Google Adsense: O que é e Como Funciona? Dar Para Ganhar Dinheiro?

Atualmente vários empreendedores de sucesso utilizam os famosos links patrocinados para alavancarem suas receitas, prática esta que se tornou comum com o surgimento e popularização do programa de anunciantes do Google, o famoso Google ADS.

No outro lado da moeda, existe um mercado para quem deseja lucrar com a exibição desses anúncios. Refiro-me ao programa de afiliados do Google, o famoso Google Adsense.

O Google Adsense é uma excelente opção para quem deseja ganhar dinheiro com site, blog ou até mesmo com um canal no Youtube.

Porém, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre este programa e de como o mesmo funciona na atualidade, por isso, resolvi redigir este artigo absurdamente completo no intuito de explicar tudo sobre este famoso programa.

o que é google adsense-min

O que é o Google Adsense? 

O Adsense é um programa de afiliados criado pela Google para rentabilizar as pessoas que trabalham com blogs, sites e canais no Youtube.

O processo é bem simples, você divulga os anúncios das pessoas que investem no ADS, em troca, você recebe uma comissão pelo Adsense.

Nada mais é do que um troca-troca, os anunciantes investem pesado no Google ADS, e os anúncios são veiculados nos blogs, sites e canais das pessoas que se cadastraram no Google Adsense para ganhar dinheiro.

Sabe aquele portal de notícias que você gosta de acessar? Já percebeu os anúncios que existem lá? Seja na barra lateral, no topo ou rodapé da página?

Pois bem, esses anúncios são do Adsense e o detentor do portal ganha dinheiro com isso. Simples assim!

exemplo adsense

Você não precisa de muito para utilizar o Adsense, precisa somente de um site/blog/canal no Youtube com conteúdo original, uma conta do Google, telefone e endereço postal para se inscrever.

O mais interessante é que você não precisa pagar nada para fazer parte deste programa de afiliados, o que torna seu uso ainda mais interessante.

Saber como funciona o Google Adsense é muito importante para todo empreendedor digital, pois sem dúvida é uma maneira de monetizar um blog/site no que se chama piloto automático.

No vídeo abaixo eu explico em detalhes o que é o Google Adsense, veja:

Para quem trabalha no marketing digital usando blog, se cadastrar no Google Adsense é quase uma consequência depois que já se tem um determinado número de visitantes diários na página.

Parece até contraproducente ter um blog com bastante tráfego e não disponibilizar alguns espaços para propaganda dos anunciantes do Google.

Mas, como isso realmente funciona?

Como funciona o Google Adsense nos bastidores

Com certeza você já entrou em sites e blogs e se deparou com vários anúncios que vão abrindo conforme vai rolando a página.

Esses anúncios são resultado da parceria daquele blog/site com o Google, não são anúncios que o dono do blog colocou ali.

Para entender bem o mecanismo, basta você fazer alguma busca no Google e perceber que logo de cara aparecem resultados que não são nativos, são anúncios que as empresas compram do Google.

Mais de 90% da receita do Google vem do Adsense, sendo assim ele precisa de parceiros para veicular o mais possível os anúncios de seus patrocinadores.

Além de mostrar esses anúncios no resultado das buscas, o Google “contrata” blogs e páginas que estejam interessados em “alugar” uma parte de seu layout para ele mostrar esses anúncios também.

Assim, quando você cria um blog/site pode se cadastrar no Google Adsense e passar sua página para avaliação, para ver se ela está apta a receber grupos de anúncios.

Existem alguns critérios básicos para ser aceito no programa, e para saber quais são eles, é importante verificar as informações no site oficial, assim fica sabendo certinho como funciona o Google Adsense.

Além de blogs, é possível também monetizar canais do Youtube através do mesmo programa, e o procedimento é o mesmo, precisando passar o canal por uma avaliação prévia para ver se está dentro das políticas do Google.

O que é preciso para se cadastrar?

Você precisa somente de uma conta de e-mail do Google, um blog, site ou canal com conteúdo 100% original, um número de telefone e um endereço postal, que pode ser o da sua casa mesmo.

Quem pode se inscrever no Google Adsense?

Qualquer pessoa maior de 18 anos que possua um site/blog/ canal no Youtube.

De antemão é bom saber que blogs que incitam violência, ou que possuem algum tipo de conteúdo discriminatório de algum segmento de público, ou que comercialize armas, não podem participar do programa, entre outros quesitos.

Como se inscrever no Google Adsense?

O processo é bem simples, basta seguir os passos descritos abaixo:

  1. Acesse a página do Google.
  2. Clique em se inscrever e preencha as informações pedidas;
  3. Informe a URL do seu site, seu endereço de e-mail, e marque se você deseja receber as informações do Google Adsense por E-mail, por fim, clique em salvar e continuar;
  4. Posteriormente faça o login com a conta de e-mail que informou;
  5. Selecione o seu país e aceite os termos e condições do programa;
  6. Por fim, clique no botão de criar conta.

Neste momento você terá sua conta criada. O Google em até duas semanas vai te enviar um envelope com um código de confirmação. Essa etapa é importante para validar sua conta.

Qual a diferença entre Google ADS e Adsense?

Talvez você não tenha entendido direito a diferença básica entre esses serviços. É simples, se liga:

“O Google ADS seriam os links patrocinados que os anunciantes PAGAM para o Google direcionar pessoas para seus projetos. Adsense seriam os links que você coloca em seu site que o Google lhe PAGA conforme o número de cliques que estes gerarem.”

Como falei no inicio, é uma relação de troca-troca.

Como ganhar dinheiro com o Google Adsense?

Afinal, como ganho dinheiro com isso?

Esta deve ser sua maior dúvida até o momento.

Atualmente, existem duas formas de gerar receita com anúncios em seu blog:

Custo por clique (CPC): Aqui você ganha toda vez que alguém clicar em algum anúncio do Adsense apresentado em seu blog.

Custo por mil visualizações (CPM): Aqui você ganha por cada mil visualizações realizadas daquele anúncio em seu site.

A grande vantagem deste programa de afiliados é que os mesmos são otimizados de acordo com o tema do seu blog.

Portanto, não tenha medo, pois se o seu blog fala sobre carros, os anúncios estarão coligados com o tema carros também.

Quanto é possível ganhar com o Google Adsense?

como ganhar dinheiro com adsense

O valor para cada clique ou cada grupo de 1000 visualizações é definido a partir do valor que o cliente pagará ao Google pelo anúncio.

Assim, dependendo desse valor, o Google pagará alguns centavos de dólar, por CPM (custo por mil visualizações), e para algumas palavras chave mais concorridas, esse valor pode aumentar bastante.

Quando o anunciante paga para o Google exibir seu anúncio ele contrata o serviço através do Google Ads, ou seja, ele determina para quais palavras chave deseja aparecer para os usuários do buscador.

Quanto mais concorrida essa palavra chave, mais caro sairá o valor do anúncio e consequentemente, será mais caro o valor que o Google pagará aos parceiros que cederem espaço para propaganda.

Como se trata de grupos de 1000 visualizações é claro que o blog precisa ter muito tráfego diário para gerar esse volume e ter chance de ter mais que alguns centavos de dólar para receber.

Como receber os ganhos do Adsense?

O saque do valor do Adsense só pode ser feito a partir de US$ 100 (100 dólares), então é muito importante que o blog tenha mesmo bastante visitas para acumular esse valor rapidamente.

O pagamento é realizado em dólar, por meio de transferência internacional, uma vez por mês, para os parceiros que atingiram um saldo de cem dólares ou mais. O valor é convertido em reais, de acordo com a cotação do dia.

Uma dica é ficar ligado com a taxa cobrada pelo seu banco. Às vezes é deveras abusiva e isso pode te trazer um bom prejuízo.

Quais os tipos de anúncio do Adsense?

anuncios google adsense

Antes de iniciar no Adsense é importante conhecer os tipos de anúncios que você pode veicular no seu blog ou site. Veja uma pequena relação dos formatos existentes:

Anúncios de texto

Os anúncios de texto são mais simples e conhecidos atualmente. Também recebem o nome de links patrocinados.

São compostos de um título (link clicável) que direciona para a página do anunciante, uma ou duas linhas de texto que descrevem o produto ou serviço, além do endereço web de um site.

Anúncios Gráficos

Esta forma é uma das mais utilizadas e bem comuns também.

São mais de 15 opções de formato que você pode escolher na hora de veicular os anúncios em seu site.

Você pode optar por colocar banners no topo, lateral e até no rodapé da página.

Rich Media

O Rich Media apesar do nome complicado são anúncios interativos: HTML, gif e vídeo.

Geralmente costumam chamar mais a atenção do público pelo fato de possuírem essa interatividade.

O único cuidado que você deve ter é em ferir a experiência do usuário ao inserir animações demais em seu blog ou site.

Blocos de links

Esse formato incorpora os links patrocinados em formato de blocos.

Cada bloco exibe uma lista de tópicos relevantes, relacionados ao conteúdo do site.

Quando os usuários clicam em um item da lista, são direcionados para uma página de anúncios do Google, você será pago sempre que o usuário clicar em qualquer um dos anúncios da página resultante.

Como fazer para multiplicar os ganhos com o Adsense

Desde o princípio do marketing digital que os primeiros empreendedores usam o Adsense, pois antigamente não existiam as plataformas de afiliados como maneira de ganhar dinheiro na internet.

Então, qual era a saída para ter ganhos ilimitados e recorrentes?

A resposta para essa pergunta é multiplicação de fontes de renda, ou seja, os blogueiros criavam vários blogs diferentes, com assuntos diferentes e assim podiam se cadastrar no programa com vários locais para colocar anúncios.

Essa prática é feita até hoje. Empreendedores digitais que possuem blog, monetizam seus blogs com o Adsense, mas também criam outros sites destinados apenas para essa finalidade.

Normalmente são blogs de nichos variados, com conteúdo realmente relevantes e que atrai bastante público.

A mesma coisa acontece com os canais no Youtube, os empreendedores têm vários canais com assuntos diferentes e conforme vai aumentando o número de inscritos e de visualizações, também aumentam os ganhos.

Como funciona o Google Adsense – melhores locais para colocar anúncios

Dentro do conceito de como funciona o Google Adsense, se os pagamentos são feitos de acordo com o número de visualizações, quais seriam então os melhores locais para veicular esses anúncios em seu site?

Se você der uma boa olhada nos blogs que possuem esses anúncios perceberá que logo que a página abre já temos veiculação de propaganda.

Outro ponto que é bem usado pelo blogueiros no cadastro do Google é colocar espaço no meio do conteúdo.

Claro que isso pode irritar um pouco os leitores, mas como é um local onde a pessoa vai passar para ler o artigo, então com certeza haverá uma visualização quando ela rolar a página.

Dependendo do local onde você disponibilizar os anúncios poderá ter mais visualizações e cliques, gerando assim mais renda.

Quais os melhores nichos para trabalhar com o Google Adsense

Como eu falei lá em cima, a melhor maneira de duplicar os resultados com o Adsense é tendo vários blogs de nicho.

Mas, como todo mercado é importante trabalhar com nichos que tenham bastante procura, ou as visitas serão poucas e o esforço não valerá a pena devido à baixa remuneração.

Respeitando como funciona o Google Adsense é importante criar blogs apenas dentro dos nichos que sejam aceitos pelo Google e que tenham chance de atrair muitos visitantes.

Veja alguns dos nichos considerados mais propícios para Adsense:

Saúde

As pessoas estão sempre pesquisando sobre esse assunto no Google. Principalmente sobre como curar determinados problemas de forma natural. Criar alguns blogs dentro desse nicho pode ser bem rentável.

Dieta / Emagrecimento

Da mesma forma, a busca pelo peso ideal é constante, tanto para homens como para mulheres. É um tipo de assunto que atrairá muitas visitas e cliques para seu blog.

Finanças

É um nicho muito procurado e atualmente as pessoas querem saber como sair do vermelho e como fazer investimentos.

Moda / Beleza

Ter um blog abordando moda e beleza é certeza de milhares de visitantes, principalmente se o conteúdo for mesmo relevante e ajudar as pessoas.

Esportes

Criar um blog, ou canal no Youtube com resenhas de esportes (principalmente futebol, basquete e fórmula 1) atrairá muitos visitantes para seu conteúdo.

Tecnologia

Novidades sobre softwares, ferramentas, equipamentos e tudo sobre tecnologia também atrai muitos visitantes e tem muitas buscas no google.

Jogos / Games

Esse assunto é muito procurado tanto que os canais que mais ganham dinheiro no Youtube são sobre esses assuntos. Se você gosta e entende de algum game, é uma boa criar conteúdo sobre isso em blog, ou no youtube.

Relacionamentos

Homens e mulheres adoram saber dicas sobre conquista, como reconquistar o ex, e coisas semelhantes. É um bom nicho e renderá muitos visitantes e cliques para seu site.

Horóscopo

TODO mundo gosta de uma previsão astrológica, nem que for aquelas bem básicas do jornal. Para ter um site mais robusto, você pode criar artigos sobre as diversas personalidades dos signos, isso também atrai muitas visitas.

Curiosidades

Vários canais no Youtube sobre curiosidade possuem milhares de inscritos e milhões de visualizações. Com certeza o valor ganho com o Adsense é bem substancial e esse é um nicho fácil de produzir conteúdo.

>> Como Encontrar Nichos Rentáveis – Clique Aqui <<

Como atrair visitantes para os blogs com anúncios

Você já entendeu que para ganhar bastante dinheiro é preciso ter muito tráfego certo?

E, como conseguir essas visitas? A resposta está no SEO.

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou Otimização para mecanismos de Busca em Português.

Otimizar quer dizer deixar seu site mais propício para ser indicado pelo Google nos resultados das buscas feitas pelos seus usuários.

Existe uma série de práticas dentro desse assunto que precisam ser feitas, desde a colocação da palavra chave principal em pontos estratégicos até a geração de backlinks divulgando o blog nas redes sociais.

É importante saber que dentro das diretrizes de como funciona o Google Adsense não é permitido utilizar robôs que fazem cliques automáticos, nem forçar otimização usando PBN´s e outros recursos black hat.

Se o Google perceber que isso está acontecendo ele punirá o blog, e provavelmente encerrará a conta, tornando difícil que você consiga ter uma nova chance com o programa.

Também é importante ter conteúdo original, sem cópias de outros sites, pois isso também poderá penalizar o blog e encerrar a conta.

>> [Checklist SEO] 12 Passos que Você Deve Seguir Mesmo Não Querendo Aprender SEO. <<

Ainda vale a pena trabalhar com o Google Adsense?

O Google Adsense já teve seus momentos de glória, isso é verdade. Porém, mesmo em meio a tantas oportunidades de ganhar dinheiro online, não podemos deixar de lado mais uma forma de rentabilizar nossos projetos.

Por mais que você utilize outros programas de afiliados e etc, você pode sim, realizar o seu cadastro no Google Adsense, instalá-lo em seu blog e aproveitar esta renda passiva todos os meses em seu projeto.

Você não vai precisar se esforçar muito, o único quesito é gerar tráfego para o seu projeto e deixe o resto com o Google.

Muitos blogueiros trabalham com mais de uma fonte de renda em paralelo, e você não deveria fazer diferente. Faça o seu cadastro, aproveite as dicas passadas neste artigo e depois volte aqui para me contar como está a sua experiência com esta plataforma.

Combinado?

Conclusão

Agora que você já sabe mais um pouco sobre como funciona o Google Adsense, está na hora de colocar mãos à obra e criar vários blogs de nicho para ter uma renda passiva em médio e longo prazo.

Respeitando as regras do Google, essa pode ser uma forma recorrente e escalável de ganhar dinheiro online, basta seguir o protocolo e criar conteúdo de qualidade.

Se você gostou deste artigo e o mesmo te ajudou a entender melhor como funciona o Google Adsense, deixa o seu comentário logo abaixo, estarei esperando ansioso por isso.

No mais, um forte abraço e até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (9 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...