela periódica de marketing de conteúdo do inglês Chris Lake, gostei tanto que resolvi replicar e adaptar a mesma em nosso idioma, modificando apenas alguns “elementos” da mesma.

Veja:

1 – Tabela do Chris Lake:

tabela cris

Um trabalho bem feito e elaborado.

Agora a minha (nossa) versão em português:

tabela periodica marketing de conteúdo
Clique na imagem para ampliar a mesma!

Coloque Esse Material em Seu Site:

>> Baixar Tabela em Alta Resolução (PDF) <<

Lógico que tentar decorar tudo isso é algo quase que impossível, até por que com o tempo, muitos elementos podem sumir para dar lugar a outros da atualidade.

Foi necessário a edição de alguns itens pelo fato de na tabela original conter alguns elementos que não existem mais ou pelo menos não fazem sentido para nosso público, como, por exemplo, o Reddit, Vine e alguns outros.

Fiz questão de ter todo este trabalho de edição justamente pelo fato de entender que este conteúdo pode se tornar um verdadeiro guia de bolso para sua empresa no que tange o marketing de conteúdo, e por que também, o visual é muito mais atrativo do que apenas o textual.

Um exemplo de outro material que desenvolvi aqui no blog foi o infográfico sobre marketing de conteúdo. Ficou muito bom e várias pessoas gostaram bastante.

Como utilizar a tabela periódica?

Antes de qualquer coisa é importante você baixar a versão em alta resolução (PDF) para poder acompanhar o nosso raciocínio. Basta clicar no botão abaixo:

>> Baixar Tabela em Alta Resolução (PDF) <<

A tabela foi dividida em oito áreas importantes, cada qual com suas especificidades e características, veja:

Estratégia

O primeiro item da tabela diz respeito à estratégia que você vai utilizar para disseminar o seu conteúdo. Um bom marketing de conteúdo deve iniciar pela definição da estratégia principal.

Vai trabalhar com blogs? Ou somente com vídeos? Ou melhor ainda, pretende integrar tudo?

Defina seus objetivos e foque em uma estratégia!

Formato

O formato do seu conteúdo é item importante!

Nesta área você encontrará diversos tipos de formatos de conteúdo que você pode abordar em suas estratégias.

Uma dica é não se prender somente a um tipo de formato. Você pode, por exemplo, utilizar um longo texto no blog para construir o roteiro de um vídeo, um slide para postar no slideshare, gravar um podcast com o mesmo texto, formular um e-book, e-mail marketing e etc.

Resumindo, um mesmo formato de conteúdo pode dar origem a outros formatos e com isso, você ganha em conteúdo e disseminação do mesmo.

Tipo de Conteúdo

Nesta parte da tabela você precisa conhecer bem a sua persona ou até mesmo realizar testes no intuito de descobrir quais tipos de conteúdo seu público gosta mais, será que eles gostam de “entrevistas” ou “guia completo”?

Procure entender o seu público e formule vários tipos de conteúdo para aproveitar o público que chega até você.

Plataforma

As plataformas ocupam o espaço em azul na nossa tabela.

São através delas que poderemos disseminar nosso conteúdo e atingir públicos variados. Como falei no tópico sobre formato do conteúdo, você pode aproveitar um mesmo conteúdo e formatá-lo para outras plataformas.

Nesse espaço encontramos tipos de plataformas famosas, como, por exemplo, Facebook, Blogs, Whatsapp, Instagram, Youtube e várias outras.

Métricas

Analisar as métricas é importante para ter uma noção clara se determinada estratégia está funcionando ou não.

Neste material você encontrará as principais métricas para se avaliar o trabalho de marketing de conteúdo do seu negócio.

Objetivos

Qual o seu objetivo? É vender mais? Aumentar a popularidade da sua marca? É engajar mais seus seguidores?

Defina seus objetivos e busque-os a partir das suas ações.

Gatilhos

Nessa parte da tabela fiz uma ampla mudança em relação a original. Fiz questão de listar os principais gatilhos mentais existentes para alavancar sua comunicação e tornar o seu marketing de conteúdo mais eficiente e poderoso.

Se você não sabe o que é um gatilho mental, recomendo a leitura do artigo abaixo:

>> 34 Gatilhos Mentais Poderosos Para Aumentar Suas Vendas e Te Tornar um Rei na Arte da Persuasão <<

Checklist

A última parte da nossa tabela abrange um pequeno checklist no intuito de verificar se não está faltando nada ou se é preciso ajustar alguma coisa em seu conteúdo.

Como eu uso esta tabela

marketing de conteúdo

Tenho utilizado esta tabela frequentemente na produção de novos conteúdos.

1 – Começo definindo a estratégia de conteúdo que pretendo utilizar e os objetivos de cada peça de conteúdo.

2 – Posteriormente seleciono os formatos que irei utilizar. Na maioria das vezes utilizo os elementos: Ar (artigo), Sh (slideshow), V (vídeo), Po (podcast), Eb (e-book) e Em (e-mail).

3 – Depois defino qual o tipo de conteúdo que irei produzir. Sempre gosto de utilizar os seguintes elementos: Cf (como fazer), Ck (checklist), Ec (estudo de caso), Pe (pergunta aos especialistas), Gc (guia completo), Gl (glossário) e Fx (fluxograma).

4 – Logo após, defino as plataformas que irei utilizar para alocar o meu conteúdo. Gosto de focar sempre no meu blog, redes sociais e Youtube.

5 – Posteriormente, depois de certo tempo, analiso as métricas de visitação, taxa de engajamento, conversão e aquisição de novos leads, e a partir dessas métricas formulo estratégias para melhorar cada vez mais.

6 – Costumo usar os gatilhos mentais em artigos de conversão, ou seja, artigos preparados exclusivamente para vender determinado produto.

7 – E por fim, verifico o pequeno checklist no intuito de saber se fiz tudo certinho e se não há problemas com o meu conteúdo.

Basicamente é isso que faço semanalmente no meu Home Office, sempre formulando novas peças de conteúdo, no intuito sempre de levar a melhor qualidade para você que me acompanha, bem como, aumentar meus leads, seguidores e minhas vendas.

Os 7 passos para o sucesso da sua estratégia de conteúdo.

Para finalizar, quero compartilhar os 7 passos descritos pelo Chris em sua estratégia de conteúdo. São passos que te ajudarão a seguir primordialmente a tabela periódica, veja:

  1. Reserve um tempo para definir a sua Estratégia de Conteúdo;
  2. Defina os formatos ideais que você planeja usar;
  3. Pense quais tipos de conteúdo vai disponibilizar;
  4. Compartilhe sua ideia através das plataformas sociais;
  5. Acompanhe as métricas e tente melhorar sempre que possível;
  6. Ao fim de cada peça de conteúdo reveja o pequeno Checklist e veja se não está esquecendo algo.
  7. Por fim, publique o seu conteúdo.

Conclusão

Utilize essa tabela em seu negócio e veja na prática os efeitos de seguir uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Espero que tenha gostado deste material. Qualquer dúvida, sugestão ou conselho, deixe o seu comentário abaixo, saiba que sempre leio e respondo todos!

No mais, se você deseja baixar a tabela periódica em alta resolução, basta apenas clicar no botão abaixo:

>> Baixar Tabela em Alta Resolução (PDF) <<

Agora, se você deseja compartilhar a mesma no seu site, basta apenas copiar e colar o código abaixo:

Coloque Esse Material em Seu Site:

Um grande abraço e sucesso em sua caminhada!